quinta-feira, 20 de maio de 2010

JOGOS ESCOLARES DE SANTA CATARINA - FASE MICRO-REGIONAL EM URUSSANGA!!!


Olá amigos!!! E uma boa noite!!!

Amigos, companheiros, professores, alunos e à todos que estiverem lendo e acompanhando o blog. Dei uma parada na divulgação das informações, mas ainda estou na ativa, divulgando sempre que possível o que acontece na modalidade aqui em cricúma e região, e desta vez não foi diferente. Acabei de chegar de uma competição que, aqui na região, se tornou uma muito mais do que uma simples competição onde envolvem "confrontos diretos" entre escolas. Se tornou um período de encontros (sim, encontros, entre professores, alunos... enfim escolas!!!) onde a troca de experiencias vivenciadas neste encontro, as vezes se aprendem valores super importantes (como educação, disciplina, organização, flexibilidade moral, respeito... e a lista é vasta) que, nem sempre podem ser aprendidos dentro de uma sala de aula.


Mas, do que estou falando? Dos JESC (Jogos Escolares de Santa Catarina)!!! Jogos, sim, mas que oferecem oportunidades às escolas de mostrarem parte de seu trabalho, aos professores que não medem esforços em participar da melhor forma possível representando a escola e ao município e, principalmente, aos alunos que se dedicam o ano todo, só pra chegar neste dia e se dar ao máximo por uma boa causa (acreditem, há alunos hoje que se tornaram lecionadores profissionais em suas modalidades em virtude da própria participação dos jogos). Sem falar do prazer que eu tenho em ver novamente todas aquelas "figurinhas" carimbadas destes jogos (figurinhas estas que, lutam de verdade, reconhecem a importancia deste evento tanto para os alunos quanto para os professores) e também oferecer as boas vindas ao pessoal que participa pela primeira vez.



Bom, os JESC (pra quem não conhece), é uma espécie de "miniatura" dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Tem o mesmo sistema, as mesmas modalidades, mas com uma diferença: as equipes participantes são ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL, ESTADUAL E PARTICULAR DO MUNICÍPIO, e com idade de participação entre 12 a 14 anos. Eu estou acompanhando a Escola José de Patta de Criciuma no xadrez feminino (pra variar hehehe) e que foi campeã na fase municipal aqui em Criciúma (adquirindo assim a vaga na fase micro-regional que está sendo realizada na cidade de Urussanga). A cada ano que passa, sinto mais prazer em participar deste evento, por todos os motivos citados acima... e mais um caminhão deles (hehehe).



Quanto à modalidade de xadrez, tivemos uma participação de 6 escolas no feminino e 7 no masculino (número este que vem aumentando e qualidade sendo adquirida pelos alunos... e também, sendo passada adiante). Algumas vindo pela primeira vez, outras renovando a equipe, outras favoritas, mas todo o pessoal envolvido na modalidade em total clima de harmonia (o bom do xadrez é a praticidade em que se pode praticá-lo e o espírito de "que vença o melhor" sem constrangir o adversário sempre presente). Só para se ter uma idéia: a nossa micro-região que faz parte os 11 municípios da região carbonífera (Criciúma, Içara, Forquilhinha, Orleans, Nova Veneza, Treviso, Siderópolis, Morro da Fumaça, Lauro Müller, Cocal do Sul e Urussanga), 10 já participaram na modalidade desde a primeira edição dos JESC. Emquanto que a região de Braço do Norte possuem apenas 3 equipes em cada naipe e a região de Araranguá também apenas 3 equipes em cada naipe (estes números, na região carbonífera, existem graças ao trabalho do ex-técnico da FME de Criciúma, Fernando Barros, que ministrou cursos de aperfeiçoamento em alguns municípios da região, divulgando assim a modalidade não apenas em Criciuma).

Bom amigos, como a máquina digital não era minha (hehe) era do professor Michel da escola José de Patta, acabei que não passando as fotos para o meu notebook, então tive que colocar estas até o momento para o pessoal. Farei mais uma postagem do dia de amanhã mais completa. Até o momento fiquem com os meus comentários (grande coisa hehehe) e algumas fotos que retirei da máquina do professor José Carlos Ricardo (meeeeeeu paaaaaai) da Escola Vicente Guollo de Morro da Fumaça (estou colocando agora hehe).

Até amanhã amigos!!!

Fui!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário