sábado, 29 de agosto de 2009

Fim de Semana "Cheio"!!!

Olá amigos!!! E boa noite!!!


É, parece que o xadrez está virando uma opção para o final de semana de muitos (parece inacreditável né?). E o mais incrível de tudo é que agora estamos em um dilema: hoje irei jogar em Criciúma, em Araranguá, em Sombrio ou em Braço do Norte?... Que dúvida cruel hehehehehe. Mas, falando sério, temos sim, opções (que não são poucas) e graças ao excelente trabalho em que este pessoal vem fazendo em suas localidades, movimentando um número bastante significativo para o xadrez a nível regional, tanto em quantidade quanto em qualidade.


Todo mundo buscando dar o melhor de sí a cada lance no tabuleiro com grande embasamento, graças às orientações e o nível de informações aplicadas e trocadas pelos técnicos... acredito que isso está fazendo a diferença no nosso trabalho. Além dos intercâmbios entre o pessoal, onde acontece uma grande troca de "figurinhas". E um desses intercâmbios aconteceu nesse sábado em Araranguá, onde participanos da II Etapa do Circuito Araranguaense de Xadrez Rápido com 12 jogadores da equipe (total de 21 jogadores na etapa). Aproveitei pra levar garotos de várias idades, além do pessoal adulto. Os jogaodres que participaram da etapa foram os seguinte: Marco Antonio Pessoa Ghislandi (sub 10), Rayan Zech (sub 10), Ruben Oliveski (sub 12), Maurício Fagundes Donato (sub 14), Eduardo Kammer (sub 16), Felipe de Carvalho (sub 16), João Luis Pessoa Ghislandi (sub 16), Evandro José Bittencourt (adulto), Fábio Germano Selinger (adulto), Tiago de Carvalho (adulto) e eu (Karlus Valga Ricardo no adulto). Todos fizeram boas partidas, mostrando bons resultados em função dos treinos e o mais importante... gostando do que estavam fazendo (hehe).





Nesse sábado, o dia era dele!!! Jogando bem, achando bons lances, enrolando um pouco e contando com a sorte em algumas ocasíões... não tinha como o título de campeão não ser dele!!! Parabéns Felipe!!!E o destaque deste sábado, entre os menores, ficou com o Rayan (sub 10), fazendo 3 em 6 possíveis, esse, de pequenininho só tem o tamanho, mas tem um xadrez enorme pra ser decoberto. É isso aí garotos!!!

Particularmente, eu não poderia deixar de observar a grande evolução do João Luis, que vem me surpreendendo (e acredito que muitos pensam da mesma forma) a cada partida em que joga. Me surpreendí quando ví ele exclamando em posições decisivas e jogando partidas cada vez mais regulares!!! Cara, vai firme que o seu xadrez está indo pelo caminho certo!!! Parabéns pelo desempenho!!!

Bom, além do Circuito Araranguaense, tivemos ontem também o nosso II Torneio Interno do pessoal da ADCRI/FME Criciúma, onde tivemos também ótimos jogos, uma disputa acirrada, algumas "zebras" (pra tornar o torneio mais dramático hehehe) e, pela primeira vez, EU CONSEGUÍ SER O CAMPEÃO DO MEU PRÓPRIO TORNEIO HAHAHAHAHAHAH (a graça está no fato de que eu NUNCA CONSEGUÍ SER CAMPEÃO DO TORNEIO QUE "EU" ORGANIZO)!!! É isso mesmo, com 6 em 7 possíveis, desta vez conseguí. Confiram o link com os escores do torneio e confiram no http://www.araranguaxadrez.blogspot.com/ o escore da II Etapa do Circuito Araranguaense de xadrez rápido.


Bom, no momento é isso amigos!!! Ainda não completei a postagem, estou atualizando aos poucos (afinal eu tambem mereço um descanso né). Muita coisa pra se fazer e um grande trabalho pela frente!!!



Até a próxima!!!

sábado, 22 de agosto de 2009

I Torneio Interno ADCRI - FME Criciúma!!! Confiram os Resultados!!!

Olá amigos e boa noite!!!

Tivemos nesta última sexta feira (como todas as outras sextas) um torneio com todos os atletas da equipe (jogadores das categorias sub 10, sub 12, sub 14, sub 16 e adulto). Torneio este realizado na escola Hercílio Amante (Villa Floresta - Criciúma), que vem nos cedendo espaço para os treinos e as práticas do xadrez (agradeço desde já à Nara, diretora da escola, por nos oferecer este espaço e que graças à ajuda dela, provavelmente não estaríamos aqui hoje).
Ah!!! Dêem uma olhada novamente na postagem pois acabei errando os primeiros colocados. Confiram aí embaixo amigos!!!


No torneio várias partidas interessantes e pequenos supreendendo os maiores!!! Este aí na foto é o Rayan (sub 10) enfrentando o João Luis (sub 16). Claro que o João, pela sua experiencia e seu período de treinamento venceu a partida, mas os menores estão demonstrando uma boa resistencia aos adultos comparado à suas idades e seu potencial de jogo ainda não explorado totalmente. Vamos lá meninos!!!



Além do Rayan, também temos outros pequeninos surpreendendo. Estes aí na foto são Evandro José Bittencourt (adulto, à esquerda) e Paulo Henrique Ghislandi (sub 12, à direita). Paulo fez uma boa partida, perdendo no fanal apenas por dois peões à menos que o Evandro. É isso aí Paulo!!! O papel de vocês agora é fazerem estes "marmanjos" quebrarem a cabeça para vencerem vocês. Um hora eles irão vacilar e aí devem estar preparados para aproveitar as oportunidades!!!

Tivemos 5 categorias disputando o torneio (sub 10, sub 12, sub 14, sub 16 e absoluto) e, em todas elas, bons jogadores e dispostos a darem o melhor de sí mesmo. No total tivemos a participação de 18 jogadores. O sistema de disputa foi o suiço em 7 rodadas. A disputa foi acirrada até a última rodada.



O destaque do torneio vai para o Eduardo Hobold Kammer (sub 16). Fez partidas bem disputadas e demonstrou ser um jogador com uma boa regularidade. Regularidade esta que rendeu o primeiro lugar do torneio. Parabéns Eduardo!!! Desta vez foi merecido heheheh!!!

O segundo colocado vai para o Felipe de Carvalho (sub 16). Nem percebemos o Felipe correndo por fora, e quando nos damos conta, ele estava brigando entre os primeiro colocados. É isso aí Felipe!!! Descupa a falha aqui, já acertamos e estamos divulgando a sua conquista de maneira justa!!! Valeu!!!

O Terceiro lugar ficou com o Evandro (adulto), que perdeu apenas para o Eduardo (que devia estar em uma noite inspirada hehe) e para o Felipe (não me pergunte como hehehe, quem não estava lá acabou perrdendo um belo espetáculo) . Não pude aompanhar as partidas, então não posso comentar muito à respeito disso. No mais é isso aí Evandro!!! Acho que agora está na hora de jogar um xadrez de verdade com eles Heheheh!!!!

E, o quarto colocado ... Fábio Selinger (adulto)!!! Pelo menos ele conseguiu arrancar um empate do Eduardo, mas não foi o suficiente pra pará-lo. Bom, devo elogiar o desempenho que ele teve (só perdeu uma partida). Parabéns!!!



Amigos, obrigado pelo espetáculo!!! Foi um torneio muito disputado e muito agradável (o divertimento é geral e a graça dos acertos e erros das partidas torna tudo muito mais interessante). Todas as sextas feiras estaremos fazendo este torneio e, quando possível (e quando eu me lembrar também hehehe) estaremos divulgando os resultados. Quem estiver interessado em acompanhar isto de perto, basta dar um pulinho alí na Hercílio Amante (na Vila Floresta) das 18:30 às 21:00 que estaremos lá e ver as atividades dos nossos garotos.



Os resultados do torneio de ontem e dos próximos torneios estrão na sessão de torneios internos, vale a pena dar uma conferida amigos:

Bom, é isso!!! Até a vista amigos!!!

domingo, 16 de agosto de 2009

III - TORNEIO DA COMUNIDADE XBI-20 - Dessa vez, nós estaremos lá também!!!

Olá amigos!!! E boa tarde!!!

Bom, essa semana eu recebí uma ligação do meu (e também nosso né hehehe) amigo Emerson Figueira Gonçalves confirmando o "III - TORNEIO DA COMUNIDADE XBI-20" em Içara. Torneio este que eu não pude ir no ano passado em função de um outro compromisso que tive bem na data do mesmo, mas desta vez não vai ter escape, não vai ser eu que vou perder a oportunidade de rever a turma de Araranguá, Sombrio, Siderópolis, Içara, Braço do Norte e quem mais estiver disposto a ir (a turma está ficando grande heheheh).
Bom, o que eu lembro desse torneio é que o Alexandre foi o campeão e esses dias ele lembrou dos R$50,00 em que ganhou junto com o troféu (hehehe, se eu soubesse antes que valia dinheiro, eu dava um jeitinho de ir nesse torneio, mas oportunidades não irão faltar desde que o xadrez continue crescendo por aqui). O outros detalhes vocês podem acompanhar no arquivo do blog dele www.xadrezvaleararangua.blogspot.com e conferir as informações da edição do ano passado.
Bom amigos, é isso!!! Mais um torneio com a turma (que mais parece um encontro dos enxadristas blogueiros hehehe) e que estão todos convidados. Basta chegar na Esfiharia Pizzaria e lanches Nona Bela na Rua Donato Valvassori 511, aos fundos da casa do rock no dia 13/09, separar o valor da inscrição (R$7,00) e pagar até 10 minutos antes de começar o torneio... o resto, só estando junto dessa turma pra conferir.

Valeu amigos, nos encontramos lá, na Esfiharia Pizzaria e lanches Nona Bela no dia 13/09.

Até a vista!!!!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Região Sul em Constante Crescimento no Xadrez!!!

Olá amigos!!! E uma boa tarde!!!

Sabe, em todos os meus anos de experiencia no xadrez (desde os meus 11 anos de idade até hoje) jamais iria conseguir prever o quanto estamos conseguindo progredir com o xadrez aqui na região sul. Aos meus amigos e parceiros (Alexandre de Matos por Araranguá (acompanhem o trabalho dele nos blogs http://www.xadrezvaleararangua.blogspot.com/ e http://www.araranguaxadrez.blogspot.com/), Mateus David por Sombrio (que agora está divulgando as atividades no http://www.sombrioxadrez.blogspot.com/), Lúcio Teixeira de Souza por Braço do Norte (que também entrou no time dos enxadrístas blogueiros, acompanhem no http://www.xadrezvalebraçodonorte.blogspot.com/) e muitos outros que contribuem de forma direta e indireta nesse grandioso e árduo trabalho.
Graças aos esforços destes (e de muitos outros que, se eu colocasse todos aqui, eu teria que criar um blog novo hehehe, mas mesmo assim obrigado à todos e que continuem com essa dedicação pelo xadrez) "parceiros" (digamos assim), a região sul está muito bem representada a nível estadual e até nacional (graças ao pequenino araranguaense Leandro Ubialli que teve a honra de nos representar no Festival Nacional da Criança em Londrina - PR, fazendo uma boa apresentação e levando o nome do sul adiante).
Em cada evento que participamos, uma satisfação imensa rever os parceiros e amigos, trocando experiencias (sejam elas trocadas por msn, pessoalmente ou até em forma de intercâmbio) e ao mesmo tempo contribuindo um com o trabalho do outro (afinal, vivemos em pró do mesmo objetivo que é o xadrez). O resultado disso tudo? Nossa!!! São muitas!!! Mas pretendo postar o nome de todos (nem que pra isso eu tenha que pedir ajuda aos parceiros hehehe), só que no momento eu tenho os dados do pessoal da equipe de Criciúma, da equipe de Braço do Norte e da equipe de Araranguá. Confiram só (colocarei os eventos a nível estadual, primeiramente):

Em fevereiro tivemos os seguintes eventos:

Circuito Catarinense de Xadrez Rápido - Etapa de Imbituba
A equipe de Criciúma conseguiu as seguintes colocações:
Divisão Especial:
* Campeão sub 10 masc (João Vitor Vieira Antunes);
* Terceiro Lugar sub 12 Masc (Paulo Henrique Pessoa Ghislandi);
* Campeão e vice-campeão sub 16 masc (Eduardo Hobold Kammer e Felipe de Carvalho);
* Campeão, vice-campeão e sétimo lugar na geral da especial (Eduardo, Felipe e João Luis);
Divisão Superior:
*Campeão sub 14 Masc (Maurício Fagundes Donato).

A equipe de Braço do Norte conseguiu:
Divisão Especial:
* 1º lugar na Categoria sub-14 da divisão especial e 4º lugar na classificação geral da divisão especial (Kelvin Schmoeler);
* 2º lugar na Categoria sub-14 da divisão especial e e 10º lugar na classificação geral da divisão especial (Stefan Eyng).

A equipe de Araranguá conseguiu:
Primeiro lugar Sub-12 masc na divisão especial (Leandro Ubialli);
Terceiro lugar Sub-14 fem na divisão especial (Sara Araújo);

Março:

FESCRI - Festival Catarinense da Criança (estadual sub 8, 10, 12 e 14)- Concórdia
A equipe de Criciúma conseguiu as seguintes colocações:
* Sexto e décimo lugares su 14 masc (Adriano Valga Topanotti e Mauricio Fagundes Donato).

A equipe de Araranguá Conseguiu:
* Sétimo lugar Categoria sub 12 (Leandro Ubialli);


Circuito Catarinense de Xadrez Rápido - Etapa de São José:
A equipe de Criciúma conseguiu as seguintes colocações:
Divisão Especial:
* Segundo lugar sub 10 masc (João Vitor Vieira Antunes);
* Primeiro e terceiro lugares sub 12 masc (Paulo Henrique Pessoa e Vinícius Valga);
* Vice-Campeão sub 14 masc (Marcos Vinicius Vieira Antunes);
* Sexto Colocado na geral da especial (Marcos Vinicius Vieira Antunes).
Divisão Superior:
* Terceiro Lugar sub 16 (Felipe de Carvalho).

A equipe de Braço do Norte conseguiu as seguintes colocações:
Divisão Especial:
* 3º lugar na Categoria sub-14 da divisão especial e 7º lugar na classificação geral da divisão especial (Kelvin Schmoeler);
* 4º lugar na Categoria sub-14 da divisão especial e e 11º lugar na classificação geral da divisão especial (Stefan Eyng).

A equipe de Araranguá Conseguiu:
* Quarto lugar Cat. Feminino Adulto da divisão especial (Dayana Matos);
* Vice Campeão Sub-18 fem (Thayran Matos);

Maio:

FECAJ - Festival Catarinense da Juventude
Não Conseguimos medalhas, mas os garotos foram rankeados na listagem de Rating da CBX:

Circuito Catarinense de Xadrez Rápido - Etapa de Lages
A equipe de Criciúma conseguiu 1 medalha:
Divisão Superior
* Terceiro Lugar sub 14 (Adriano Valga Topanotti).

A equipe de Braço do Norte conseguiu as seguintes colocações:
* 4º lugar na Categoria sub-14 da divisão especial e e 11º lugar na classificação geral da divisão especial (Kelvin Schmoeler);
* 7º lugar na Categoria sub-14 da divisão especial (Stefan Eyng).

A equipe de Araranguá conseguiu as seguintes colocações:
* Campeão SUB -12 masc e vice campeão geral da divisão especial (Leandro Ubialli);

Junho:

Circuito Catarinense de Xadrez Rápido - Etapa de Itajaí
Nesta etapa a equipe de Criciúma não participou, mas o pessoal de Braço do Norte estava lá para nos representar:
* 7º lugar na Categoria sub-14 da divisão especial (Kelvin Schmoeler);
* 5º lugar na Categoria sub-14 da divisão especial (Stefan Eyng).

E também o pessoal de Araranguá:
* Campeão SUB -12 da divisão especial (Leandro Ubialli).

Julho:

Circuito Catarinense de Xadrez Rápido - Etapa de Tubarão
A equipe de Criciúma ganhou as seguintes colocações:
Divisão Especial:
* Campeão e vice-campeão sub 12 (Vinícius Valga e Paulo Henrique Pessoa);
* Campeão sub 16 fem (Bárbara da Silva);
* Vice-campeão e terceiro lugar sub 12 fem (Daniele Nazário e Mariane Sabastião).
Divisão Superior:
* Vice-campeão e terceiro lugar sub 14 masc (Mauricio Donato e Adriano Valga)
* Terceiro lugar sub 16 (Felipe de Carvalho).
Divisão Escolar:
* Décimo lugar na geral (Yuri da Silva).

A equipe de Braço do Norte conseguiu as seguintes colocações:
* 1º lugar na Categoria sub-14 da divisão especial e 7º lugar na classificação geral da divisão especial (Kelvin Schmoeler);
* 2º lugar na Categoria sub-14 da divisão especial e e 10º lugar na classificação geral da divisão especial (Stefan Eyng);
* 3º lugar na categoria sub-10 da divisão especial (Arthur Miranda).
Divisão escolar
* 5º lugar na Divisão Escolar (Anderson Nascimento).

A equipe de Araranguá conseguiu as seguintes colocações:
* Terceiro lugar Sub -12 masc da divisão especial (Leandro Ubialli);
* Terceiro lugar Sub -14 fem da divisão especial (Sara Araújo);
* Campeão Cat .Feminino Adulto da divisão especial (Dayana Matos);
* Terceiro Lugar Sub-18 masc da divisão especial (Alexandre Ferreira);
* Nono colocado na geral da divisão especial (Tiago de Oliveira);
* Vice Campeão geral da divisão escolar (Gabriel Mota).

Jesc – Jogos escolares de Santa Catarina
A Equipe masculina da Escola Antônio Rhoden (Braço do Norte)de ficou na 2ª colocação na fase regional sul da competição, a um ponto do 1º lugar.

É, no momento é isso. Já deixo avisado aos meus amigos Alexandre, Lúcio e Mateus para que me mandem o que conseguiram nos eventos para termos a idéia de quanto o nosso trabalho está sendo eficaz... e por isso, ele deve continuar, pois estamos oferecendo uma série de oportunidades à estes garotos... e eles vem aproveitando da maneira que podem...

Bom, é isso, uma postagem rápida mas de grande importancia para todos nós... até a vista!!!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

É... NÃO FOI DESSA VEZ....

Olá amigos, e uma boa noite!!!

É, como todos já sabem, a gripe "A" está infectando "geral", e como ela veio com tudo, acabou sobrando pra muita gente... inclusive para a FESPORTE que teve de suspender a OLESC (que aconteceria na semana que vem em Tubarão) e prevista para o período de 29/11 à 05/12/2009. Muitos técnicos não ficaram bravos com isso, afinal é uma necessidade da qual temos de enfrentar por questões de risco à nossa saúde... mas eu e a equipe, temos de confessar, ficamos muito desanimados.
Bom, imaginem uma equipe treinando três vezes por semana (treinando MESMO), jogando competições importantes como o Festival catarinense da Criança e o Festival Catarinense da Juventude, tendo treinos individuais (gostaria de agradecer mais uma vez a ajuda de meus fieis companheiros de equipe Evandro José Bittencourt e Fábio Germano Selinger pela colaboração à melhora do rendimentos da equipe, se puderem, caros leitores, dêem uma olhada em seus ratings no www.xadrezvaleararangua.blogsport.com), fazendo torneios-treino todas as sextas-feiras e muito mais coisas (isso inclui treinamento intenso nas férias de segunda à sexta de tarde e de noite, treinamento junto com o feminino, arbitragem em eventos e por aí vai...)... essa é a rotina da nossa equipe. Claro, treino puxado mas consciente, além de necessário. Isso tudo sem deixar de mencionar que a equipe toda participou da edição do ano passado (o resultado: das 35 equipes, ficamos em 22 colocado... é, tambem passo por dificuldades né hehehe).
Bom, enquanto o Joguinhos Abertos de Santa Catarina (próxima competição da equipe) não chega, o pessoal continua treinando muito, se preparando, se aprefeiçoando e, mais importante de tudo, se cuidando contra a grips "A" que está tirando o sossego de todo mundo.

Bom, é isso... Ah! Não deixem de conferir mais um novo blog de mais um parceiro nosso daqui do xadrez da região sul: www.sombrioxadrez.blogspot.com do nosso amigo Mateus David, seja bem vindo amigo e que o seu blog contribua com a melhora do xadrez por aqui. Valeu!!!

Até mais amigos!!! Um abraço!!!