sábado, 17 de julho de 2010

I Circuito de Inverno LXVA - Etapa de Araranguá!!! Dessa vez deu Criciúma!!!

Olá amigos!!! E uma boa noite!!!

Bom, acabamos de chegar de Araranguá (na verdade, já faz algumas horas hehehe) com as novidades da terceira etapa do circuito de inverno e mais um recorde alcançado (64 jogadores... acho que foi isso, mas até o momento foi a etapa que houve mais participantes). Muita história pra colocar em dia, boa receptividade com o pessoal, pings antes do torneio... enfim, o velho e querido ambiente da LXVA de sempre (e que passamos a adorar a cada dia heheheh).

Os jogos foram realizados no centro de convicência do Supermercado Manentti (ambiente conhecido já do pessoal, pois já tinhamos jogado uma etapa do circuito de verão neste mesmo local, mas nem por isso deixa de ser um belo local para a realização dos jogos). Mesas de mármore, sala com vidraça e visão para a rua (para a estrada, na verdade hehehe), um supermercado bem ao lado e uma turma de curiosos loucos para saber o que acontece por alí (querendo ou não, às vezes chamamos a atenção só porque estamos sentados em uma mesa diante de um monte de figurinhas movendo pra lá e pra cá em cima de um quadrado quadriculado... não sei porque isso chama tanto a atenção hehehe). Faziam questão de dar uma paradinha e ver aquela multidão silenciosa nas mesas e concentradas nos jogos. Gostei muito do torneio (apesar de não ter saído ainda dos 4 em 6 que sempre faço... mas ainda chego lá hehehe).

Bom, quanto ao sistema do torneio, desta vez tivemos uma novidade: criada pelo nosso presidente da Liga de Xadrez do vale do Araranguá (LXVA) Alexandre de Matos, pela primeira vez tivemos uma etapa com duas divisões (escolar, para quem tinha o rating LXVA abaixo de 1600 ou ainda sem rating e para jogadores iniciantes e superior, para o grupo de rating acima dos 1600) tornando o torneio mais dinâmico e difícil, pois o grupo de elite da liga já se enfrenta na segunda rodada e vai seguindo se enfrentando até a última rodada. Com isso, jogadores considerados fortes pelo pessoal se enfrentam entre sí muito cedo, prevalescendo a "Lei do mais forte" (viva o sistema suiço... ou não?).

Tivemos um Evandro inspirado hoje e um Fábio no dia de "zagueiro que vai e não perde a viagem" hehehe. E graças à eles, conseguimos o primeiro e o segundo na geral, respectivamente. Um Maurício e um Felipe dando "navalhadas", só que de olhos vendados (já dá pra imaginar mais ou menos como foi essa hehe) levando o primeiro lugar no sub14 e o primeiro lugar no sub16 respectivamente, e uma turma no sub12 (o Vinicius, o Paulo e o João) que, graças ao Leandro Ubialli de Araranguá, não sabem o que é ser campeão na sub12 mas levaram o vice e o terceiro lugar. Além de uma turminha na divisão escolar que faturaram mais um monte (em especial, o Rayan que foi o campeão na geral e campeão na sub12 da divisão escolar).

E, diante de muitos, tivemos também a Camila Pavan como campeã sub18 na divisão escolar. A Camila está voltando a jogar (podemos dizer que ela nunca parou, mas agora vem jogando mais frequentemente) e, em 2 torneios em que participou, levou 2 medalhas hehehehe, mostrando assim que temos um grupo feminino também de boa qualidade técnica.

Enfim, encerro o meu breve comentário dessa etapa. No geral, devo dizer que a LXVA não pára de crescer, e agora não há mais como o xadrez deixar de existir por aqui. Se desistirmos (e, cá entre nós, isso vai levar muuuuuito tempo), vai sempre haver alguém que levará essa idéia adiante. A liga está fazendo um bom trabalho, à ponto de, não só abrir caminhos para novos talentos ou o entretenimento entre o pessoal ou até a movimentação da modalidade, mas sim plantar uma semente... e dessa semente, brotar uma planta... e dessa planta, nascer uma árvore... e dessa árvora, criar raízes... e que estas raízes durem o suficiente para que novos frutos apareceçam.

Até mais amigos!!! Batí as fotos com a câmera da Camila, assim que ela me passar, eu coloco no blog... enquanto isso fiquem com o blog da liga www.xadrezvaleararangua.blogspot.com

Fui!!!

domingo, 11 de julho de 2010

XII Circuito Catarinense de Xadrez Rápido - Etapa de Santo Amaro da Imperatriz. E lá fomos nós de novo!!!



Pessoal, estou postando o texto que era pra ser da semana passada. Não estranhem, é que ele estava quase pronto e acabei não concluindo ele a tempo. Em função disso, voilá, os comentários da nossa participação da etapa de Santo Amaro da Imperatriz do Circuito Catarinense de xadrez rápido.

Olá amigos!!! E uma boa noite!!!

Bom, participamos na semana passada da etapa de Santo Amaro da Imperatriz e, como sempre, não podia ser diferente. Alguns rostos conhecidos que gostamos tanto (e outros... nem tanto hehehe) e mesmo assim seguimos com o grupo para mais um torneio.

Saímos as 5:30 da manhã com um equipe de 12 atletas e uma viagem agradável (na medida do possível é claro, pois, a etapa mais próxima que jogamos este ano foi em São José... mas já estamos acostumados com a distância). Assim que chegamos, demos de cara com o nosso coléga de Braço do Norte, Lúcio Teixeira (que, quando eu achava que não tinha visto de tudo, ví ele com 24 crianças jogando o circuito... mostrando que o seu trabalho em Braço do Norte está crescendo a ponto de ele ter que trazer a turma com um transporte maior heheheh), sempre amigável e com os seus 3100 de FIDE de bom humor (hahahaha).


Além do Lúcio, encontramos também o pessoal da AIAMAX de Imbituba, que também se tornaram nossos parceiros de tabuleiro, e o Felipe Tavares fazendo a frente do pessoal (atualmente aqui na nossa região extrema do sul, temos Criciuma e agora Forquilhinha na AMREC, Araranguá e Sobrio na AMESC e Tubarão, Braço do Norte e Imbituba na SDR de Tubarão... todas estas cidades ou já possuem ou estão crescendo com a modalidade... talvez esse parâmetro seja interessante para uma próxima postagem hehehhe).



E não podíamos deixar de falar do nossos amigos Luis Cardoso e o seu filho Leandro Ubialli, que não faltam a nenhuma etapa do Rápido hehehehe!!! Imaginem essa turma toda reunida em um só lugar (todos doentes pelo xadrez)? Hehehehe!!! Só estando junto pra saber!

Bom, o torneio começou as 10:00 da manhã em ponto e, pra nossa surpresa, às 19:00 da noite já estávamos com o pé na estrada. Uma organização realizada pelo clube de xadrez de São José (um abraço para o Márcio e todo o pessoal da organização do clube que, demonstraram grande eficiencia) e a arbitragem realizada pelo nosso, por que não dizer, ícone do nosso xadrez catarinense - Kaiser Luis Mafra (é incrível como esse cara tá em todas hehehehe).

Quanto à participação da equipe: tivemos bons jogadores no sub12 que jogaram a divisão especial no ano passado e que este ano tiveram que enfrentar as "pedreiras" da divisão superior (foi o caso do João Vitor Vieira, do Paulo Henrique Pessoa e do Vinicius Valga Topanotti). O choque foi tanto que, o João (coitadinho) desta vez se viu em uma etapa do estadual rápido sem ganhar nenhuma medalha (é... sempre tem uma primeira vez joãozinho, o jeito é levantar a cabeça e continuar treinando para a próxima), outros que, tiveram a sensação de receber a sua primeira medalha na divisão superior (é o caso do nosso pequenino Vinicius Valga Topanotti, que garantiu o terceiro colocado no sub12, tornando a nossa pequena e tímida participação mais visível) e outros que sentiram a dificuldade em arrancar um pontinho nessa divisão (é o caso do Paulinho Henrique Pessoa, que tava todo contente que tinha feito 3 em 7 na sua primeira participação na divisão superior láááá´em São José... e não conseguiu repetir o mesmo feito desta vez). E, pra completar (e pra amenizar um pouco a situação) tivemos um Rayan Zech com fome de peças no tabuleiro!!! Fazendo 4,5 em 7 na divisão especial, aquele meniniho tímido, calado e que não conseguia ganhar nada, agora tá "chegando junto" e até "jogando" uns pra fora do alambrado hehehehe, garantiu o primeiro lugar na categoria sub12 da especial (Rayan na área, cuidado).



Quando ao resto da equipe: a média foi de 4 em 7, tivemos um bom crescimento técnico com as partidas, mas desta vez só faltou um pouco mais de calma para a equipe em agluma situações. Fora isso, fizeram um bom torneio (estamos focados nas competições pensadas como o Catarinense sub20 e os Joguinhos Abertos de Santa Catarina... a diferença surge na hora de jogar os torneios rápidos).



Bom, vou encerrando por aqui!

Até a vista!!!