domingo, 26 de abril de 2009

Adrenalina Colocada à Prova Inúmeras Vezes em um Universo Reduzido às 64 casas!!! Confiram...

Olá amigos!!! E uma boa noite!!!

Tamanho da fonte
Sabe quando temos a sensação de que "este vai ser o torneio"? Pois é... além do ótimo local e excelente estrutura física, o torneio teve uma cara "diferente", com jogadores em que eu não os via há muito tempo, que eu já os via mas não tive a oportunidade de vê-los em "combate" (hehe) e aquelas carinhas de sempre que jamais vou me cansar de ver nos torneios. Enfim... 33 jogadores, digno de mais uma bela postagem e um agradável ambiente em termos de sociabilidade... senhores, este foi o "I ABERTO UNESC DE XADREZ RÁPIDO".

Bom, já notaram que estou um tanto que "inspirado" hoje (hehehe), pois não é pra menos. Quem estava lá sabe do que eu estou falando. Partidas emocionantes, disputas já conhecidas e desconhecidas, jogadores surpreendendo e, por que não, superando as expectativas. Acredito que, estes motivos (e vários outros que, se eu os colocasse aqui, com certeza eu teria que fazer um blog só para eles hehehehe) são mais que suficiente pra justificar a minha "fonte de inspiração".

O Salão de eventos da APROFUCRI/UNESC contribuiu para abeleza do torneio. Enquanto que as primeiras mesas jogavam em um local separado dos demais, nas mesas restantes, aconteciam os demais jogos. Isso contribuiu e muito para que o torneio tivesse uma cara especial. E além disso, os jogadores teriam uma preocupação a menos em relação à influencias externas. Aí em cima, Alexandre de Matos (á esquerda) e Ruben Olivescki (á direita) tiveram a honra de inaugurar a mesa 01 no torneio.

O torneio contou com jogadores de várias faixas-etárias. Este acima é o Marco Antônio Pessoa Ghislandi, de apenas 09 anos. Não se enganem com o tamanho, pois ele deu muito trabalho pra quem o enfrentou. Como ele se saíu? Foi o segundo colocado na categoria sub 12!!! Parabéns Marco Antônio!!! Desta vez foi a sua vez de brilhar. É isso aí garoto!!!

Bom, tivemos alguns imprevistos em relação à organização e à adequação ao emparceiramento (este último resolvido com a ajuda do nosso amigo Alexandre de Matos, valeu amigo) que foram facilmente resolvidos. Tivemos outro problema em relação à alimentação (pois, torneio, em um domingo... sem comentários), este eu fiquei devendo... minhas sinceras desculpas amigos. Prometo que no próximo, estes imprevistos serão corrigidos, assim como outros que não estavam às nossas vistas.

Gostaria de agradecer, em especial, ao nosso amigo Daniel Mafra (um dos fundadores do Clube de Xadrez de Siderópolis) pela sua participação e dos demais membros do clube que, da melhor maneira possível, engrandeceram o torneio. Muito obrigado amigo!!! E estamos à disposição no que estiver ao nosso alcançe para contribuir com a melhora em pró de xadrez.

No feminino, representando a Associação Criciumense de Xadrez (ACX), Camila Evaristo garante a primeira colocação e também o segundo lugar na categoria sub 18, demonstrando jogar de igual pra igual com os participantes. Obrigado pela participação. E espero que esta sirva de incentivo à outras em participarem.

E os irmãos Vinícius e Adriano Valga conseguiram levar pra casa a medalha de terceiro colocado na categoria sub 12 (conquistada pelo Vinícius) e de terceiro lugar na categoria sub 14 (conquistada pelo Adriano). Aeee garotos!!! Mais uma vez premiados!!! Continuem assim meus primos queridos!!!

Na minha opinião... o enxadrista revelação do torneio!!! Arthur Ferreira!!! Segundo colocado na categoria sub 14!!! Um resultado mais que merecido. Parabéns ó grande Arthur (uma piada criada pelo nosso amigo Alexandre de Matos hehehe)!!!

E a medalha de campeão na categoria sub 14 ficou com Maurício Fagundes Donato!!! É isso aí pequeninho!!! Agora sim estou muito stisfeito com o seu xadrez!!! Temos que melhorar alguns detalhes, mas fora isso, o caminho para a sua melhora é este!!! Agora, se concentrar para a etapa Micro-Regional do JESC!!! Vê se faz bonito lá pela SATC hein!!! Parabéns!!!

E mais uma vez, o garoto "prodígio" de Araranguá, Leandro Ubialli leva a medalha de campeão na categoria sub 12!!! É isso aí garotinho!!! Mais uma vez você provou com eficácia o porquê de você ser um dos 10 melhores de Santa Catarina nesta categoria. Vê se faz bonito lá no Brasileiro da Criança hein!!! Parabéns amiguinho e estamos torcendo por você!!!

E os irmãos Felipe e Tiago de Carvalho também conseguem levar pra casa a medalha de terceiro lugar na categoria sub 14 (Felipe) e quarto colocado na classificação geral (Tiago)!!! Muito bom rapazes!!! Aí Felipe, não esquece que tem FECAJ no dia 15 hein!!! Agora eu quero ver como você e o resto da equipe irá se sair lá em Lages!!! Parabéns!!!

Guilherme Nunes fatura a medalha de segundo colocado na categoria sub 16!!! Parabéns Guilherme!!! Alguns "acidentes de percurso" acontecem... devemos estar prontos para superá-los continuar em frente!!! Acho que foi mais ou menos isto que aconteceu neste torneio!!! Parabéns cara!!! E até a próxima!!!
Se o Alexandre viesse pra mim neste momento e me perguntasse quem foi o jogador que mais me impressionou, eu diria este carinha de boné aí na foto!!! Jair Rodrigo se mostrou muito firme em todas as suas partidas (pelo menos as que eu pude acompanhar hehehe), venceu adversários importantes e fez mais que mereceido as medalhas de campeão na categoria sub 16 e sexto colocado na classificação geral!!! Jair gostei muito do xadrez que você apresentou diante de fortes jogadores!!! Estou ancioso pra ver o seu desempenho na etapa do Catarinense rápido em Tubarão!!! Nos vemos por lá amigo!!!

Na classificação geral, uma série de partidas dignas de um grande espetáculo!!! Algumas "zebras" e alguns lances inesperados esquentaram ainda mais as últimas rodadas do torneio (acreditem, não foi uma tarefa fácil coordenar um evento deste - primeiro porque tive que olhar inúmeras partidas interessantes sem sequer fazer parte delas (não poder jogar) e segundo porque a minha função seria muito importante ser desempenhada com um mínimo de sucesso para que ninguém saisse prejudicado no evento)... enfim, uma obra de arte em cada mesa onde foram feitos os jogos.

Em sétimo lugar na classificação geral, Eduardo Zini (à esquerda) da Associação Criciumense de Xadrez (ACX). Fazia um bom tempo que eu não o via. Tive a honra de fazer parte da mesma equipe de Joguinhos em Morro da Fumaça (bons tempos aqueles hehehehe). Prazer em revê-lo amigo!!! Espero poder contar com a sua participação nos próximos torneios!!! Valeu mesmo!!!

Evandro José Bittencourt fatura o quinto lugar na geral!!! Tive a oportunidade (graças à brilhante memória do Evandro, que lembrou das partidas hoje no treino hehe) de analisá-las e ver as milhares de situações das quais ele passou no torneio!!! Bom, foi por pouco... agora... vamos pra Lages né!!! Heheheheh!!! Valeu amigo!!!

Alexandre de Matos conquista a terceira colocação geral no torneio (se bem que, em certas situações, eu tive que admitir... ele fez por merecer em ter o rating mais alto da LXVA hehehehehe). Não deu desta vez, mas, pelo pouco que eu conheço do Alexandre... ih... sai de baixo!!! O próximo eu vou ser obrigado a jogar, porque o cara vai vir sobrando peça no tabuleiro (como se eu fosse parar essa fera hahahahahah)!!! Obrigado mais uma vez amigo pela participação!!!

Em segundo lugar (e merecido, com aplausos, fogos de artifício e tudo o que tem direito) Fábio Selinger!!! Parabéns parceiro!!! Eu fico impressionado a cada dia com a evolução em que o Fábio vem passando desde o JASC "naufragado" do ano passado em Timbó!!! Cara... sem comentários... (to vendo que eu vou ser reserva da minha própria equipe no JASC deste ano heheheheh).

E o campeão, e a grande surpresa do torneio... ficou com Guilherme Antunes (acreditem, este cara quase que não vem para o torneio)!!! Aí Guilherme hein!!! Esse nem eu esperava!!! Parabéns cara!!! Fiquei muito contente quando eu ví você liderando, deixando essa cambada pra trás hahahahahaha!!! Cara, gostaria de contar com a sua participação para os próximos torneios!!! Meus parabéns!!!

Aff... até que enfim acabei (caramba)!!! Bom amigos, quanto às minhas últimas palavras... só gostaria de agradecer mais uma vez a participação de todos, que continuem treinando e trabalhando em pró do xadrez e que, além destes, muitas outras oportunidades de reencontrar essa turma possam acontecer, pois, apesar de que
eu não tenha jogado, fiquei muito satisfeito com o nível técnico apresentado. Realmente o pessoal parece cada vez mais motivado e preparado a cada torneio.
Bom... é isso!!! Um abraço à todos... e até a vista!!!
Karlus Valga Ricardo
Obs: já ia me esquecendo: em breve, enviarei mais informações sobre os demais torneio previstos para este ano (o circuito escolar por equipe, o circuito talismã e o campeonato regional sul por equipe)... fiquem atentos!!!
FUI!!!

domingo, 12 de abril de 2009

I ABERTO "UNESC" DE XADREZ RÁPIDO - DIA 26/04 (DOMINGO)

Olá amigos!!! E uma boa noite!!!

Agradeçam ao meu amigo Alexandre de Matos pela obra prima acima!!! Valeu de novo amigo!!!


Com certeza este vai ser o evento mais complicado em termos de organização que eu irei coordenar. O motivo? Simples: primeiro, o alto nível dos participantes que, graças às competições anteriores (circuito de verão, Chess Beach, as duas etapas do Circuito Catarinense, o torneio em comemoração aos 129 anos de Araranguá e o Festival Catarinense da Criança... me perdoem se esqueci algum), ao interesse do pessoal e os treinamentos em que estamos realizando (em breve treinos para todos que estiverem interessados, qualquer coisa é só entrar em contato comigo hehehe). Segundo, a quantidade de jogadores em que estou prevendo (40 jogadores, no mínimo) e terceiro, uma motivação pessoal minha (fico contente quando consigo reunir uma grande quantidade de aficcionados pelo xadrez, pois no fim acabamos TODOS nos tornando grandes amigos... transformando tudo em uma grande festa, na medida do possível e do correto é claro heheheh).
Bom, quanto aos dados do torneio:

Dia: 26/04/2009 (domingo)
Horários - Inscrições: das 13:00 até as 13:45 horas
- primeira rodada: 14:00 horas

Sistema de Disputa: Suiço em 6 rodadas (quanto ao critério da relação de jogadores, a princípio só o rating da FCX) tendo os bulchoz, mediano e progressivo como critérios de desempate.

Tempo de Reflexão: 21 minutos nocaute (havendo a possibilidade de fazer algumas rodadas de 16 minutos nocaute)

Premiação: medalhas para os três primeiros colocados nas categorias sub12, 14, 16, 18 e livre feminino. Além de troféu para o campeão geral e medalhas do segundo ao sétimo colocado.

Aí vai uma lista dos jogadores já convidados:


Alexandre de Matos (Araranguá), Evandro J. dos S. Bittencourt (ADCRI - Criciúma), Tiago de Carvalho (ADCRI - Criciúma), Fábio Germano Selinger (ADCRI - Criciúma), Maurício Fagundes Donato (ADCRI - Criciúma), Adriano Valga Topanoti (ADCRI - Criciúma), Felipe De Carvalho Domingos (ADCRI - Criciúma), Eduardo Hobold Kammer (ADCRI - Criciúma), João Luís Pessoa Ghislandi (ADCRI - Criciúma), Marcos Vinicius V. Antunes (ADCRI - Criciúma), João Vitor Vieira (ADCRI - Criciúma), Ruben Olivescki (ADCRI - Criciúma), Viniciús Valga Topanotti (ADCRI - Criciúma), Paulo H. P. Ghislandi (ADCRI - Criciúma), Túlio Gabriel (ADCRI - Criciúma), Mateus dos Santos (ADCRI - Criciúma), Marco A.P.Ghislandi (ADCRI - Criciúma),
Maiko Dagostin (Sombrio), Mateus David (Sombrio), Tiago Preis Kammer (Forquilhinha), Jader Cologni (Urussanga), Carlos Lorenzi (Criciúma), Edilson V. Bittencourt (Criciúma), Maxtai Feliciano (Morro da Fumaça), Murilo Guollo (Morro da Fumaça), Vinícius Aguiar (ADCRI - Criciúma), Luis Carlos Cardoso (Araranguá), Leandro Ubialli Cardoso (Araranguá),
Mateus Vasconcelos (ACX - Criciúma), André Vasconcelos (ACX - Criciúma), Guilherme Nunes (Araranguá), Jair Rodrigo da Silva (Araranguá), Caciano (Criciúma), Pedro Henrique di Francia (Criciúma), Pedro Augusto di Francia (Criciúma) Tiago Moretti (Criciúma) Daniel Mafra (Siderópolis), Deivid Faria (Siderópolis), Cléber Padoin (Forquilhinha), Emerson Figueira Gonçalves (ADCRI - Criciúma), Jorge Ambroso (Siderópolis).

Bom amigos, até agora foram estes. Ligarei para todos em que tenho contato no xadrez. Maiores informações pelo meu hotmail karlusvr@hotmail.com , meu telefone 96322234 ou pode utilizar o próprio blog para se mostrar interessado no evento.

Bom, é isso... até mais amigos!!!

terça-feira, 7 de abril de 2009

Jogos Escolares de Santa Catarina - Fase Municipal em Siderópolis... Últimas Informações

Terminou hoje o Jogos Escolares de Santas Catarina (JESC) em Siderópolis na modalidade de xadrez com grande sucesso!!! Uma bela manhã, o pessoal animado e motivado à participar do evento. Pena que a premiação foi apenas aos três primeiros colocados. Mas acredito que todos já se tornaram campeões, só pelo fato de participar deste torneio. Parabéns à todos o participantes.

Olá amigos!!! E bom dia!!!

Enfim... terminamos o torneio em Siderópolis!!! E, como eu havia dito antes, com grande sucesso. Mais uma vez comprovei que Siderópolis está bem encaminhado na modalidade, com alunos experientes, dedicados e dispostos a melhorarem o seu xadrez (basta que estes tenham o estímulo certo). Gostaria de parabenizar aos professores (pelo bom trabalho e pela competencia), aos alunos (pela dedicação e participação no evento) e também à CME de Siderópolis pela oportunidade que me ofereceram.

O torneio se tornou um grande espetáculo!!! As escolas Aurora Peterle (à direita) e Joge Biff (à esquerda) estavam disputando a primeira colocação do torneio até a quarta rodada. Correndo atrás, estava a escola Tullo Cavalazzi. As outras estavam não muito longe nas primeiras rodadas, mas no decorrer do torneio, as equipes foram se distanciando entre sí e concluindo o torneio.

Bom, quanto ao torneio tivemos a seguinte classificação final:

Como podem ver, o Município de Siderópolis está muito bem representado para a próxima fase dos JESC que será realizada em Urussanga, no período entre 12 a 16 de maio. E os garotos (e garotas) da escola Jorge Biff estarão lá. Boa sorte rapazes. E que se esfoçem nos treinos, pois lá vai ser mais difícil.

Bom pessoal, estou com pressa, tenho que dar aula daqui a pouco, então até mais. E fiquem com as fotos das equipes!!!

Aos alunos da escola Miguel Lazarin, a participação da escola pode não ter sido a das melhores, porém vocês deram o primeiro passo para se tornarem campeões, ou seja, participaram do evento. Agora é continuar praticando para as próximas oportunidades que aparecerem.

Alunos da escola Silvio Ferraro. Rapazes, alguns pontos perdidos por meras distrações, outros conquistados por granes esforços. Que estes esforços continuem de modo a facilitar os desafios futuros. Nem sempre vencemos, nem sempre perdemos, mas sempre aprendemos (no erro, a corrigir e no acerto, a buscar ao máximo de si).

Não poderia esquecer também os alunos do Colégio Don Orione (local onde foram realizados os jogos). Garotos, a tudo se tem um começo (e geralmente não é facil hehehe). Não desanimem com o resultado, este foi o primeiro. Pensem em quantas coisas vocês aprenderam nestes dois dias de competição. Uma boa preparação e acredito em uma boa melhora em uma próxima oportunidade. Até lá, é como eu sempre digo aos meus alunos, vamos treinar!!!

Terceira colocada, a E.E.B.M. Aurora Pértele. Da esquerda para a direita temos os alunos Weliton Macarini, Heric Marcelo da Silva, Sharlyson D. Marcello, Alekssandro Aliati e a professora Maria Olivo Comin. Garotos, que esta medalha sirva de motivação para vocês e para os outros praticantes da modalidade. Parabéns Rapazes.



Aos alunos (a ordem dos nomes não coincide com a foto) Richard Nascimento, Alexander Possoli, Jeferson Garlini, Fernando Raulino e Gustavo Tramontin, além das professoras Rosângela e Adriana (e do mascote Erico Leandro), representantes da E.E.B Dr. Tullo Cavallazzi, segunda colocada, meus parabéns. Os alunos demonstraram um bom nível de jogo, o que me fez perceber que os professores se empenharam muito rumo à preparação destes alunos. Que continuem assim!!!

E a escola campeã foi a Jorge Biff com os alunos Pedro Gonçalves, Guilherme Pereira, Fernando Pavan e Deivid Faria de Souza. Com o título, a escola terá o direito de representar o município na fase micro-regional dos JESC no período de 12 a 16 de maio, em Urussanga. Meninos, preparem-se bem, pois além da responsabilidade de levar o nome de Siderópolis, vocês enfrentarão as escolas campeãs dos 11 municipios da região carbonífera (Criciúma, Forquilhinha, Urussanga, Morro da Fumaça, Içara, Nova Veneza, Treviso, Lauro Müller, Orleans, Cocal do Sul e Siderópolis é claro).

Bom pessoal, no momento é isso. Lembrando que dia 26/04/2009 (domingo) será realizado o I Aberto "UNESC" de Xadrez Rápido. Quanto ao "II Circuito Escolar de Xadrez por Equipes", ainda estamos à procura de uma data após a semana da páscoa. Se alguém tiver uma sugestão,basta entrar em contato comigo (karlusvr@hotmail.com ou 96322234).
Um abraço pra todos que estão acompanhando as informações do blog. Ele está sendo muito útil para divulgar estes eventos. Tem uma listagem de links relacionados ao xadrez que podem vir a serem importantes.
Até a vista!!!








segunda-feira, 6 de abril de 2009

Siderópolis: lá o Xadrez Também Está Acontecendo!!!


Etapa municipal dos Jogos Escolares de Santa Catarina - JESC - em Siderópolis. 7 equipes no masculino e 5 equipes no feminino. Admirei o bom nível técnico da competição e a satisfação de estar arbitrando um bom torneio.

Olá amigos!!! E boa noite!!!

Mais um município também se prepara para os JESC, desta vez, Siderópolis, que também possuem jogadores de qualidade e um trabalho que, aos meus olhos, está bem encaminhado. Fiquei impressionado com o potencial das equipes e percebí os esforços investidos por parte dos professores, refletindo nas boas participações por parte dos alunos. Enfim, mais um município demostrando o seu potencial na modalidade e um grande interesse na mesma.

Bom, tivemos alguns transtornos para a organização do local (afinal 7 equipes no masculino e 5 no feminino, pelo menos em quantidade, tinha tudo pra ser um bom e exigente torneio) e um atraso no horário programado (atraso este que nos forçou a extender o torneio para mais um dia, mas não quer dizer que o torneio foi desorganizado ou coisa parecida). Mas acredito que o torneio acabou sendo bem desenvolvido e elaborado da melhor forma possível.

Mais de 40 alunos representando a sua escola, adquirindo novos conhecimentos e socializando com outros alunos de outras comunidades. Além de um belo torneio, uma ótima oportunidade em termos de estímulo, motivação, espírito de luta, ética e justiça... fora milhares outras possibilidades em que o xadrez pode proporcionar aos praticantes.

O masculino, pelo seu número maior de particiantes, tiveram as suas duas últimas rodadas adiadas para amanhã pela manhã. Já o feminino, terminou hoje e com boas participações. Tivemos um excelente desempenho da escola "Jorge Biff" (a campeã do torneio), seguido da "Aurora Petre" (segunda colocada) e "José do Patrocínio" (terceiro lugar). Com isso, a escola "JorgeBiff" representará o município de Siderópolis na fase micro-regional dos JESC, em Urussanga, no período de 12 a 16 de maio, no naipe feminino. Parabéns meninas!!! Agora é treinar para que repitam, ou pelo menos tentem, o mesmo feito lá em Urusanga!!!

Congratulações às meninas da escola "Jorge Biff". Ví estas meninas jogando e percebí que realmente o município de Siderópolis será muito bem representado na próxima fase dos JESC. Sem querer desmerecer aos outros alunos,éclaro. Acredito que todos um dia terão a sua oportunidade, no momento, a vez é delas hehehe!!!

Às meninas da escola "Aurora Petre" (me perdoem se escreví errado), com seu segundo lugar na competição. Alguns dizem que o segundo colocado é o "primeiro do últimos" (que maldade). Eu acredito que o segundo lugar é o primeiro passo para se conseguir o primeiro lugar. Meus parabéns meninas!!! Que esta medalha sirva de incentivo à vocês e a muitos outros alunos em pró da prática, não só do xadrez, mas também de muitas outras práticas desportivas.

Eu não poderia esquecer também da escola "José do Patrocínio"!!! Que, com o seu terceiro lugar na competição, concluiu a sua participação. Também fizeram um bom torneio, mas por pouco não consegue o segundo colocado. Bom meninas, continuem praticando... o xadrez de todas vocês (não só a equipe, mas de todo o pessoal da competição) está em excelente crescimento. Ainda falta ajeitar algumas coisinhas mas, estando nesta competição e ganhando medalhas, já é um bom começo.
Bom amigos, amanhã terei mais informações do evento. Partirei pela manhã para finalizar o torneio masculino. E acredito que será tão bom quanto o feminino. Claro que não será um dos melhores passatempos prestigiar um evento deste, mas acreditem... vale a pena observar o que estes "pequeninos" são capazes de fazer...posso garantir que irão se espantar (hehehe, no bom sentido).
Até mais pessoal

domingo, 5 de abril de 2009

Sejam justos... e a vida se encarregará do resto.

