terça-feira, 31 de maio de 2011

JOGOS ESCOLARES DE SANTA CATARINA (AGORA SIM)!!! EXPECTATIVAS, INFORMAÇÕES... E MAIS XADREZ POR AÍ!!!

OLÁ AMIGOS E UM BOM DIA!!!

Bom, depois de um gigantesco intervalo (e uns dias de cama por causa de uma gripe), posso enfim comentar sobre a competição em que já estou virando "figurinha carimbada" no xadrez (podem perguntar pra qualquer professor daqui da região à meu respeito e vocês entenderão o que estou falando hehehehe). Também não é pra menos pois estive acompanhando a modalidade de xadrez da competição desde a sua primeira edição e dos mais variados pontos de vista (como expectador, como árbitro, como professor e até organizador... acreditem, sei de muita coisa à respeito do xadrez nos JESC). E é com muito carinho que venho observando o nível técnico dos municípios que vêem participando. Nível técnico este que, faz com que o município todo observe a modalidade com bons olhos e crie uma interessante movivmentação dentro do mesmo (isso acontece na cidade de Siderópolis que, todo ano em que faço a arbitragem da fase municipal por lá, temos, em todos os anos, 6 equipes nos dois naipes participando... e uma "briga" cada vez mais apertada entre as escolas com o passar dos anos... não é a toa que Siderópolis é uma das que possuem mais títulos no xadrez na fase micro-regional).

Temos outras cidades também demonstrando grande força. É o caso do "Francisca Búrigo" de Cocal do Sul que, venceram a fase micro-regional no masculino e foram vice-campeões na fase regional (uma diferença de apenas 1 ponto do primeiro colocado) no ano passado. E, até onde estou sabendo, a escola vem de novo na fase micro-regional.

Temos também, por Sideropolis, a Escola Jorge Biff (que já faturou uma série de edições da competição) no masculino e no feminino. Vindo de um municipal muito disputado (alias, parabéns à todas as escolas que participaram do municipal em Siderópolis, pois é um exemplo em termos de participação, respeito mútuo, disciplina e espírito competitivo... e incentivo à continuarem), a escola vêem pra ser campeã de novo.

Estive também em Morro da Fumaça, onde foi disputado com 4 escolas no masculino e 3 escolas no feminino (que também vejo professores bem participativos todos os anos em que estou arbitrando por lá). A escola Vitório Búrigo foi a campeã nos dois naipes e irá representar o município na fase micro-regional este ano.

Aqui em criciúma, temos os novatos do Micro-regional da Escola Hercílio Amante (não tão novatos pois lembro de ter levado uma equipe a uns 3 ou 4 anos atrás hehehe) no masculino e a escola campeã do micro-regional do ano passado José de Patta. Ambas saindo de um municipal também muito disputado (principalmente o masculino, onde tivemos o recorde de 7 escolas participando).

Não posso deixar de mencionar também as escolas de Jagurauna (claro que, irão participar de outra micro-regional) onde tivemos a participação de 6 escolas no masculino e 5 escolas no feminino. No final das contas, classificaram para o micro-regional o Dalçy Ávila no masculino e o João Mendes no feminino (parabéns amigos, espero que nos encontramos no regional heheheh).

Ainda falta saber das representantes de Forquilhinha, Içara, Urussanga, treviso, Nova Veneza e Lauro Muller. Assim que tiver alguma coisa, eu continuo a postagem...

Por enquanto, ficamos por aqui...

Até a Vista!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário