quinta-feira, 27 de maio de 2010

I CAMPEONATO CITADINO ADCRI/FME CRICIUMA 2010!!! AGORA É A NOSSA VEZ!!! - 2ª Rodada.

Olá amigos!!! E um bom dia!!!

Ontem tivemos o adianamento de duas partidas da segunda rodada do citadino. Joguei de pretas contra o Eduardo Kammer (uma partida meio "louca" por assim dizer) e o felipe pretas venceu Marcos Vinícius Vieira. Com estes resultados, temos 7 jogadores com 1 ponto, sendo que 4 estão com 1 em 1 (Evandro, Tiago, Maurício e Fábio), 3 jogadores com 1 em 2 (eu, Felipe e Eduardo), 2 jogadores com 0 em 1 (João Luis e Adriano) e 1 jogador com 0 em 2 (Marcos Vinícius Vieira).

Colocarei o restante das informações assim que puder. No momento é isso.

Até a vista!!!

terça-feira, 25 de maio de 2010

I CAMPEONATO CITADINO ADCRI/FME CRICIUMA 2010!!! - RESULTADOS DA 1ª Rodada.

Olá amigos!!! E um bom dia!!!

Tivemos na noite de ontem a primeira rodada do citadino. Conseguimos fazer os 5 primeiros jogos sem nenhum problema e nenhuma intervenção externa (foi muito tranqüila a rodada, apesar dos jogos serem todos muito bem disputados).

Antes de postar os resultados da primeira rodada, vou falar um pouco dos participantes:

Tiago de Carvalho Domingos (FCX 1935). Até o momento, o jogador de rating mais alto da equipe. Jogador regular e, ao mesmo tempo, agressivo, Tiago vem de bons resultados (quase foi campeão geral do Circuito verão de Xadrez, fez 5 em 8 na primeira etapa do circuito catarinense de xadrez rápido de 2010 e um quarto lugar no Xarrasco em Braço do Norte), sendo assim, um dos favoritos ao título do citadino.

Evandro José Bittencourt (FCX 1910). Dono de um xadrez muito flexível, Evandro é considerado, até agora, o melhor jogador da equipe. Vem de bons resultados (terceiro lugar geral no circuito verão de xadrez rápido e 4,5 em 8 no rápido em São José) e é um jogador extremamente difícil de se criar uma preparação (obviamente, por causa da sua flexibilidade em saber como funcionam as aberturas).

Maurício Fagundes Donato (FCX 1881). Apesar de ser apenas um sub 14, Maurício está ganhando espaço com o seu estilo "feijão com arroz" de jogar. Apesar disso, vem de bons resultados (vice-campeão estadual sub 14 no Festival Catarinense da Criança, campeão da etapa municipal dos Jogos Escolares de Santa Catarina e vice-campeão na etapa micro-regional).

Felipe de Carvalho Domingos (FCX 1862). Considerado o jogador mais regular das equipes de OLESC e Joguinhos, Felipe vem desbancando muita gente do absoluto e até ganhando torneios em cima deles (Venceu a etapa do Rincão do Circuito de verão, foi o melhor colocado da equipe no rápido em São José e quinto colocado no Xarrasco em Braço do Norte). Outro jogador difícil de se criar uma preparação.

Fábio Germano Selinger (FCX 1854). Digamos que o Fábio, nestes último meses, foi o jogador que mais cresceu (tecnicamente falando). Jogador mais preparatório, Fábio é o que melhor consegue responder bem com o mínimo de tempo. Também vem de bons resultados (terceiro lugar no Xarrasco em Braço do Norte e 4,5 em 8 no Rápido em São José). Um jogador com uma boa preparação de início e bons conceitos posicionais.



Bom, estes são os cinco primeiros com melhor rating que estão paticipando do torneio citadino. Fiquem agora com os resultados da primeira rodada e, em um outro momento (estou saindo correndo pra dar aula hehehe) colocarei os demais jogadores e alguns comentários das rodadas.

I Campeonato Citadino ADCRI - Resultados da Primeira Rodada.

Tiago de Carvalho 01 x 00 Marcos Vinícius Vieira
Evandro Bittencourt 01 x 00 João Luis Pessoa Ghislandi
Maurício Fagundes Donato 01 x 00 Eduardo Hobold Kammer
Karlus Valga Ricardo 01 x 00 Adriano Valga Topanotti
Fábio Germano Selinger 01 x 00 Felipe de Carvalho Domingos

I Campeonato Citadino ADCRI - Segunda Rodada.

Marcos Vinicius Vieira x Felipe de Carvalho Domingos
Adriano Valga Topanotti x Fábio Germano Selinger
Eduardo Hobold Kammer x Karlus Valga Ricardo
João Luis Pessoa Ghislandi x Maurício Fagundes Donato
Tiago de Carvalho x Evandro Bittencourt

Bom, é isso. Assim que voltar da aula, completo as informações que faltam.

Até à vista!!!

domingo, 23 de maio de 2010

I CAMPEONATO CITADINO ADCRI/FME CRICIUMA 2010!!! AGORA É A NOSSA VEZ!!! - 1ª Rodada.

Olá amigos!!! E uma boa noite!!!

Bom, iniciaremos nesta segunda-feira o I Campeonato Citadino ADCRI/FME Criciúma de xadrez. Para que não sabe, um campeonato citadino tem como principal objetivo apontar o melhor jogador da cidade ou da equipe (que é o nosso caso).

Em um torneio citadino, são selecionados os 10 melhores jogadores da cidade (por rating, por votação ou por meio de um torneio de candidatos) e estes se enfrentam em um schuring (todos contra todos) de ida e volta, em um ritmo de 61 minutos nocaute (que será o tempo de reflexaõ do nosso citadino aqui em Criciúma). Um torneio bastante interessante, onde, além do torneio em sí, há também todo um clima de preparação e de informação em que os jogadores irão utilizar ao seu favor para arrancar o melhor possível de cada partida (além de preparar o grupo para competições importantes como OLESC, Joguinhos Abertos e JASC).

Bom, na verdade, estamos seguindo uma "moda" digamos assim. As equipe de Araranguá e Sombrio já colocaram em prática este evento e vem dando certo (o nível técnico está aumentando, interesse pelo xadrez em sí é maior e o espírito de competitividade (benéfica, é claro) entre os jogadores aparecendo (e com isso, diminuindo a chamada pressão psicológica). Em razão destes motivos, estamos também iniciando o nosso torneio citadino.

Regulamento do torneio citadino:

1º Campeonato Citadino ADCRI/FME Criciúma de Xadrez

1. Data: Maio a Dezembro

2. Local: E.M.E.B. Hercílio Amante.

3. Organização: ADCRI

4. Sistema de competição e ritmo de jogo: Round-robin em turno e returno; 61 KO

5. Das vagas:
Tem direito a participar os 4 jogadores que compõem a equipe dos JASC e os 6 jogadores que compõem a equipe de OLESC;
a) Em caso de desistência para a vaga, será selecionado 1 (um) jogador da equipe das categorias de baixo que possuir o maior rating;
a1) Caso não seja possível convocar nenhum substituto, o organizador se reserva no direito de convidar um jogador para completar a(s) vaga (s);
b) Caso não seja possível preencher todas as vagas dentro dos critérios de seleção expostos neste regulamento, a final será realizada com número reduzido de participantes.

6. Taxa de Inscrição: à definir.

7. Programação: Rodadas todas as segundas-feiras, ou, em caso de necessidade, os jogos poderão ser realizados em um outro dia, desde que seja feito em comum acordo entre o jogador e o seu respectivo adversário.

8. Premiação: A ser definida

9. Critérios de desempate: por ordem:

Sonnenborn-Berger;
número de vitórias;
número de vitórias com pretas.
a) Persistindo o empate entre os 02 primeiros colocados será realizado um match de 6 partidas no ritmo 61 K0
a1) Se o match terminar em empate, será realizada uma partida Armaggeddon, onde as brancas tem 6 minutos de reflexão e obrigação de vencer. As cores serão definidas por sorteio;
b) Se o empate entre os primeiros colocados envolver mais do que 02 participantes, será realizado um torneio de desempate round-robin em duplo turno, em ritmo de jogo rápido (30 minutos KO) e com os mesmos critérios de desempate do torneio absoluto;
b1) Se, no torneio de desempate, houver empate entre dois jogadores, será realizada uma partida Armaggeddon, onde as brancas tem 6 minutos de reflexão e obrigação de vencer. As cores serão definidas por sorteio;
b2) Se, no torneio de desempate, houver empate entre mais do que dois jogadores, o campeão será definido por sorteio;
12. Comitê de apelação: Será formado por todos os participantes presentes
a) Caso algum membro do comitê esteja envolvido no objeto da apelação, deverá ser substituído;
b) O comitê terá o prazo de 24 horas para dar seu veredicto.

14. Arbitragem: ?

15. Regras:
a) Os competidores devem efetuar o primeiro lance em até 01 hora após o início da rodada, sob pena de perder a partida por W.O;
b) A notação é obrigatória, logo após o próprio lance, conforme as regras oficias;
c) Todas as demais regras da FIDE/CBX.

E, em seguida a primeira rodada:

Tiago de Carvalho Domingos x Marcos Vinicius Vieira Antunes
Evandro José Bittencourt x João Luis Pessoa Ghislandi
Mauricio Fagundes Donato x Eduardo Hobold Kammer
Karlus Valga Ricardo x Adriano Valga Topanotti
Fábio Germano Selinger x Felipe de Carvalho Domingos


Bom, esta é a primeira rodada. Em breve estarei postando algumas informações para que o pessoal conheça melhor os jogadores.

Até a vista!!!

sábado, 22 de maio de 2010

JESC - Urussanga 2010 - Resultados Finais e Fotos!!! Agora Sim!!!

Meus cumprimentos à todos que participaram da modalidade de Xadrez!!! E gostaria de cumprimentar em especial à todos os professores das escolas. Que fique bem claro que, se temos um xadrez mais participativo é justamente pelos seus esforços, suas dedicações e a capacidade em superar todas as dificuldades para oferecer essa oportunidade aos seus alunos. Vocês são um exemplo para todos os alunos, para os futuros profissionais que virão e principalmente... para mim!!! Se eu tenho uma dedicação a mais para lutar contra o comodismo, é porque aprendi com vocês os mesmos bons exemplos em que vocês estão passando aos seus alunos. E minha obrigação é retribuir à voces à altura. (Ass. Karlus valga Ricardo - técnico de xadrez da equipe ADCRI/FME Criciúma).


Olá de novo amigos!!!

Bom, agora sim, estou com tempo e disposição de sobra para fazer uma postagem decente. Afinal, a competição em que fiz questão de acompanhar pessoalmente (do inicio ao fim... e até reunindo professores para discutir algumas melhorias para o próximo ano) nesta quinta e sexta passadas, devido ao nível técnico aumentando e a quantidade de equipes participando (além de ver escolas que antes não haviam participado pela modalidade), merece um comentário de qualidade e justo.

8 equipes no masculino e 6 equipes no feminino, num total de 21 jogos simultaneos a cada rodada. Dos 11 municipios da 21ª SDR, 10 participaram de, pelo menos, 1 (uma) edição dos JESC.

O problema é: por onde começar (hehehe)? Bom, acredito que, em relação à parte técnica, vem melhorando a cada ano (só para se ter uma idéia, a equipe da Escola José de Patta de Criciúma, no naipe feminino, ficou em ÚLTIMO LUGAR EM 2009... este ano, foi a CAMPEÃ, perdendo apenas 1(um) tabuleiro). Os professores estão buscando aperfeiçoamento e alternativas de aprimoramento dos seus alunos, os próprios alunos estão uns treinando aos outros (confirmem essa alternativa com o Guilherme cardoso da Escola Francisca Búrigo de Cocal do Sul ... esta campeão no masculino) e há mais escolas escolas tendo a persepção de COMO É FÁCIL TRAABALHAR O XADREZ (perguntem isso à professora Ieda da escola José do Patrocínio de Siderópolis, ao professor Dauro da escola Salete Scotti dos Santos de Içara - esta ficou em terceiro lugar no masculino - e ao professor José Carlos Ricardo da escola Vicente Guollo de Morro da Fumaça e eles lhe dirão algo à respeito hehehe)!!! Além do clima de amizade e companheirismo entre alunos e professores que existe com o andamento da rodada. Só acho que agora, os professores deveriam começar a condicionar os alunos de modo A BUSCAR SEMPRE O MELHOR LANCE a cada jogada que o fizer (uma dica é ver alguns vídeos do youtube, pois são didáticos e de uma comunicação visual muito boa para os alunos), assim os jogadores utilizarão melhor o tempo de reflexão e as partidas serão muito mais disputadas tecnicamente (sem falar que, os alunos irão adquirir uma melhora ainda maior nas chamadas capacidades mentais (desde os fatores cognitivos como lógica e raciocínio, até fatores psicológicos como iniciativa, coragem e até emoção).

Psicológico este, que pode se tornar um ator decisivo, mas difícil de ser trabalhado. Neste match (à esquerda, Jorge Biff de Siderópolis em segundo com 11 pontos e à direita, José de Patta em primeiro com 12 pontos na quarta rodada) equivaleu a técnica, a expêriencia ou o volume de treinos e de torneios? Que nada!!! Valeu a equipe que conseguiu ficar mais controlada por mais tempo (match tenso, muito disputado nos três tabuleiros e a pressão pelo título do torneio. Do meu ponto de vista, e baseado no que eu falei para as meninas no começo da rodada, equivaleu como fator diferencial a vontade de vencer, o nervosismo controlado por parte da equipe do José de Patta e, por último, a experiência). Resultado: José de Patta 2 (jogando de pretas no primeiro tabuleiro) e Jorge Biff 1. Agradeço a todas as meninas que participaram deste match por oferecer à competição, uma excelente prova de fogo, e que ambos os lados fizeram por merecer o título.


Bom, quanto à parte de organização e regulamentação (essa sim, foi um tanto "tensa" e que nos fez perder um pouco de energia para acertar algumas QUESTÕES QUE AINDA ESTAVAM PENDENTES, e que foram contornadas na medida do possível), tivemos uma melhora significativa, comparada aos anos anteriores, mas ainda assim algumas coisas precisam ser resolvidas... o que me levou a reunir os professores e discutir estas questões (discutimos estas questões, apresentamos sugestões e estas serão encaminhadas aos organizadores do evento e ficaremos no aguardo para que estas sejam solucionadas para o ano seguinte). O fato é que o regulamento, simplesmente, é o mesmo dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina (com as devidas modificações para, aparentemente, adequar à realidade dos jogos), mas ele não está totalmente apto à realidade dos JESC e, em função disto, discutimos o que deveria ser melhorado. E acredito que deverá melhorar, pois são soluções simples, mas que irão tornar o torneio mais "jogável" e sem "implicancias legais" para atrasar o andamento da competição.

Acredito que, como técnico da modalidade de Xadrez da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma e, consequentemente, a referencia da modalidade na região, é meu dever participar de forma ativa, oferecer apoio à todos os professores interessados e, se necessário, intervir de forma produtiva. Temos um enorme potencial na região que, só não foi explorado da devida forma ainda, em função da pouca infra-estrutura em que estes profissionais são submetidos. Assim como eles, também sou um profissional de educação física e, com isso, compreendo a atul situação e, sinceramente, não me conformo com algumas situações que ocorrem na atualidade.

Quanto ao fator sociabilidade, este a cada ano vem melhorando cada vez mais e é o principal fator que vem tornando o xadrez cada vez mais atrativo (a troca de "figurinhas" por parte não só dos professores mas também pelos alunos, o interesse do pessoal em aprender mais e a beleza do xadrez em sí que aprendemos a ver após algum tempo de prática hehehe). Sociabilidade esta que, faz com que informações sejam repassadas adiante, mais pessoas possam ter acesso a ela e mais pessoas interessadas pela modalidade.

Na foto, as equipes campeãs no feminino (José de Patta de Criciúma à esquerda, Jorge Biff de Siderópolis no centro e Quintino Rizzieri de Içara à direita). Nesta foto estão as melhores enxadristas da região e, graças à participação de vocês no JESC, o mndo (ou melhor, o pessoal que estiver vendo este blog hehehehe) irão conhecer vocês. Parabéns!!!

E, pra fechar, um fator que é muito importante não só para os JESC em sí, mas também para os próprios esforços dos alunos é a questão da CONTINUIDADE DOS TRABALHOS!!! Ou seja, seria interessante aproveitar este momento e oferecer mais oportunidades para os alunos praticarem mais o xadrez (reunião de alunos extra-classe, xadrez nas aulas de informática e até algo um pouco mais específico dentro da própria aula de educação física... seriam algumas das alternativas). O esforço, a dedicação e o próprio aprendizado serão lições importantes aos alunos (claro, estimular, não obrigar).

Na foto, as equipes campeãs no masculino. À esquerda a equipe da SATC de Criciúma (vice-campeã), no centro a escola Salete Scotti dos Santos de Içara (terceiro lugar) e à direita a escola Francisca Búrigo de Cocal do Sul (campeã). Parabéns à todos pela dedicação e superação. 2011 tem mais... até lá, temos tempo de nos preparar de novo.

Bom, quanto aos resultados, estão na postagem anterior, mas as fotos, colocarei aqui.


Professor Deivid entregando o troféu de vice-campeã para a capitã da equipe da Jorge Biff, a Daniele.

A equipe da Escola Quintino Rizzieri de Içara, terceiro lugar dos JESC 2010. Meninas que jogaram pela primeira vez o evento... e ganharam o troféu por merecimento. Parabéns meninas!!! E até o próximo JESC (ou até o próximo torneio)!!!

Aqui, a capitã da escola José de Patta, a Mariane, recebendo o troféu de campeão. Como o Michel não pode vir na sexta-feira, sobrou pra mim essa (heheheh).
A equipe da escola Jorge Biff. Vice-Campeã dos JESC 2010. Meninas que, fiquei impressionado com a evolução das mesmas (do período em que ocorreu os jogos em Siderópolis até hoje, elas melhoraram bastante, no meu ponto de vista) e o título passou muito perto. Gostei também, principalmente do auto controle de cada uma de vocês (a todo momento em que eu olhava para elas e, elas me respondiam com um simpático sorriso... um gesto digno, vindo de boas meninas... e se tivéssemos perdido o primeiro lugar para vocês, ficaria muito feliz). Uns parabéns também ao Deivid, que treinou muito bem as meninas e que continue com o bom trabalho. Nos vemos em breve!!!

E aqui, as meninas campeãs dos JESC em 2010. Detalhe: essa equipe foi a ÚLTIMA COLOCADA NO ANO PASSADO!!! Sorte? Ironia do destino? O nível técnico diminuiu? Não!!! Essa vitória só foi adquirida por um motivo: pelos esforços em que estas meninas fizeram DESDE O ANO PASSADO!!! Treinaram bastante, jogaram alguns torneios... enfim, se prepararam para este dia. E aí, a recompensa por tanto tempo se dedicando a uma causa em que elas acreditaram durante todo este tempo. Obrigado meninas pela oportunidade em que vocês me ofereceram pra fazer parte desta história. A conquista de vocês (não querendo desmerecer o trabalho das outras equipes) é iquestionável. Ah, só para lembrar: esta conquista foi inédita para Criciúma (jamais uma equipe feminina conseguiu este feito... vocês fizeram história hehehe). Parabéns meninas!!!

Na foto, um dos melhores professores da nossa região - Dauro Daré - premiando a sua equipe do Salete Scotti dos Santos de Içara, terceira colocada no masculino. Tive a honra de "discutir" amigavelmente é claro, com ele e outros professores, alguns pontos relacionados ao evento. Sempre que encontro com ele, sinceramente, aprendo algo novo. O Dauro tem uma experiencia na área da educação física de longa data e um espírito profissional (e pessoal) que serve de exemplo para todos os profissionais da área. Um abraço amigo!!! E espero vê-lo em breve!!!

Outro professor que também merece congratulações é o meu amigo Jairo Bressan. Todo mundo já falou absurdos dos trabalhos das escolas particulares (que o professor ganha hora-extra quando sai para eventos, que trabalha menos e ganha mais.... tuuuuudo mentira... coisa de quem nunca presenciou a realidade em que o nosso amigo convive), mas ele nem liga e se preocupa em fazer o seu trabalho da melhor maneira possivel. Infelismente não deu para a SATC ser campeã este ano. Bom, o vice pelo menos. Parabéns Jairo pelo esforço. até!!!

Bom, aqui a professora Ana, do Francisca Búrigo de Cocal do Sul, entregando o troféu de campeão à sua equipe. Nos conhecemos neste evento e, graças à oportunidade em que ela ofereceu aos seus alunos em representar a escola neste evento, vão poder representar toda a nossa região na próxima fase dos JESC em Araranguá. Parabéns professora, pelo trabalho e aos garotos, pelo esforço e pelo marco na história (título inédito para Cocal do Sul - e mais que merecido). Parabéns à todos!!!

E assim concluo as fotos e os comentários. Foi uma bela apresentação, onde os alunos foram as estrelas... e nós, apenas os expectadores deste show.

Até a vista!!!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

JESC - Urussanga 2010 - Resultados Finais!!!

Olá amigos!!! E uma boa tarde!!!

Bom, após uma volta à Criciúma, com uma ajudinha do pessoal da SATC (agradeçendo desde já ao nosso amigo e companheiro Jairo Bressan por ter apertado "um pouquinho" o pessoal da SATC para caber eu e meu pai no carro dele heheheh), mas quase saindo de novo de casa (tenho treino com a equipe de OLESC e Joguinhos agora a noite), venho trazer os resultados da modalidade de xadrez masculino e feminino dos Jogos Escolares de Santa Catarina.

Tivemos a quarta e quinta rodadas pela manha, encerrando o feminino com a Escola José de Patta de Criciúma como a equipe campeã e a sexta e sétima rodadas do masculino à tarde... encerrando a competição e dando o título à Escola Francisca Búrigo de Cocal do Sul (feito inédito para ambos os municípios na modalidade). Estas irão vai representar a região da AMREC na fase regional dos jogos, que serão realizados na cidade de Araranguá... fiquem de olho!!!

Em segundo e terceiro lugares no feminino ficaram com as escolas Jorge Biff e Quintino Rizzieri e no masculino com as escolas SATC e Salete Scotti dos Santos.

Bom, até o momento fiquem com estas informações. Fiz uma postagem rápida pois tenho que sair agora, mas prometo, quando voltar, fazer uma postagem mais "adequada" aos acontecimentos.

Ah, e para o pessoal do I Campeonato Citadino da ADCRI/Criciúma, aí vai a primeira rodada (irá começar na próxima segunda):

Tiago de Carvalho x Marcos Vinícius Vieira Antunes
Evandro J. Bittencourt x João Luis Pessoa Ghislandi
Maurício Fagundes Donato x Eduardo Hobold Kammer
Karlus Valga Ricardo x Adriano Valga Topanotti
Fábio Germano Selinger x Felipe de Carvalho Domingos

Até a Vista!!!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

JOGOS ESCOLARES DE SANTA CATARINA - FASE MICRO-REGIONAL EM URUSSANGA!!!


Olá amigos!!! E uma boa noite!!!

Amigos, companheiros, professores, alunos e à todos que estiverem lendo e acompanhando o blog. Dei uma parada na divulgação das informações, mas ainda estou na ativa, divulgando sempre que possível o que acontece na modalidade aqui em cricúma e região, e desta vez não foi diferente. Acabei de chegar de uma competição que, aqui na região, se tornou uma muito mais do que uma simples competição onde envolvem "confrontos diretos" entre escolas. Se tornou um período de encontros (sim, encontros, entre professores, alunos... enfim escolas!!!) onde a troca de experiencias vivenciadas neste encontro, as vezes se aprendem valores super importantes (como educação, disciplina, organização, flexibilidade moral, respeito... e a lista é vasta) que, nem sempre podem ser aprendidos dentro de uma sala de aula.


Mas, do que estou falando? Dos JESC (Jogos Escolares de Santa Catarina)!!! Jogos, sim, mas que oferecem oportunidades às escolas de mostrarem parte de seu trabalho, aos professores que não medem esforços em participar da melhor forma possível representando a escola e ao município e, principalmente, aos alunos que se dedicam o ano todo, só pra chegar neste dia e se dar ao máximo por uma boa causa (acreditem, há alunos hoje que se tornaram lecionadores profissionais em suas modalidades em virtude da própria participação dos jogos). Sem falar do prazer que eu tenho em ver novamente todas aquelas "figurinhas" carimbadas destes jogos (figurinhas estas que, lutam de verdade, reconhecem a importancia deste evento tanto para os alunos quanto para os professores) e também oferecer as boas vindas ao pessoal que participa pela primeira vez.



Bom, os JESC (pra quem não conhece), é uma espécie de "miniatura" dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Tem o mesmo sistema, as mesmas modalidades, mas com uma diferença: as equipes participantes são ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL, ESTADUAL E PARTICULAR DO MUNICÍPIO, e com idade de participação entre 12 a 14 anos. Eu estou acompanhando a Escola José de Patta de Criciuma no xadrez feminino (pra variar hehehe) e que foi campeã na fase municipal aqui em Criciúma (adquirindo assim a vaga na fase micro-regional que está sendo realizada na cidade de Urussanga). A cada ano que passa, sinto mais prazer em participar deste evento, por todos os motivos citados acima... e mais um caminhão deles (hehehe).



Quanto à modalidade de xadrez, tivemos uma participação de 6 escolas no feminino e 7 no masculino (número este que vem aumentando e qualidade sendo adquirida pelos alunos... e também, sendo passada adiante). Algumas vindo pela primeira vez, outras renovando a equipe, outras favoritas, mas todo o pessoal envolvido na modalidade em total clima de harmonia (o bom do xadrez é a praticidade em que se pode praticá-lo e o espírito de "que vença o melhor" sem constrangir o adversário sempre presente). Só para se ter uma idéia: a nossa micro-região que faz parte os 11 municípios da região carbonífera (Criciúma, Içara, Forquilhinha, Orleans, Nova Veneza, Treviso, Siderópolis, Morro da Fumaça, Lauro Müller, Cocal do Sul e Urussanga), 10 já participaram na modalidade desde a primeira edição dos JESC. Emquanto que a região de Braço do Norte possuem apenas 3 equipes em cada naipe e a região de Araranguá também apenas 3 equipes em cada naipe (estes números, na região carbonífera, existem graças ao trabalho do ex-técnico da FME de Criciúma, Fernando Barros, que ministrou cursos de aperfeiçoamento em alguns municípios da região, divulgando assim a modalidade não apenas em Criciuma).

Bom amigos, como a máquina digital não era minha (hehe) era do professor Michel da escola José de Patta, acabei que não passando as fotos para o meu notebook, então tive que colocar estas até o momento para o pessoal. Farei mais uma postagem do dia de amanhã mais completa. Até o momento fiquem com os meus comentários (grande coisa hehehe) e algumas fotos que retirei da máquina do professor José Carlos Ricardo (meeeeeeu paaaaaai) da Escola Vicente Guollo de Morro da Fumaça (estou colocando agora hehe).

Até amanhã amigos!!!

Fui!!!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Torneio Aberto Escolar de Imbituba - ELAS ESTIVERAM LÁ!!!

Olá amigos! E uma boa noite!!!

Bom, estamos de volta de mais um final de semana "corrido" digamos assim. Torneios e mais torneios... e uma molecada crescendo e desbancando alguns marmanjos "de bagagem" no
xadrez. Digo isso porque estive em Imbituba neste sábado e presenciei algo que, me fez, além de ficar muito contente, refletir um pouco em relação ao nosso trabalho na modalidade aqui em Criciúma e região.

Kelvin foi campeão geral do torneio!!! Surpresa? Que nada!!! Relaxem, ó meus caros amigos enxadrístas de bengala (hehe) com essa gurizada que tá vindo aí... e vejam o que lhes acontece... mas não vão chorar depois hein!!! Pois é amigos!!! Ninguem se deu conta do Kelvin no torneio. Foi ganhando uma aqui, outra alí, conclusão: FEZ 5 EM 5 NO TORNEIO (ainda bem que eu nem joguei hahahahah)!!!

Mas não pensem que o torneio não teve um bom nível técnico. Esteve neste torneio o nosso parceiro, e professor do Kelvin, Lúcio Teixeira, que consegiu a quinta colocação do torneio (detalhe: Braço do Norte, comandado pelo nosso parceiro Lucio Teixeira e que trabalha com o xadrez de forma VOLUNTÁRIA no município, começou com a prática da modalidade há mais ou menos dois anos atrás).

Quanto à participação de nossa equipe: participamos apenas com a equipe feminina (achei que esta deveria ser uma boa oportunidade para elas, pois parte deste grupo de meninas vem treinando desde o ano passado e vem demonstrando um bom portencial). A equipe foi composta por: Mariani Sebastião, Letícia Geremias, Ivana Rosa, Ingridi Correa, Alice Sartor e Thamires Oliveira (eu resolví não jogar por ter trabalhado até altas horas da noite no dia anterior e também para dar uma atenção especial às meninas).

O resultado disso: conseguimos o primeiro lugar na classificação geral e na categoria sub16 do feminino com a Mariani (fazendo 3 em 5, com uma boa regularidade nas partidas e surpreendendo até jogadores do naipe masculino), o terceiro lugar na categoria sub 16 com a Ivana (que foi uma surpresa, pelo menos pra mim) e o terceiro na categoria sub12 com a Ingridi (umas molequinhas me surpreendendo... que bom!!! Hehehehe). Quanto à outras, jogaram muito bem, dentro de seus limites e do que foi aprendido nos treinos... apesar de ser o primeiro torneio de algumas, o fator psicologico pesa muito nessas horas, mas a experiencia adquirida neste, vai servir de melhora para o próximo. E depois, quem nunca tremeu em um primeiro torneio, que atire a primeira pedra contra a vidraça hehehehe.

Bom gente, estou indo dar aula agora, e só deu tempo de postar isso. Colocarei as fotos assim que eu voltar. No mais, gostaria de agradecer ao pessoal da Associação Imbitubense dos Amigos do xadrez (AIMAX) pela oportunidade e parabenizá-los pela iniciativa (problemas temos em todo o lugar, mas pessoas dispostas a resolvê-los não... então, aplaudo a atitude do Felipe Tavares, do Diego Silveira e da Maristela da Rosa (presidente da AIMAX, que faz um belo trabalho em pró do xadrez no municipio).

Bom, por enquanto é isso.

Até a vista!!!