Torneio da sexta feira. À direita: Felipe Carvalho, Marco Antonio Ghislandi, Ruben Olivescki, Maurício Fagundes Donato e, lá no final da mesa, João Luis Ghislandi. À Esquerda: Eduardo Holbold, João Vitor Vieira, Paulo Henrique Ghislandi, Vinícius Valga e Adriano Valga. Mesa cheia... quase não cabe todo mundo, hehehe!!!
Olá Amigos!!! E Boa Noite!!!
Domingo, tirei o dia para descansar, uma pausa para o xadrez e voltando à ativa já na segunda feira. Gostaria de agradecer ao pessoal que está acompanhando a fantástica evolução em que o xadrez está sofrendo aqui em Criciúma e região. Evolução esta em que faço questão de divulgar aqui no blog e fazendo o possível para que a modalidade obtenha o seu devido reconhecimento. Além de (pelo menos eu estou conseguindo enxergar essa possibilidade) dar oportunidades às pessoas uma melhora de vida, mesmo que à longo prazo e uma série de dificuldades em que encontramos para a realização de um bom trabalho.
Oportunidade... para todos. Na semana passada encontrei com um amigo que também se formou comigo. Ele também tem alguma experiencia com o xadrez e, inclusive, o convidei à participar do circuito escolar de xadrez em que faríamos neste sábado passado (faríamos, pois, a pedido dos professores e pelo meu bom senso, resolvemos adiar para após a semana da páscoa). Ele confirmou a sua equipe... mas a conversa partiu para um outro ponto de vista: a questão da ramificação da Educação Física (licenciatura e bacharelado).
Ao que parece, seguindo o modelo atual da conduta em que o curso segue atualmente, a Educação Física na escola está voltada não só ao esporte, mas também a dança, a ginástica, ao jogo, as lutas e a capoeira (estes são os principais conteúdos que norteiam o conteúdo da disciplina no ambiente escolar). Até aqui, tudo bem.
Porém, fomos comparar a nova conduta dos profissionais de Educação Física (eu não entro nesta nova conduta, pois me formei antes desta ramificação licenciatura & bacharelado) com a participação das escolas na Fase Municipal dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC) e tomamos um susto... houve uma drástica diminuição na participação das escolas.
Bom, obviamente, com a mudança da pedagogia da Educação Física, o esporte teve o seu espaço um pouco reduzido... suas atividades extra-curriculares diminuidas em função, talvez sim talvez não, desta nova forma de profissional na área, que traz um novo método em se aplicar a Educação Física e, frente a isso tudo, uma diretoria de uma instituição de ensino com outras preocupações como aprovação do maior número de alunos no vestibular (conheço escolas em que passaram a oferecer as aulas de Educação Física no horário extra-classe e reforçar as aulas do período normal de aula com aulas extras em relação ao horário normal de aula) e adquirir um maior número de alunos (quanto mais alunos, maiores recursos financeiros).
Bom, seguindo esta linha, batemos de cara com um problema sério: oportunidade. Será que, não levando os alunos para jogar (e, consequentemente, conhecer novos lugares, novas comunidades, novas pessoas, novas experiencias, maior interação entre os alunos e entre a escola, etc...), não oferecer uma atividade extra-curricular (ocupando o tempo do aluno com uma atividade sadia, importante para o seu desenvolvimento e tirando-o das ruas e das más companhias), não dar uma oportunidade a um indivíduo (para que este também ofereça a oportunidade a outros) e não mostrar o bom trabalho em que a instituição de ensino faz (valorizando o trabalho da escola, dos professores, funcionários e dos alunos) é o caminho correto? Se é certo ou não, não serei eu quem direi isto, mas sim o próprio tempo. Pois este sim, é justo com todos aqueles em que não medem esforços para dar oportunidade à todos (ou ao máximo de pessoas possível), que se preocupam em oferecer algo a mais a pessoas em desenvolvimento e, quem sabe, tornar esta em um ser diferenciado, que irá passar o que aprendeu a outros... e estes a outros... e estes outros a mais outros... e assim a vida segue...
Professores, pensem nisto!!! Sejam justos... e a vida se encarregará do resto.
Até mais pessoal!!!
Karlus Valga Ricardo

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Na mesa... No Chão... Na escada... No Caixote... Enfim... em Todo o Lugar... Esse é o Xadrez que eu Ensino!!!

Como diria Humberto Guessinger, "Na falta de algo melhor, inventei a minha liberdade!!!" Hehehehe!!! Poi é, fizemos uma aula meio que... diferente!!! E deu certo!!!



Olá amigos!!! E... Ah! Deixa pra lá (hehe)!!!

Bom, mais um dia cheio!!! Mais uma aula (de xadrez, pra variar) em uma das escolas da rede municipal de ensino (dessa vez na E.M.E.B. Fortunato Brasil Naspolini, Mina do Toco). E lá não foi diferente das outras. A criançada "animada" até demais, os comentários das professoras a respeito dos benefícios da prática do xadrez (alguns verdadeiros e outros... nem tanto) e um local um tanto que "improvisado" (apesar de que isso não mudou em absolutamente nada) para se jogar xadrez.

Pequeninos, inocentes, espertos, com a corda toda e entusiasmados com a volta do xadrez na escola. Cada movimento, cada captura, cada jogada e cada xeque mate é um grande passo para eles e uma satisfação enorme para o professor.

Nesta escola eu já vinha fazendo um bom trabalho nos anos anteriores e por causa destes bons resultados, a escola agora tem um grupo muito bem instruido, estimulado e pronto para reiniciar as aulas de xadrez (todas as sextas-feiras a partir das 14:00 horas, a criançada se encontra na escola para jogar xadrez). Quem sabe apareça a reencarnação do Bob Fischer no meio dessa rapaziada que pára mais de pé sobre a cadeira do que sentada nela (heheheh).

Futuros talentos!!! Mesmo não alcançando as peças. Ver estes pequeninos crescerem... vai de encontro a tudo em que acredito quando digo que, podemos sim, trabalhar um pouco mais em pró a dar oportunidade a quem puder!!!

Bom, preciso sair correndo!!! Tenho treino daqui a pouco... a equipe, como podem ver nas postagens anteriores, está indo muito bem... então o trabalho continua... e depois... antes do sonho, vem o suor (e isto, eu levo ao "pé" da letra hehehe)


Bom pessoal, até mais!!!

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Novidades em Criciúma!!! Mais torneios

O pessoal do torneio na praça em Araranguá. É impressão minha ou a turma do Alexandre está aumentanto em número? Hehehe, com certeza isso é resultado de todos os esforços em que o pessoal está fazendo em pró da modalidade. Que este trabalho continue, e que mais aficcionados se juntem a esta turma. Valeu amigos!!!

Olá amigos!!! E uma boa tarde!!!
Não pude deixar de notar (mesmo que quase uma semana depois do torneio) a quantidade de carinhas novas em que ví no torneio em Araranguá. Ao que parece, o xadrez (mesmo que, aos poucos) por lá está tomando proporções. Isto graças ao trabalho da equipe local, que, apesar das dificuldades, ainda conseguem resultados positivos. Sem falar que é um prazer, pegar um ônibus, ir até Araranguá só pra encontrar este pessoal, rir um pouco e trocar experiencias durante o evento.
Bom, estou postando mais para atualizar algumas informações aqui do blog. Pra nível de informação, o "Circuito Escolar de Xadrez por Equipe", que seria realizado no Colégio Rogacionista Pio XII em Criciúma, será transferido para depois da semana da Páscoa (ainda sem data prevista). Este evento foi criado no ano passado. Graças aos nossos professores de Educação Física daqui de Criciúma, em especial os professores Martinho que leciona na SATC , o professor Cléber que trabalha especificamente com o xadrez no Colégio Marista, o professor Marcelo que leciona no Colégio Rogacionista e aos demais professores que participaram das etapas no ano passado. Realmente é um evento muito interessante, apesar da simplicidade, onde as escolas disputam entre sí em 4 tabuleiros (estilo JESC, só que em 4 tabuleiros). Com isso os alunos passam a conhecer outras escolas, ganham mais experiencia, não só no xadrez, e o torneio acaba sendo um belo atrativo não só para os alunos como também aos pais e interessados... Aos senhores professores... adorei a idéia (principalmente porque eu nunca teria pensado em algo à respeito... o crédito é todo de vocês).
E também, teremos no dia 25/04/2009 - sábado - o Torneio Aberto da UNESC de Xadrez Rápido (em fase de projetos, mas tem tudo para sair do papel). A princípio, premiação para os três primeiros lugares nas categorias sub 11, sub 13, sub 15, sub 18, livre feminino e premiação para os dez primeiros colocados do evento (estamos com uma expectativa de 40 jogadores e um grande torneio). Enquanto o torneio não chega, irei informando os convidados à participarem do evento (isto vai render mais umas histórias para o blog heheheh). A princípio ainda tenho de entregar o projeto (que já está pronto) na UNESC... se tudo der certo, teremos um bom local, uma boa receptividade para os jogadores, um bom nível técnico e o mais importante de tudo... a oportunidade em rever mais uma vez aquele pessoal em que jamais me cansarei de reencontrá-los (só quem convive com isso sabe do que estou falando) e também a oportunidade em conhecer novos amigos... enfim, uma gama de possibilidades em relação a isso.
Bom, estão todos convidados, qualquer informação é só entrar em contato comigo!!! Irei contactar alguns por telefone, por msn, email ou por orkut... então... fiquem de olho amigos.
Bom é isso... Agradeço à todos pela boa receptividade de todos em relação ao blog (confesso que as vezes eu me pergunto: o que eu estou fazendo aqui? Escrevendo pra ninguém? Ah não!!!). E é esta receptividade que mantém meus esforços incansáveis.
Até mais amigos!!! E conto com vocês para tornar este torneio um sucesso!!!
Valeu!!!
Karlus Valga Ricardo