terça-feira, 13 de abril de 2010

Jogos Escolares de Santa Catarina!!! Siderópolis já tem os seus representantes!!!


Olá amigos!!! E uma boa noite!!!

Bom, minhas sinceras desculpas por não ter atualizado o blog um pouco antes. Tivemos nesta segunda feira (12/04) pela manhã a fase municipal dos Jogos Escolares de Santa Catarina em Siderópolis, e lá a briga também é acirrada (5 escolas em cada naipe e uum nível técnico aumentando cada vez mais). Só para ter uma idéia, a Escola Jorge Biff (que foi a escola campeã no ano passado nos dois naipes) teve que se contentar apenas com a vitória no feminino e um quarto lugar no masculino (é... tá ficando mais difícil brigar até dentro do município). Isso graças ao trabalho dos professores que, do meu ponto de vista que venho acompanhando esta competição desde a primeira edição, estão cada vez mais empenhados em, não só colocar o pessoal pra jogar mas também prepará-los na medida do possível (há alguns alunos que jogaram a competição no ano passado, que já estouraram a idade e que estão fazendo um trabalho de preparação das equipes, ou seja, passando a experiencia adquirida para os outros que estão tendo a oportunidade). Enfim... o xadrez vem crescendo muito em função deste trabalho.

Match entre Jorge Biff (à esquerda) e Tullo Cavalazzi (à direita). Comparado ao nível de jogo do ano passado, o modo em que os alunos posicionam as peças, maior atenção ao que está acontecendo na posição, aprimoramento de algumas técnicas de finais e maior objetividade na partida foram os princiais detalhes em que eu observei para que acontecesse tal evolução.

Bom, quanto ao torneio, tivemos a participação de 5 escolas nos dois naipes. No Masculino tivemos as escolas Tullo Cavalazzi, Miguel Lazarin, José do Patrocinio, Jorge Biff e Don Orione. No feminino, tivemos o Aurora Péterle, José do Patrocinio, Jorge Biff, Tullo Cavalazzi e Miguel Lazarin. Todas as escolas com pelo menos um aluno que ja participou da edição do ano anterior, oferecendo para a competição um nível técnico maior à mesma (só para voces terem uma ideia, a diferença de pontos entre o primeiro e segundo, segundo e terceiro colocados no masculino, foi de MEIO PONTO).

Match entre o Don Orione (à esquerda) e o José do Patrocínio (à direita). Duas equipes que brigaram pelo primeiro lugar desde a primeira rodada e que prevalesceu os garotos do José do Patrocínio que, começarão a serem treinados pelo professor de xadrez Deivid Faria (ex atleta da competição e que agora assume um papel de técnico) para fazerem uma boa participação na próxima fase do JESC. Boa sorte garotos!!!

Tivemos um ótimo torneio, desde a parte de reencontro de algumas professores (e até encontrando novos professores, mas nem um pouco acomodados hehehe), jogadores acompanhando acirradamente a competição e até alguns jogos "tensos" por assim dizer (tensos no sentido de serem bem disputados é claro). Tive a honra de arbitrar esta competição no ano passado e rever algumas carinhas jogando novamente, para mim, é motivador e me faz querer continuar com este trabalho (mesmo que de forma meio "atropelada" digamos assim hehehe).

No feminino, match entre Miguel Lazarim (à esquerda) e José do Patrocínio (à direita). Empatadas no fim do torneio (mal posso esperar pelo ano que vem, peças irão voar com certeza hehehe).

Bom, vamos aos resultados: No feminino, tivemos uma Jorge Biff (a escola campeã nos dois naipes no ano passado) sendo obrigadada a aproveitar cada gota de suor (nossa, agora eu forçei hehehe) para garantir o favoritismo que, graças à evolução das outras equipes, não foi fácil, apesar de fazerem uma diferença de 4 pontos sobre o segundo colocado (mas, PRA FAZER ESSA DIFERENÇA, é que foi o complicado), sendo assim campeã este ano e com a vaga garantida na fase microrregional em Urussanga, prevista para o final de Maio. Em segundo e terceiro lugares, empatadas com 7 pontos cada uma (tive que ficar um pouco mais que o tempo previsto para fazer o desempate, mas nada que fosse incômodo... muito pelo contrário, foi divertidíssimo ver a cara de apreenção das professoras em saber o final do resultado hehehehe) tivemos as escolas José do Patrocínio e Miguel Lazarin. E fechando o feminino, o Aurora Péterle em quarto colocado com 6 pontos e em quinto o Tullo Cavalazi com 5,5 pontos (diferença de apenas 1,5 do segundo ao quinto colocado... será que foi tão fácil assim para a Jorge Biff conseguir o título este ano? Hehehehe, garanto que não).

Equipe feminina da Jorge Biff campeã dos Jogos Escolares de Santa Catarina - fase municipal em Siderópolis. Estas irão representar mais uma vez o município na modalidade, mas desta vez, sem a companhia dos meninos (hehehe).

E, no masculino, a surpresa (além do fato da Jorge Biff, que foi campeã no ano passado, ficar em QUARTO COLOCADO fazendo 7,5), a equipe campeã deste ano foi e escola José do Patrocínio, fazendo 9,5 (detalhe: o campeão foi decidido NA ÚLTIMA PARTIDA DA ÚLTIMA RODADA... é, acho que voces devem estar se perguntando: "Por que que eu fiquei jogando playstation 2 aqui em casa?") e, graças a este feito, a escola tem a sua vaga garantida na próxima fase dos Jogos Escolares de Santa Catarina. Em segundo tivemos o Tullo Cavalazi com 9 pontos, que liderou o torneio todo a partir da segunda rodada (revezando com o Don Orione (Por quê? Por quê? Por quê? ... Maldido video game!!!)). E, no final (e com chances de ser campeão) tivemos o Don Orione em terceiro com 8,5 pontos (bah, quase!!! Só faltou 1 ponto!!! ... eu adoro xadrez por equipe, não só pelo fato de ser por equipe, mas pelo fato de oferecer mais equilíbrio a uma competição, ou seja: voces são favoritos??? Então tá né!!! ... provem isso no tabuleiro hehehe). Em quarto tivemos a Jorge Biff e em quinto colocado tivemos o Miguel Lazarin (que ficou em terceiro no feminino) com 3 pontos.

Bom, desta forma, encerro mais uma postagem!!! Agradeço a participação de todos (professores, alunos, secretaria de esportes e escolas) por me oferecer mais uma vez esta oportunidade de fazer jus às regras deste maravilhoso espetáculo de 64 casas, 32 peças e uma porção de pessoas olhando para elas (hahahahaha).

Um abraço para todo mundo!!! E até a próxima!!!

Fui!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário