domingo, 8 de novembro de 2009

Copa da Associação dos Municípios da Região Carbonífera - COPAMREC... Mais um grande e importante passo para xadrez regional.

Olá amigos!!! E uma boa noite!!!

Bom, tivemos mais um final de semana em ritmo de segunda-feira (aaaaahhhh), e aqui em Criciúma, à exatamente às 8:30 da manhã, no Centro de Eventos, tivemos a Copa da Associação dos Municípios da Região Carbonífera - COPAMREC. Uma competição à nível micro-regional e fechada apenas aos 11 municípios pertencentes à AMREC (para quem não sabe, a AMREC emgloba os municípios de Criciúma, Içara, Urussanga, Nova Veneza, Forquilhinha, Siderópolis, Treviso, Morro da Fumaça, Orleans, Lauro Muller e Cocal do Sul).
Nesta primeira edição da competição, participaram as equipes de Criciúma, Içara, Urussanga e Nova Veneza no naipe masculino e Criciúma, Urussanga e Içara no naipe feminino. Um torneio pequeno, mas muito significativo para a região e também para os atletas que puderam conhecer melhor o trabalho dos outros municipios e a oportunidade em participar de um torneio. Além da satisfação de rever amigos queridos que há um bom tempo eu não os via como o prefessor Dauro de Içara que faz um belo trabalho, não´só com xadrez, mas também na parte geral da Educação Física.
Bom, são raras as oportunidades, mas desta vez eu apenas fui o técnico da minha equipe (podem acreditar... tá bom, dei uma ajuda organizando o local... só isso hehehe), assim pude acompanhar melhor o rendimento dos meus "pupilos", digamos assim, principalmente o feminino, que tinham poucas experiencias em um torneio por equipe (convence-las de que a escalação que eu montei era a melhor, não foi uma tarefa fácil hehehe... o xadrez por equipe exige austúcia na hora de escalar a equipe e é aí que entra a experiencia e todo o dominio e conhecimento da equipe por parte do técnico que, modéstia parte, acertei em cheio tanto no masculino quanto no feminino). Fiquei no comando do feminino e deixei o masculino se virarem sozinhos com a formação de OLESC, já que eles eram experientes o suficiente para se virarem sozinhos. E, para completar, emprestei os garotos menores que treino aqui em Criciuma para Nova Veneza e acabei também comandando os menininhos.
João Luis Pessoa Ghislandi, Adriano Valga Topanotti, Felipe de Carvalho Domingos, Mauricio Fagundes Donato, Eduardo Hobold Kammer e Marcos Vinicius Vieira Antunes. Essa foi a escalação que eu pretendia utilizar na OLESC. Acredito que nessa formação poderíamos arrancar pontos importantes contra equipes fortes e pontuar em 100% contra equipes fracas. Temos um grupo bem treinado (em média, 3 vezes por semana e as vezes treinamento individual), experiente em torneios (foram em torno de 8 a 10 torneios em 2009 e todos jogaram a OLESC e o Joguinhos Abertos no ano passado) e bons destaques a nível estadual.

Deixando o masculino em boas mãos (neste caso, nas suas próprias mãos hehehe) pude focar minha atenção no feminino. Ariele, Mariane, Ariane e Charlise. Essa foi a formação no feminino (uma outra hora eu divulgo a ficha técnica delas). Como eu estava com apenas 4 à disposição, tive que colocar as mais experientes nos tabuleiros de baixo (mas tive um palpite de que iria me sair bem colocando a Mari no tabuleiro 02... e deu certo heheheh) para garantir pelo menos a possibilidade de ganhar mais de 50% do match. Só que foi mais que o esperado: a Ariele no tabuleiro 01, apesar de ter perdido as duas partidas, tinha chances claras de viória tanto contra Içara, quanto Urussanga. Acredito que corrigindo alguns detalhes importantes como a exposição desnecessária do rei e melhorar os arremates (mostrando esquemas de mate e situações de jog em geral), ela poderá ser um "Ás na manga" para a equipe.

Mas, o centro das atenções ficaram com estes pequeninos (que, de pequenos, só o tamanho mesmo heheh). Na foto, da direitta para a esquerda: João Vitor Vieira, Paulo Henrique Ghislandi, Vinicius Valga Topanotti e Marco Antônio Ghislandi. Além do Mateus dos Santos e Ruben Oliveski que estavam na reserva na rodada em que eu tirei a foto. Imaginem 6 garotinhos de 09 a 11 anos, no meio de uma turma de 15 anos e dando um banho no tabuleiro. Não preciso dizer mais nada.

O torneio foi arbitrado pelo Árbitro FCX, Cleber Padoin. Já conheço o Cleber a um bom tempo (desde o trabalho que ele fez em Forquilhinha com o xadrez em 2002 e agora ele leciona xadrez no Colégio Marista em Criciuma) e quando fiquei sabendo que ele iria ser o árbitro, fiquei mais tranquilo. Árbitrou muito bem (como sempre), trouxe o sistema de emparceiramento pronto e agilizou da melhor forma possível o congresso técnico.

Quanto ao resultado final do torneio:

No feminino, o terceiro lugar ficou com as meninas de Urussanga (vieram com poucos participantes, mas daqui vai um muito obrigado pela participação). Só o fato de participar já foi uma vitória. Parabéns meninas!!!

Em segundo lugar as meninas de Içara, sob o comando do professor Dauro. Sei do potencial destas meninas e por pouco (muito pouco... digamos, 1 ponto de diferença hehehe) elas não levam o primeiro lugar do evento. Meninas, creio que só faltou um pouco de treino. Sei que voces jogam a um bom tempo, então experiencia não falta pra essa equipe. Parabéns!!! E fica aí à disposição minha ajuda no que for possível.

E, ficamos com o primeiro lugar, a 1 ponto de diferença da equipe de Içara. Não sei se foi merecido essa posição, mas o fato é que as meninas vem de um periodo de treino desde o inicio do ano e uma experiencia de 3 a 4 torneios neste ano. Tive alguns imprevistos com os últimos finais de semana (o JERVA, a Taça Talismã e os preparativos para o JASC) me forçaram a faltar algumas sextas-feiras, prejudicando o treinamento delas. Bom, talvez merecemos pelo fato de que viemos nos preparando a um bom tempo, e esse volume de preparação deve ter feito a diferença. Meninas parabéns pela conquista. Cada uma de voces foram peças fundamentais em tudo o que conseguimos este ano. E ano que vem estaremos mais preparados para torneios deste porte e até mais dificeis. No mais, continuamos os treinos... é o que podemos fazer até o momento.

No masculino, a briga foi mais acirrada ainda. Começamos a primeira rodada fazendo 3,5 em cima de Içara (o Laudí, o tabuleiro mais forte de Içara, acabou arrancando meio ponto em uma partida muito disputada com o João Luis) e em seguida, 4 a 0 em cima de Urussanga (eles estavam com apenas 2 tabuleiros) e finalizando 4 a 0 contra Nova Veneza (sim, os pequeninos... 4 partidas disputadas como sempre, qualquer vacilo dos maiores e... ponto perdido). Até tentei uma escalação especial com os pequenos pra tentar arrancar pelo menos 1 pontinho, mas o pessoal de OLESC demonstrou muita competencia, sem chances aos meninos de Nova Veneza.

No final ficou assim:

Tivemos Içara em terceiro colocado. Um grupo experiente que já jogou umas 2 edições do micro-regional dos escolares de SC e até era favorita em 1 destas edições. O problema da falta de treino não foi só deles. Mesmo assim parabéns amigos!!!


Os garotos que representaram Nova Veneza, parte deles são da Escola Hercilio Amante aqui de Criciuma... então, nada mais justo da diretora da escola, a Nara, aparecer na foto junto com o pessoal. Meninos, apesar do vice, na minha opinião, voces foram os protagosnistas deste torneio.

E... ficamos com o primeiro lugar também no masculino. Aproveitamos ao máximo os recursos que tínhamos à disposição. Foi um torneio bem aproveitável pois, apesar de favoritos, os garotos tiveram que realmente mostrar o porquê deste favoritismo. E isso pode vir a ser um grande teste psicologico para a equipe (principalmente pra mim, pois, como eu não posso intervir nas partidas, tenho que observar sem sequer me exaltar hehehe). Rapazes, parabéns pela conquista.
Bom, é isso. Um domingo muito interessante tanto pelo torneio quanto ao prazer de rever muitas carinhas que há um bom tempo eu não via.
Até a vista amigos!!!
Fui!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário