segunda-feira, 16 de abril de 2012

FECAJ em São Bento do Sul!!!

Olá amigos!!! E um bom dia!!!

Participamos neste fim de semana passado (14 a 15/04) do Festival Catarinense da Juventude (FECAJ), no Auditorio do Colégio Froebel em São Bento do Sul. Ao todo, em torno de 130 Enxadristas das cidades de Blumenal, Joinville, São Bento do Sul, Navegantes, Concórdia, Lacerdópolis, Florianopolis, Fraiburgo, Lages e Criciuma (a única representante do extremo sul e levando emprestados os enxadristas Kelvin Schmoeller e Daiane Coan de Braço do Norte, Leandro Ubialli de Araranguá e Igor Boinch de Sombrio).

A viagem, looooonga, mas não tinha outro jeito, tinhamos de encarar a estrada. Saimos de criciuma por volta das 14:40, pegamos o Kelvin e a Daiane em Tubarão e o Felipe em Florianopolis (está morando lá graças à aprovação no vestibular da UFSC para o curso de engenharia quimica). Mas, apesar de longa, foi muito divertida (lembramos de uma série de historias já passadas juntos com esta turma que se encontra frequentemente nos torneios da LXVA... cada uma mais engraçada do que a outra hehehe). Fizemos umas paradas para o lanche e depois de umas boas horas de viagem finalmente chegamos em São Bento do Sul.

O torneio estava extremamente equilibrado. todos em que estavam alí JOGAVAM XADREZ!!! Não havia ninguem que estava despreparado para este torneio (o que mostra o nível técnico da competição e posso dizer que esta geração é bastante promissora). Sem falar na presença de pessoas ilustres do nosso xadrez catarinense (como o MF Renan Levy... uma pessoa divertidíssima, muito habilidoso e humilde na hora de analisar as partidas dos enxadristas de Blumenal, cidade esta da qual representava) e até nacional (como o GM Felipe El Debs que estava acompanhando a delegação de Blumenal).

Na nossa equipe, além do Kelvin, da Daiane, Leandro, Igor e Felipe, estavam também o Maurício Fagundes Donato, Adriano Valga Topanotti, Eduardo Kammer, Vinicius Valga Topanotti e as nossas meninas de ouro Mariani Nazario e Leticia Kammer e eu (Karlus Valga) comandando parte do que temos de melhor na categoria no nosso xadrez do sul (desde já quero agradecer aos técnicos Lucio Teixeira de Braço do Norte, Alexandre de Matos de Araranguá e Mateus David de Sombrio, além dos pais e responsaveis pelos garotos, por estarem depositando suas confianças neste trabalho e, se depender dos nossos esforços, faremos o melhor possivel por estes e por outros que também precisam). Um grupo experiente, bem preparado mas que tinham começado os treinamentos um pouco tarde... mesmo assim... jogamos!!!

No final, conseguimos com o Leandro a melhor colocação da equipe no sub16 (sexto colocado, invicto no torneio), seguido do Kelvin com 4 em 6 perdendo duas partidas (nono colocado). No feminino sub16, conseguimos com a Mari mais uma medalha (nono colocado) e no sub18 masculino com o Felipe de carvalho Domingos (décimo colocado).

No final, a média de pontuação do grupo foi próximo dos 60%, o que nos torna uma equipe forte na OLESC e nos Joguinhos Abertos. Temos boas perspectivas para este ano em função do bom grupo que vem crescendo, mas só temos este bom grupo por causa do bom trabalho do pessoal local. Esta conquista vai para todos os enxadristas da LXVA e especialmente ao Alexandre de Matos de Araranguá, ao Mateus David de Sombrio, ao Lúcio teixeira de Braço do Norte, ao Marcelo Senger da ACX/Içara, aos pais, amigos e incentivadores desses garotos que estão trazendo qualidade técnica para todo o extremo sul de Santa Catarina toda vez em que estes enfrentam quilômetros e mais quilômetros só pra terem a oportunidade de participar de um torneio de nível técnico um pouco mais elevado.

Bom, até o momento é isso!!!

Até a vista!!!