segunda-feira, 19 de abril de 2010

1º Xarrasco de Braço do Norte!!! Depois desse... virão outros!!!

17 jogadores, 4 cidades, um churrasco e, pra variar, peças voando!!! Esse foi o 1º Xarrasco de Braço do Norte!!!

Olá amigos!!! E uma boa tarde!!!

Bom, após um bom descanso (pois a rotina não diferencia mocinho de bandido) estamos devolta (meio "lerdos" mas não parados hehehe). Tivemos neste sábado passado o 1º Xarrasco de Braço do Norte. Uma iniciativa do nosso amigo e parceiro Lúcio Teixeira, com o objetivo de melhorar tecnicamente o nível da modalidade aqui na região e oferecer um torneio pensado à mesma (pois estamos precisando... estamos cansados de jogar um torneio pensado e perdermos sempre no relógio com posição igual ou melhor contra jogadores cuja as equipes estão na modalidade a mais tempo).

Na foto, os dois jogadores de rating mais alto do torneio: Tiago de Carvalho (à esquerda) e Alexandre de Matos (à direita). Ambos brigando pelo primeiro lugar até a terceira rodada, até o Alexandre Vence o Tiago... e à todos que tentasse impedir o seu triunfo hehehe!!!

Bom, o torneio teve inicio as 9:00 da manhã no salão dos fundos do "Bar do Brecha" (o nome parece estranho, mas o local e a comida estavam ótimos... ainda estou sonhando com aquela macarronada hehehe), com 17 participantes convidados das cidades de Criciúma, Araranguá, Braço do Norte e Imbituba. Estes, se enfrentaram em um sistema suíco em 5 rodadas, em um ritmo de 61 minutos nocaute. Jogamos duas rodadas pela manhã (com um ritmo de 30 minutos nocaute), paramos para o almoço ao meio dia e retornamos às 13:30 (com a barriga cheia e o sono batendo hehehe).

Eu (Karlus Valga) e Leandro Ubialli!!! E não é que esse garotinho tá jogando pra caramba?

Dentre os jogadores, figuras conhecidas entre nós e destaques a nível estadual. Entre eles, estavam os Anfitriões Lúcio Teixeira e Kelvin Schmoeler (Kelvin foi campeão sub 14 no acumulado geral da divisão especial do Circuito Catarinense de Xadrez Rápido em 2009), o araranguaense Leandro Ubialli (campeão sub 12 no acumulado geral da divisão especial do Circuito Catarinense de Xadrez Rápido em 2009) acompanhado de seu pai, o também participante do evento, Luis Carlos Cardoso (um baita paizão... ah se eu tivesse um pai desse quando pequeno heheheh) e também do seu professor e jogador ilustre entre nós, Alexandre de Matos (que venceu mais um torneio aqui no sul... não tá dando só ele, mas tá quase).

Leandro Ubialli e Felipe de Carvalho Domingos. Duas promessas do xadrez aqui do sul, sem falar na quantidade de garotos que também estão vindo aí!!!

Pela equipe de Imbituba, tivemos de enfrentar um bom grupo, principalmente o Diego Silveira que levou o segundo lugar, além do Fábio David que, se mostrou um bom jogador, mas, por alguns fatores externos (o Evandro acabou derrubando o relógio, sem querer é claro, contra ele... além do celular do Evandro ter tocado no momento do jogo, só que o Fábio acabou levando azar pelo fato de que não havíamos discutido sobre isso no congresso técnico) acabou que sentindo
isso no torneio. Por Imbituba, acabamos conhecendo também o Felipe Tavares (árbitro FCX e também Auxiliar CBX) que, assim como eu (que conseguí fazer apenas 2 em 5, graças a uma noite mal dormida) não teve muita sorte no torneio, mas acabamos torcando idéias relacionadas ao xadrez e até fui convidado a participar em um torneio aberto escolas no dia 08/05 (e faremos o possível para estar lá). Um carinha tremendo boa praça e que está fazendo um belo trabalho em
Imbituba.

Equipe de Criciúma: da esquerda para a direita - Evandro Bittencourt, João Luis Ghislandi (cebola), Felipe de Carvalho, Eduardo Kammer, Karlus Valga, Tiago de Carvalho e Fábio Selinger.

Já a nossa equipe, tinhamos como destaques os irmãos de Carvalho (Felipe de Carvalho que foi o sexto melhor sub 16 no acumulado do circuito catarinense de
xadrez rápido em 2009 e Tiago de carvalho, jogador de maior rating da equipe... sem falar que ele vem surpreendendo a equipe com uma melhora incrivel no seu jogo), Evandro José Bittencourt (o jogador mais forte da equipe, na minha opinião, e que vinha de bons resultados como o terceiro lugar no acumulado no circuito verão de xadrez rápido, o Jogos Abertos de Santa Catarina onde fez 4,5 em 7 e sempre ser um jogador difícil de ser vencido), Fábio Selinger (que veio melhorando após cada torneio e levou o terceiro colocado deste mais que merecido) e eu (hahaha) Karlus Valga (que vinha de um 5 em 7 dos JASC, sendo o primeiro medalhista Criciumense na competição (ooooohhhh... grande coisa), mas que deu uma regredida em função a vários fatores externos (é... preciso descansar... que nada, to ruim mesmo!!! Hahahahah)).

Na foto, Fábio Selinger (à esquerda) e o seu Brecha (dono do estabelecimento onde foram realizados os jogos). Parabéns ao Fábio que foi o melhor colocado da equipe, e que vem evoluindo a cada torneio. Parabéns parceiro!!!

Bom, cada equipe com as suas "armas" e prontas para jogar. Claro que, não era nenhuma guerra, estávamos todos em casa, éramos todos guerreiros em pró de
apenas uma causa: o xadrez (pelo menos, eu ví dessa forma). Mas ninguém iria se sentar na mesa, de frente para o outro jogador (por qualquer um que fosse) e não jogar para vencer (hehehe... amigos amigos, xadrez à parte). e não deu outra: partidas de nivel técnico apreciável, algumas zebras, alguns táticos desperdiçados, alguns sacrifícios "furados" (bah, nem me fala, Na próxima o Leandro dança hehehe!!! Brincadeira pequenino) e alguns "enrolols" (coisas de torneio). Mas, no geral, um belo torneio.

Tiago de Carvalho (à esquerda), sendo o quarto colocado da competição. É, parece que temos uma equipe bem encaminhada para o JASC. E que com certeza vai melhorar ainda mais durante o ano. Parabéns aí Tiago!!!

Bom, quanto ao nosso "diário de bordo" (???) digamos assim, saímos as 7:00 de Criciúma com toda a equipe (eu, o Evandro, o Fábio, o Tiago, o Felipe, o João Luis (popular "cebola") e o Eduardo). Umas "corneteadas aqui, outras piadas alí e a viagem seguindo (coitado do primo do Evandro!!! Esse sim foi corneteado, isso que ele nem joga xadrez hahahahaha). Fizemos uma viagem tranquila (de kombi, até que foi tranquila), encontramos o local dos jogos facilmente, tomamos um café reforçado (eu e o Evandro, além do Luis e o Leandro em uma padaria alí perto), e nos "misturamos" com o pessoal do torneo (coincidiu que, quando chegamos no local, em seguida, chegaram o pessoal de araranguá e Imbituba... parecia que tinha sido combinado hehe). Um sábado muito divertido, com certeza.

Quanto ao resultado final: o campeão do torneio foi o Alexandre de Matos que, com 5 em 5, mandou todos catarem os chinelos depois do tsunami (voltamos então à velha forma amigo? Hehehe, parabéns!!!). Em segundo, Diego Silveira de Imbituba com 3,5 em 5, fazendo um bom torneio (ví algumas de suas partidas, e realmente percebí que era um jogador forte) e em terceiro Fábio Selinger de criciúma (merecido) sendo o melhor colocado da equipe. Na categoria sub 18, tivemos o felipe de Carvalho em primeiro (e quinto colocado na classificação geral), o Kelvin Smoeler de braço do Norte em segundo e o Leandro Ubialli de Araranguá. Tivemos ainda o Tiago de Carvalho em quarto colocado, fechando assim a nossa participação no torneio (confiram mais em www.xadrezvaleararangua.blogspot.com e www.xadrezvalebracodonorte.blogspot.com).

Bom, é isso, o próximo torneio, está previsto para dia 08/05 em Imbituba, o chamado aberto escolar, fomos convidados pelo Felipe Tavares (técnico de xadrez da Associação Imbitubense dos Amigos do Xadrez - AIAMAX) e faremos o possível para honrar esse convite hehehehe.

Até a próxima pessoal!!!

Fui!!


Um comentário:

  1. Dae galeraaaa...não sabia que vcs tinha um blog...muito legal...tomei a liberdade de pegar algumas fotos para publicar no www.esporteshow.com.br!

    Abraços

    ResponderExcluir