sábado, 17 de julho de 2010

I Circuito de Inverno LXVA - Etapa de Araranguá!!! Dessa vez deu Criciúma!!!

Olá amigos!!! E uma boa noite!!!

Bom, acabamos de chegar de Araranguá (na verdade, já faz algumas horas hehehe) com as novidades da terceira etapa do circuito de inverno e mais um recorde alcançado (64 jogadores... acho que foi isso, mas até o momento foi a etapa que houve mais participantes). Muita história pra colocar em dia, boa receptividade com o pessoal, pings antes do torneio... enfim, o velho e querido ambiente da LXVA de sempre (e que passamos a adorar a cada dia heheheh).

Os jogos foram realizados no centro de convicência do Supermercado Manentti (ambiente conhecido já do pessoal, pois já tinhamos jogado uma etapa do circuito de verão neste mesmo local, mas nem por isso deixa de ser um belo local para a realização dos jogos). Mesas de mármore, sala com vidraça e visão para a rua (para a estrada, na verdade hehehe), um supermercado bem ao lado e uma turma de curiosos loucos para saber o que acontece por alí (querendo ou não, às vezes chamamos a atenção só porque estamos sentados em uma mesa diante de um monte de figurinhas movendo pra lá e pra cá em cima de um quadrado quadriculado... não sei porque isso chama tanto a atenção hehehe). Faziam questão de dar uma paradinha e ver aquela multidão silenciosa nas mesas e concentradas nos jogos. Gostei muito do torneio (apesar de não ter saído ainda dos 4 em 6 que sempre faço... mas ainda chego lá hehehe).

Bom, quanto ao sistema do torneio, desta vez tivemos uma novidade: criada pelo nosso presidente da Liga de Xadrez do vale do Araranguá (LXVA) Alexandre de Matos, pela primeira vez tivemos uma etapa com duas divisões (escolar, para quem tinha o rating LXVA abaixo de 1600 ou ainda sem rating e para jogadores iniciantes e superior, para o grupo de rating acima dos 1600) tornando o torneio mais dinâmico e difícil, pois o grupo de elite da liga já se enfrenta na segunda rodada e vai seguindo se enfrentando até a última rodada. Com isso, jogadores considerados fortes pelo pessoal se enfrentam entre sí muito cedo, prevalescendo a "Lei do mais forte" (viva o sistema suiço... ou não?).

Tivemos um Evandro inspirado hoje e um Fábio no dia de "zagueiro que vai e não perde a viagem" hehehe. E graças à eles, conseguimos o primeiro e o segundo na geral, respectivamente. Um Maurício e um Felipe dando "navalhadas", só que de olhos vendados (já dá pra imaginar mais ou menos como foi essa hehe) levando o primeiro lugar no sub14 e o primeiro lugar no sub16 respectivamente, e uma turma no sub12 (o Vinicius, o Paulo e o João) que, graças ao Leandro Ubialli de Araranguá, não sabem o que é ser campeão na sub12 mas levaram o vice e o terceiro lugar. Além de uma turminha na divisão escolar que faturaram mais um monte (em especial, o Rayan que foi o campeão na geral e campeão na sub12 da divisão escolar).

E, diante de muitos, tivemos também a Camila Pavan como campeã sub18 na divisão escolar. A Camila está voltando a jogar (podemos dizer que ela nunca parou, mas agora vem jogando mais frequentemente) e, em 2 torneios em que participou, levou 2 medalhas hehehehe, mostrando assim que temos um grupo feminino também de boa qualidade técnica.

Enfim, encerro o meu breve comentário dessa etapa. No geral, devo dizer que a LXVA não pára de crescer, e agora não há mais como o xadrez deixar de existir por aqui. Se desistirmos (e, cá entre nós, isso vai levar muuuuuito tempo), vai sempre haver alguém que levará essa idéia adiante. A liga está fazendo um bom trabalho, à ponto de, não só abrir caminhos para novos talentos ou o entretenimento entre o pessoal ou até a movimentação da modalidade, mas sim plantar uma semente... e dessa semente, brotar uma planta... e dessa planta, nascer uma árvore... e dessa árvora, criar raízes... e que estas raízes durem o suficiente para que novos frutos apareceçam.

Até mais amigos!!! Batí as fotos com a câmera da Camila, assim que ela me passar, eu coloco no blog... enquanto isso fiquem com o blog da liga www.xadrezvaleararangua.blogspot.com

Fui!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário