domingo, 12 de julho de 2009

II Circuito Escolar de Xadrez por Equipe - Etapa "Colégio Rogacionista"

6 Equipes, 24 jogadores de 5 bairros de Criciúma e muitas partidas interessantes!!! Assim foi a primeira etapa do Circuito!!!

Olá amigos!!! E boa noite!!!

Depois de tantos imprevistos, datas transferidas, ajeitar uma equipe aqui e outra alí, ligação para os pais, local, material e outros detalhes... enfim realizamos a primeira etapa do Circuito Escolar de Xadrez por Equipe no Colégio Rogacionista Pio XII. Garotos com idades entre 09 a 14 anos, muitos jogos interessantes... e uma troca de experiencia que (cá entre nós) me comoveu no momento em que ví vários garotos de todas as partes de Criciuma jogando entre sí, independente do resultado... no geral, se divertindo!!!

Tivemos a presença de 6 equipes, todas de Criciúma:

O Fortunato Brasil Naspolini (Mina do Toco) foi representado com os pequeninos alunos Higor, Fernando e Felipe. Meninos, valeu a experiencia!!! Vamos nos preparar para a próxima etapa!!!


Os garotos da escola Hercílio Amante (Vila Floresta). Vieram em duas equipes!!! Esses são (da esquerda para a direita) João Vitor, Ruben, Paulo e Marcos Vinícius.


A outra equipe da escola Hercílio Amante foi composta por eles: Marco Antonio, Gabriel, Raian e Iuri.

Estes garotinhos da fotos são: Mateus, Vitor e Cálisson (09 anos de idade, a equipe mais nova e revelação do evento) da escola Amaro João Batista. É isso aí rapazes!!! Adorei a participação de vocês!!! Continuem praticando!!!

Estes são os donos da casa!!! Os alunos do Colégio Rogacionista Pio XII (Pinheirinho): João Vitor, Pedro Henrique, Adriano e Vinícius!!!

Os alunos do José de Patta (Bairro Colonial) representados pelos alunos Robson, Leonardo e Manoel. Primeiro torneio destes garotos e deram trabalho para muitos jogadores. Valeu garotos!!!

Apresentados os "protagonistas" deste "espetáculo", agora um pouco da história deste evento:

O "II Circuito Escolar de Xadrez"tem como, um dos principais objetivos, mobilizar os alunos das escolas publicas e particulares que tenham interesse na prática do xadrez. Além do encontro de alunos de outras escolas (proporcionando assim trocas de conhecimento, convivência com outros alunos, experiencia... e por aí vai) e a famosa "troca de figurinhas" em que os alunos fazem automaticamente (e quando voltam para a escola, estes acabam passando o que aprenderam adiante). Claro que, tem a parte de competição. Haverá um vencedor, um vencido, um melhor e outro nem tanto... mas, quando se fala em torneio a nível escolar, devemos sempre ressaltar que, claro que haverá sempre um vencedor, mas todos irão aprender mais do que já sabiam e, por que não, utilizar este conhecimento para uma próxima oportunidade.


A possibilidade em colocar frente à frente uma criança de 09 com outra de 14 faz com que o xadrez se torne cada vez mais interessante!!! Aprova disto foi a vitória em que o eonardo (à direita) conseguiu sobre o Pedro Henrique (à direita). Ambos fizeram uma grande partida, com direito a fotos e minhares de pessoas tentando ver o que estava acontecendo. Rapazes, é por causa desse espírito de vocês em que o evento se torna cada vez mais interessante. Obrigado pelo espetáculo rapazes!!!

Bom, este evento é disputado entre alunos das escolas públicas e municipais de Criciúma e Região, por equipe (quatro tabuleiros) e no naipe masculino. Um evento simples, de fácil organização (a única coisa em que foi necessária para a organização do evento foi o local, sendo que este as próprias escolas sediam as etapas e a premiação onde cada escola - sede oferece a premiação, além do material onde a FME e as próprias escolas fornecem para o evento) e muito divertido, pelo fato de ser em equipe, tornando o evento mais equilibrado (nem todas as escolas possuem 4 tabuleiros bons).

Bom, a sensação do momento foram os pequeninos do Fortunato Brasil e do Amaro João Batista. Além do fato de que estes tinham uma certa dificuldade para alcançar o tabuleiro (hehehe tiveram que se ajoelharem no banco), distribuiam risos e empolgação em cada partida... quem ganhou? Não importa... pelo menos pra mim heheheh!!! Meninos, a vez de vocês irá chegar e para isso, devemos estar preparados!!! Valeu!!!

A idéia deste evento surgiu na fase municipal do JESC do ano passado. O professor Martinho (SATC) sugeriu em que fizéssemos tal evento com o objetivo de preparar melhor os garotos para a etapa micro-regional do JESC. A idéia deu tão certo que resolvemos implantá-la também este ano. E a consequencia disto: tivemos 8 equipes no masculino disputando a fase municipal do JESC este ano aqui em Criciúma (detalhe: das 8 equipes, 4 com condições de serem campeãs). Enfim... mais oportunidades para os alunos e um aumento da qualidade do xadrez em Criciúma.Foram feitas 3 etapas no ano passado (Marista, SATC e Colégio Rogacionista) e a meta este ano é fazer pelo menos a mesma quantidade de etapas do ano passado.


E pra quem acha que só havia jogadores experientes... perguntem ao Gabriel há quanto tempo ele pratica o xadrez!!! Heheheh!!! Este foi o seu primeiro torneio e, com eficiencia, ajudou a equipe ganhando jogos importantes!!! É isso aí Gabriel!!! Parabéns!!!

Outro garoto em espcial é meu amigo Manoel!!! Há pouco tempo de prática e já foi para um torneio, heheheh (vocês devem estar pensando... Karlus Você não tem jeito mesmo!!!)!!! Valeu Manoel!!! Apesar do pouco tempo de aula, ´conseguiu arrancar uns pontinhos para o pessoal do José de Patta!!! Não desiste não hein!!! Vamos em frente!!!


Outra carinha que me chamou a atenção foi o João Vitor (à esquerda) do Colégio Rogacionista!!! Este também contribuiu para que a sua equipe fizesse bons resultados!!! Valeu carinha!!! E Continue né!!!
Quanto ao resultado final desta etapa ficou da seguinte forma:


Os garotos da equipe "B" da escola Hercilio Amante ficaram com o terceiro lugar!!! Uma surpresa e, ao mesmot tempo, uma alegria!!! Parabéns meninos!!!

Os donos da casa, o Colégio Rogacionista, fizeram um grande torneio, levando a disputa até o final do torneio... mas ficaram com o segundo lugar. Foi por muito pouco garotos!!! E até a próxima etapa!!!


E o primeiro lugar da primeira etapa do II Circuito Escolar de Xadrez ficou com a equipe "A" da escola Hercílio Amante!!! Parabéns garotos!!! Fizeram um belo torneio!!! Agora é treinar para o próximo, pois não vai ser moleza!!!

Gostaria de agradecer à Jaque, que forneceu as dependencias do Colégio Rogacionista para realizarmos o evento. Muito obrigado!!! E também ao professor Marcelo (que não pode comparecer ao evento devido a outros compromissos importantes) pela contribuição. Estaremos à disposição no que for possível à contribuição do xadrez.

Bom... acho que é isso... será um evento muito importante para a molecada. Tanto pela experiencia quanto pela sociabilidade em que este tipo de evento proporciona aos alunos. Posso garantir que vai ser muito gratificante para mim, ver todo esse pessoal jogando... não só porque estão jogando xadrez, mas porque, além de serem futuros talentos daqui de nossa região, é uma oportunidade a mais em que oferecemos aos alunos em obter mais conhecimento e difundí-lo a quem não teve a mesma oportunidade...


Até mais amigos!!! E prometo daquí em diante, pelo menos atualizar o blog uma vez por semana (heheheh)








Nenhum comentário:

Postar um comentário