sábado, 21 de novembro de 2009

JASC - Chapecó - 2009!!! Esforço e trabalho duro foram as palavras do momento!!!

Olá amigos!!! E uma boa tarde!!!

Bom, hoje aqui em casa, minha mãe resolveu comemorar a medalha em que conseguí no JASC em Chapecó (e também a aprovação do meu irmão no terceirão e agora vai para o vestibular... ooowww velhos tempos hehehe). Até agora eu não consigo descrever direito essa sensação de subir em um pódio do tão famoso Jogos Abertos de Santa Catarina. Evento este que, apesar de ser a nível estadual, conta com a participação de inúmeros atletas de nível nacional e até internacional (como foi o caso do mesa-tenista Hugo Oyama que teve a honra de carregar a tocha olímpica no cerimonial de abertura dos Jogos e integrar a equipe de Chapecó). Já no xadrez, tivemos os GM´s André Diamant (Rio do Sul) e Alexandr Fier (Concórdia, que não pode ficar até o fim do torneio em virtude da sua participação no mundial), os MI´s Rodrigo Disconzi (Joinville)e Felipe El Debs (Concórdia), os MF´s Alvaro Aranha (Rio do Sul), Roberto Molina (Concórdia), Renan Levy (Joinville), Charles Gauche (Blumenal) e Silvio Cunha (Joinville). Já no feminino tivemos a presença da WMI Regina Ribeiro (Blumenal) e as WMF´s Juliana Terao (Rio do Sul), Vanessa Feliciano (Rio do Sul) e Paula Delai (Concórdia) . Quem quiser verificar melhor os resultados finais, basta acessar o site da Federação Catarinense de Xadrez (http://www.fcx.org.br/).

Claro que, além desta "multidão" de grandes mestres no torneio, tinham também os destaques estaduais e nacionais como a equipe de Florianópolis (Cesar Umetsubo, Marcelo Pomar, João Pedro Uczai, Daniel Brandão e Jaílson José de Melo) que foi a quinta colocada no brasileiro interclubes a umas duas semanas antes do JASC, a equipe de Lages onde temos o futuro MF (só não é ainda porque o rating da FIDE ainda não foi atualizado) Alfeu Varela Bueno e mais as "figurinhas carimbadas" de todos os anos. Além das equipes medianas (como a nossa) que não pareceram tão medianas assim (os GM´s tiveram que jogar, caso contrário, era ponto jogado fora... esqueceram de falar isso para o Fier e o Diamant que andaram perdendo uns pontinhos para o pessoal hehehe... sem ofensas amigos).

Quanto ao nosso pessoal, estávamos anciosos para iniciar o torneio e já pegamos Blumenal de cara (graças à uma alteração de última hora, se não, iríamos pagar Florianópolis). Fizemos uma boa estratégia na escalação da equipe (foi esta que garantiu uns pontinhos 'arrancados do pessoal hehehe) colocando o Antonio (o nosso "boi de piranha") no primeiro tabuleiro, o Tiago no segundo, o Evandro no Terceiro, o Fábio no quarto e eu no quinto tabuleiro. Subimos os tabuleiros contra Blumenal e perdemos de 3x1, arrancando 1 ponto no quarto tabuleiro (eu, no caso).

Na segunda rodada, descemos de mesa e enfrentamos a equipe de Caçador. Um grupo de jogadores de Joguinhos, mas eu já os conhecia e sabia que não eram jogadores para se despresar (nenhum jogador no JASC é para se despresar na verdade). Conseguimos fazer 3,5x05 com o Fábio empatando no terceiro tabuleiro.

Na terceira, subimos e pegamos Jaraguá do Sul, que tinha formado uma boa equipe com bons jogadores de Joguinhos como o Tiago Mauricio do Nascimento que fez 6 em 6 ou 7 em 7 no primeiro tabuleiro nos Joguinhos no ano passado. Perdemos de 2,5x1,5... dessa vez, quem arrancou o ponto foi o Tiago (vencendo no primeiro tabuleiro) e o Evandro (empatando no segundo).

Na quarta, pegamos Fraiburgo. e mantivemos a mesma escalação das rodadas anteriores e perdemos de 3x1 com o Evandro ganhando no segundo tabuleiro... eu estava p... da vida pois estava com uma posição melhor e deixei escapar um sacrifício do meu adversário, recuperando a peça dois lances depois com posição melhor.

Na quinta rodada, pegamos Lacerdópolis (que na verdade era a equipe de Joguinhos de Chapecó). Mantivemos novamente a escalação e empatamos o match em 2x2 (eu e o Evandro vencendo no quarto e segundo tabuleiros... foi a partida mais tensa que eu joguei no JASC, pois eu tinha ainda uns 20 lances pra fechar os 40 com apenas 5 minutos no relógio).

Na sexta rodada, levamos um bom empurrão da sorte e pegamos Timbó (achávamos que iriamos ser emparceirados em cima... o que não aconteceu). O Fábio pediu para se recuperar um pouco e colocamos o Antonio no primeiro tabuleiro: conclusão, 3,5 a 0,5 ao nosso favor, graças ao empate do Antonio no primeiro tabuleiro.

Até aqui estava tudo bem, quando fomos ver a performance de cada um... vimos que eu e o Evndro tinhamos chance de conseguir a medalha nos nossos respectivos tabuleiros... o torneio começou a ficar interesante para nós hehehe (pelo menos, mais que antes). Quando chegamos no dia seguinte para a sétima rodada, uma surpresa: o técnico de Jaraguá do Sul nos mostra uma simulação do Swiss Perfect que, se ganhássemos de 4x0 de Brusque (que era o nosso adversário na sétima rodada) poderíamos chegar ao quarto lugar na geral da competição... o torneio virou um duelo de vida ou morte para nós...

Sétima rodada contra Brusque e colocamos o Fábio de volta. Estava tudo muito bem até a Carteira do Evandro cair dentro da Kombi e ele só se dar conta disso no inicio da rodada. Por causa disso (e talvez também um pouco minha culpa, pois eu poderia colocar o evandro no terceiro tabuleiro... desculpa aí parceiro), ele acabou se desconcentrando um pouco da partida. Já eu, PRECISAVA vencer a última partida para conseguir o segundo lugar no meu tabuleiro (detalhe: a de terceiro já era minha, mas eu fiquei pensando: agora é hora de ser "guloso"!!! Vou vencer esta também!!!)... conclusão: 2,5x1,5 a nosso favor!!!! Consegui vencer a minha partida (em apenas 16 lances!!!) e o Fábio acaba vencendo a sua. O tiago acabou empatando no primeiro tabuleiro.

No final, tivemos que nos contentar com o décimo primeiro lugar (que já estava muito bom) e com a minha medalha de segundo colocado no quinto tabuleiro (sentí muito quando o Evandro não conseguiu a dele, pois ele foi uma peça chave dessa equipe e merecia essa medalha).

Bom, as fotos ainda estão com o Evandro, quando eu as tiver, ponho no post.

E essa foi mais uma aventura da equipe. Agora vamos nos preparar para o circuito de verão que irá começar em dezembro. É... acho que vamos virar o ano jogando xadrez (ooooowwww coisa boa hehehe).

Amigos, agradeço à todos pela ajuda, pela atenção e por serem realmente amigos!!! Tudo o que conquistamos foi com muito esforço e uma dedicação que, no meu caso, estou sendo muito bem recompensado por isso. Gostaria de agradecer também ao pessoal da FME de Criciúma, na pessoa do presidente Renato Valvassori e do diretor técnico Marcos Marco por nos oferecer essa oportunidade e, se depender de nosso trabalho duro, mais oportunidades como esta irão aparecer.

Até a vista amigos!!!

Um comentário:

  1. karlus e amigos

    Vocês estão de parabéns, pois enfrentaram os melhores enxadristas do estado (e alguns de fora muito mais fortes) e se sairam muito bem. Com o passar dos anos o sul vai continuar crescendo até que atinjamos o pódio. Não temos muita estrutura nem patrocínio,mas temo parceria e amizade e com boa vontade e garra vamos longe.
    Parabéns mesmo

    Lucio

    ResponderExcluir