sábado, 22 de maio de 2010

JESC - Urussanga 2010 - Resultados Finais e Fotos!!! Agora Sim!!!

Meus cumprimentos à todos que participaram da modalidade de Xadrez!!! E gostaria de cumprimentar em especial à todos os professores das escolas. Que fique bem claro que, se temos um xadrez mais participativo é justamente pelos seus esforços, suas dedicações e a capacidade em superar todas as dificuldades para oferecer essa oportunidade aos seus alunos. Vocês são um exemplo para todos os alunos, para os futuros profissionais que virão e principalmente... para mim!!! Se eu tenho uma dedicação a mais para lutar contra o comodismo, é porque aprendi com vocês os mesmos bons exemplos em que vocês estão passando aos seus alunos. E minha obrigação é retribuir à voces à altura. (Ass. Karlus valga Ricardo - técnico de xadrez da equipe ADCRI/FME Criciúma).


Olá de novo amigos!!!

Bom, agora sim, estou com tempo e disposição de sobra para fazer uma postagem decente. Afinal, a competição em que fiz questão de acompanhar pessoalmente (do inicio ao fim... e até reunindo professores para discutir algumas melhorias para o próximo ano) nesta quinta e sexta passadas, devido ao nível técnico aumentando e a quantidade de equipes participando (além de ver escolas que antes não haviam participado pela modalidade), merece um comentário de qualidade e justo.

8 equipes no masculino e 6 equipes no feminino, num total de 21 jogos simultaneos a cada rodada. Dos 11 municipios da 21ª SDR, 10 participaram de, pelo menos, 1 (uma) edição dos JESC.

O problema é: por onde começar (hehehe)? Bom, acredito que, em relação à parte técnica, vem melhorando a cada ano (só para se ter uma idéia, a equipe da Escola José de Patta de Criciúma, no naipe feminino, ficou em ÚLTIMO LUGAR EM 2009... este ano, foi a CAMPEÃ, perdendo apenas 1(um) tabuleiro). Os professores estão buscando aperfeiçoamento e alternativas de aprimoramento dos seus alunos, os próprios alunos estão uns treinando aos outros (confirmem essa alternativa com o Guilherme cardoso da Escola Francisca Búrigo de Cocal do Sul ... esta campeão no masculino) e há mais escolas escolas tendo a persepção de COMO É FÁCIL TRAABALHAR O XADREZ (perguntem isso à professora Ieda da escola José do Patrocínio de Siderópolis, ao professor Dauro da escola Salete Scotti dos Santos de Içara - esta ficou em terceiro lugar no masculino - e ao professor José Carlos Ricardo da escola Vicente Guollo de Morro da Fumaça e eles lhe dirão algo à respeito hehehe)!!! Além do clima de amizade e companheirismo entre alunos e professores que existe com o andamento da rodada. Só acho que agora, os professores deveriam começar a condicionar os alunos de modo A BUSCAR SEMPRE O MELHOR LANCE a cada jogada que o fizer (uma dica é ver alguns vídeos do youtube, pois são didáticos e de uma comunicação visual muito boa para os alunos), assim os jogadores utilizarão melhor o tempo de reflexão e as partidas serão muito mais disputadas tecnicamente (sem falar que, os alunos irão adquirir uma melhora ainda maior nas chamadas capacidades mentais (desde os fatores cognitivos como lógica e raciocínio, até fatores psicológicos como iniciativa, coragem e até emoção).

Psicológico este, que pode se tornar um ator decisivo, mas difícil de ser trabalhado. Neste match (à esquerda, Jorge Biff de Siderópolis em segundo com 11 pontos e à direita, José de Patta em primeiro com 12 pontos na quarta rodada) equivaleu a técnica, a expêriencia ou o volume de treinos e de torneios? Que nada!!! Valeu a equipe que conseguiu ficar mais controlada por mais tempo (match tenso, muito disputado nos três tabuleiros e a pressão pelo título do torneio. Do meu ponto de vista, e baseado no que eu falei para as meninas no começo da rodada, equivaleu como fator diferencial a vontade de vencer, o nervosismo controlado por parte da equipe do José de Patta e, por último, a experiência). Resultado: José de Patta 2 (jogando de pretas no primeiro tabuleiro) e Jorge Biff 1. Agradeço a todas as meninas que participaram deste match por oferecer à competição, uma excelente prova de fogo, e que ambos os lados fizeram por merecer o título.


Bom, quanto à parte de organização e regulamentação (essa sim, foi um tanto "tensa" e que nos fez perder um pouco de energia para acertar algumas QUESTÕES QUE AINDA ESTAVAM PENDENTES, e que foram contornadas na medida do possível), tivemos uma melhora significativa, comparada aos anos anteriores, mas ainda assim algumas coisas precisam ser resolvidas... o que me levou a reunir os professores e discutir estas questões (discutimos estas questões, apresentamos sugestões e estas serão encaminhadas aos organizadores do evento e ficaremos no aguardo para que estas sejam solucionadas para o ano seguinte). O fato é que o regulamento, simplesmente, é o mesmo dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina (com as devidas modificações para, aparentemente, adequar à realidade dos jogos), mas ele não está totalmente apto à realidade dos JESC e, em função disto, discutimos o que deveria ser melhorado. E acredito que deverá melhorar, pois são soluções simples, mas que irão tornar o torneio mais "jogável" e sem "implicancias legais" para atrasar o andamento da competição.

Acredito que, como técnico da modalidade de Xadrez da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma e, consequentemente, a referencia da modalidade na região, é meu dever participar de forma ativa, oferecer apoio à todos os professores interessados e, se necessário, intervir de forma produtiva. Temos um enorme potencial na região que, só não foi explorado da devida forma ainda, em função da pouca infra-estrutura em que estes profissionais são submetidos. Assim como eles, também sou um profissional de educação física e, com isso, compreendo a atul situação e, sinceramente, não me conformo com algumas situações que ocorrem na atualidade.

Quanto ao fator sociabilidade, este a cada ano vem melhorando cada vez mais e é o principal fator que vem tornando o xadrez cada vez mais atrativo (a troca de "figurinhas" por parte não só dos professores mas também pelos alunos, o interesse do pessoal em aprender mais e a beleza do xadrez em sí que aprendemos a ver após algum tempo de prática hehehe). Sociabilidade esta que, faz com que informações sejam repassadas adiante, mais pessoas possam ter acesso a ela e mais pessoas interessadas pela modalidade.

Na foto, as equipes campeãs no feminino (José de Patta de Criciúma à esquerda, Jorge Biff de Siderópolis no centro e Quintino Rizzieri de Içara à direita). Nesta foto estão as melhores enxadristas da região e, graças à participação de vocês no JESC, o mndo (ou melhor, o pessoal que estiver vendo este blog hehehehe) irão conhecer vocês. Parabéns!!!

E, pra fechar, um fator que é muito importante não só para os JESC em sí, mas também para os próprios esforços dos alunos é a questão da CONTINUIDADE DOS TRABALHOS!!! Ou seja, seria interessante aproveitar este momento e oferecer mais oportunidades para os alunos praticarem mais o xadrez (reunião de alunos extra-classe, xadrez nas aulas de informática e até algo um pouco mais específico dentro da própria aula de educação física... seriam algumas das alternativas). O esforço, a dedicação e o próprio aprendizado serão lições importantes aos alunos (claro, estimular, não obrigar).

Na foto, as equipes campeãs no masculino. À esquerda a equipe da SATC de Criciúma (vice-campeã), no centro a escola Salete Scotti dos Santos de Içara (terceiro lugar) e à direita a escola Francisca Búrigo de Cocal do Sul (campeã). Parabéns à todos pela dedicação e superação. 2011 tem mais... até lá, temos tempo de nos preparar de novo.

Bom, quanto aos resultados, estão na postagem anterior, mas as fotos, colocarei aqui.


Professor Deivid entregando o troféu de vice-campeã para a capitã da equipe da Jorge Biff, a Daniele.

A equipe da Escola Quintino Rizzieri de Içara, terceiro lugar dos JESC 2010. Meninas que jogaram pela primeira vez o evento... e ganharam o troféu por merecimento. Parabéns meninas!!! E até o próximo JESC (ou até o próximo torneio)!!!

Aqui, a capitã da escola José de Patta, a Mariane, recebendo o troféu de campeão. Como o Michel não pode vir na sexta-feira, sobrou pra mim essa (heheheh).
A equipe da escola Jorge Biff. Vice-Campeã dos JESC 2010. Meninas que, fiquei impressionado com a evolução das mesmas (do período em que ocorreu os jogos em Siderópolis até hoje, elas melhoraram bastante, no meu ponto de vista) e o título passou muito perto. Gostei também, principalmente do auto controle de cada uma de vocês (a todo momento em que eu olhava para elas e, elas me respondiam com um simpático sorriso... um gesto digno, vindo de boas meninas... e se tivéssemos perdido o primeiro lugar para vocês, ficaria muito feliz). Uns parabéns também ao Deivid, que treinou muito bem as meninas e que continue com o bom trabalho. Nos vemos em breve!!!

E aqui, as meninas campeãs dos JESC em 2010. Detalhe: essa equipe foi a ÚLTIMA COLOCADA NO ANO PASSADO!!! Sorte? Ironia do destino? O nível técnico diminuiu? Não!!! Essa vitória só foi adquirida por um motivo: pelos esforços em que estas meninas fizeram DESDE O ANO PASSADO!!! Treinaram bastante, jogaram alguns torneios... enfim, se prepararam para este dia. E aí, a recompensa por tanto tempo se dedicando a uma causa em que elas acreditaram durante todo este tempo. Obrigado meninas pela oportunidade em que vocês me ofereceram pra fazer parte desta história. A conquista de vocês (não querendo desmerecer o trabalho das outras equipes) é iquestionável. Ah, só para lembrar: esta conquista foi inédita para Criciúma (jamais uma equipe feminina conseguiu este feito... vocês fizeram história hehehe). Parabéns meninas!!!

Na foto, um dos melhores professores da nossa região - Dauro Daré - premiando a sua equipe do Salete Scotti dos Santos de Içara, terceira colocada no masculino. Tive a honra de "discutir" amigavelmente é claro, com ele e outros professores, alguns pontos relacionados ao evento. Sempre que encontro com ele, sinceramente, aprendo algo novo. O Dauro tem uma experiencia na área da educação física de longa data e um espírito profissional (e pessoal) que serve de exemplo para todos os profissionais da área. Um abraço amigo!!! E espero vê-lo em breve!!!

Outro professor que também merece congratulações é o meu amigo Jairo Bressan. Todo mundo já falou absurdos dos trabalhos das escolas particulares (que o professor ganha hora-extra quando sai para eventos, que trabalha menos e ganha mais.... tuuuuudo mentira... coisa de quem nunca presenciou a realidade em que o nosso amigo convive), mas ele nem liga e se preocupa em fazer o seu trabalho da melhor maneira possivel. Infelismente não deu para a SATC ser campeã este ano. Bom, o vice pelo menos. Parabéns Jairo pelo esforço. até!!!

Bom, aqui a professora Ana, do Francisca Búrigo de Cocal do Sul, entregando o troféu de campeão à sua equipe. Nos conhecemos neste evento e, graças à oportunidade em que ela ofereceu aos seus alunos em representar a escola neste evento, vão poder representar toda a nossa região na próxima fase dos JESC em Araranguá. Parabéns professora, pelo trabalho e aos garotos, pelo esforço e pelo marco na história (título inédito para Cocal do Sul - e mais que merecido). Parabéns à todos!!!

E assim concluo as fotos e os comentários. Foi uma bela apresentação, onde os alunos foram as estrelas... e nós, apenas os expectadores deste show.

Até a vista!!!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Hoje recebi esse e mail, fiquei muito emocionada e saudosa, quando vi as fotos onde identifiquei os meus aluninhos e meu grande amigo Dauro,quero reforçar tudo o que foi citado sobre ele.... ,porque é uma pessoa com um carater invejavel.... sou professora aposentada e já trabalhei o xadrez na disciplina de matematica , tive muita ajuda dos alunos dele , inclusive de seu filho Vitor, grande atleta,e sem contar o incentivo desse professor maravilhoso...

    ResponderExcluir