Olá amigos, e um bom dia!!!
AAAAAhhhhh, agora sim!!! Podemos voltar a atualizar este blog com a calma e a tranquilidade de sempre (????). Ano turbulento este, tivemos um joguinhos, um JASC e uma OLESC praticamente uma seguida da outra (aí não tem quem aguente né), mal dava tempo de descançar de um evento e surgia outro em cima (imaginem ter que conversar com cada pai e mãe de cada atleta, uniforme, dispença de escola, treinamento e outros de uma equipe inteira (6 no masculino e 6 no feminino... e o resto deixo pra voces raciocinarem)... sem falar que tive que ficar de olho nessa cambada de OLESC uma semana inteira!!! Mas foi muito divertido (passaria por essa experiencia a minha vida toda se for preciso hehehe).
Bom, como fiquei muito tempo (muuuuuuuuito mesmo) fora dos meus contatos online (isso inclui o blog, o msn e os emails, mas estou devolta galera), vou dar uma resumida nos eventos em que a equipe participou (mais precisamente os Joguinhos Abertos de SC, a OLESC e o JASC).
Olha, não sei que "bicho" mordeu esse nosso pessoal, só sei que está com "sangue nos olhos" em conseguir medalha. Começamos o segundo semestre com os Joguinhos Abertos de SC. Além da minha função de técnico, também tive de servir de auxiliar de arbitragem, no caso de precisarem de alguma coisa (achei que seria fácil... mas não foi... quem estava lá sabe do que eu estou falando hehehehe). E bem no dia da abertura, ainda estávamos jogando a IV Etapa do Circuito de Inverno no Colégio Rogacionista aqui em Criciuma mesmo (mais detalhes da competição no www.xadrezvaleararangua.blogspot.com ... o alexandre deve estar pensando: pô! Esse cara só manda entrar no meu blog!!! Hahahaha!!!).
Conseguimos um grande feito: O Eduardo levou ouro na performance individual no 5º tabuleiro com 3 em 5, chamando a atenção de todo o pessoal da FME (alí eu ja estava prevendo: esse ano promete), melhoramos a nossa colocação geral no masculino (de 18º em 2008 pra 10º em 2010) e também participamos no feminino, visando a OLESC (mas quase que conseguimos beliscar um bronze no feminino com a Charlize no 4º tabuleiro hehehe).
Mal tivemos tempo pra comemorar a conquista do Eduardo no Joguinhos (todo bobo agora que conseguiu medalha hehehe) e tivemo que enfrentar um JASC cerca de 3 semanas depois. Outra queda-de-braço, enxadristicamente falando, e pra isso chamei reforços (hehehe): Fomos eu (Karlus Valga... prazer), Evandro Bittencourt (o pulso forte do nosso braço de ferro), Fábio Selinger (nosso excelente "boi de piranha"), Tiago de Carvalho (o sanguinário) e Alexandre de Matos (nosso reforço... e que reforço). O resultado disso: conseguimos o 9º lugar na geral e tivemos o Evandro fazendo 5,5 em 7 no segundo tabuleiro (não perdendo nenhuma partida) levando a prata (na frente dele, só o MF Adwillians)... assim mehorando a posição da equipe em relação ao ano passado que foi de 11º.
Descanso, e esperávamos ansiosamente pela OLESC. Neste sim, iríamos entrar com tudo!!! Tinha um masculino forte com Felipe de Carvalho Domingos, Eduardo Hobold Kammer, Adriano Valga Topanotti, Maurício Fagundes donato e João Luis Pessoa Ghislandi (é o Marcos Vinicius Vieira, por motivos de força maior, não pode ir... mas sem problemas cara... ir pra uma OLESC de cabeça quente também não iria ser bom) e um feminino tambem forte com as campeãs da fase microrregional do Jogos Escolares de Santa Catarina Ariane Rodrigues, Mariani Nazário e Samanta Rocha, Charlize Cardoso (jogou o Joguinhos), Camila Pavan (a jogadora mais experiente do grupo e tambem jogou o Joguinhos) e Karoline Pavan (também andou beliscando alguns títulos no JESC). Enfim... tinhamos uma equipe muito forte... só faltava a autorização dos pais das meninas (hahahaha, agora parece engraçado, mas tivemos que esclarescer uma série de dúvidas com reunião dos pais, apoio da escola José de Patta onde elas estudam e, sobre tudo, a ajuda do Paulo, um dos diretores da escola... no fim das contas, tive que carregar essas meninas o tempo todo por debaixo das minhas asas hehehe).
E o resultado disso tudo não poderia ser direrente para nós: fizemos a melhor apresentação de Criciuma no Xadrez (masculino e feminino) desde a primeira edição da OLESC: pra começar, 4 medalhas (ouro no blitz no 6º tabuleiro e bronze na performance individual no 6º tabuleiro da competição principal com Maurício Fagundes Donato, Prata na performance individual no 6º tabuleiro da competição principal com Ariane Rodrigues e bronze na performance individual no 5º tabuleiro da competição principal com Mariani Nazário) e com isso rendendo o 8º colocado na geral do feminino (com 19 equipes) e 9º colocado na geral do masculino (com 29 equipes) - mais informações no www.engeplus.com.br e procurem pelo xadrez na OLESC. Encerrando assim a nossa participação na OLESC (ah, detalhe: Criciuma ficou em segundo lugar na geral da OLESC do quadro de pontos).
Bom, quanto às fotos, estão na máquina da Camila, assim que eu entrar em contato com ela eu as publico (CAMILA, SE ESTIVER LENDO ISSO, AS FOTOS DA OLESC POR FAVOR!!!).
Bom amigos, agora o próximo passo é terminar o circuito de inverno que, em função dessa "maratona" de competições da FESPORTE, tivemos que dar uma pausa no circuito, mas já estamos devolta com o foco na competição e já temos alguns interessados em ceder o evento. Assim que tivermos alguma coisa, faremos o que fazemos de melhor: CHAMAR TODO O PESSOAL PRA JOGAR HAHAHAHAH!!!
Estou pensando em fazer tambem um torneio regional de menores (sub08, 10, 12, 14 masculino e feminino), mas é uma ideia mais pra frente... se alguem tiver mais alguma, é só entrar em contato.
Ah! Antes que eu me esqueça!!! Estamos dando continuidade com o nosso torneio citadino criciumense por aqui. Quem quiser acompanhar os resultados é só acessar o www.citadinocriciuma2010.blogspot.com (quem tá atualizando é o Fábio, mas colocarei alguma coisa por aqui tambem).
E está vindo aí tambem os Jogos Estuandtis da Região do Vale do Araranguá - JERVA - que será realizado na cidade de Turvo. Ainda não há datas confirmadas mas já fizeram um primeiro contato comigo (a princípio, estarei arbitrando a competição de novo hehehe).
Bom amigos, é só por hoje!!! Não esperem muito depois de muito tempo (blogamente falando) pois estou desenferrujando ainda hehehe!!!
Até a vista!!!
terça-feira, 26 de outubro de 2010
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Campeonato Catrinense Sub20!!!
Olá amigos!!! E um bom dia!!!
Bom, depois de um período de ausencia por uma série de motivos (em especial, a falta de internet aqui em casa hehehe) estou novamente atualizando o blog. E desta vez, com a nossa partticipação no Campeonato catarinense sub20, que foi realizado nos dias 14 e 15/08 no Restaurante Universitário da UFSC em Florianópolis.
Nossa equipe foi composta de 6 atletas (mais precisamente, o grupo que irá representar Criciúma nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina aqui em Criciúma no período de 23 a 27/08). São eles:
Felipe de Carvalho Domingos - FCX 1862. É muito difícil dizer quem é o mais forte da equipe pois o grupo todo está muito nivelado e obtendo uma série de resultados nos torneios. Mas, em termos de habilidades o Felipe hoje é o mais completo da equipe.
Maurício Fagundes Donato - FCX 1881. Com um vice-campeão no catarinense sub14 nas costas, A principal característica do Maurício é a sua regularidade em torneios (dificilmente ele fica em uma posição ruim na tabela). Além de ser o jogdor da equipe de rating mais alto.
Adriano Valga Topanotti - FCX 1837. O Adriano também vem de boas participações, principalmente nos torneios de categoria sub14 (juntamente com o Mauricio). Sua principal característica é de sempre jogar bem contra adversários mais fortes (só para se ter uma idéia, neste catarinense sub 20, ele teve a honra de enfrentar o Vinícius Rios Fuck e o João Pedro Uczai de Florianópolis e o Lucas de Joinville (empatando com este último) e sendo muito elogiado com o nível técnico de seu jogo).
João Luis Pessoa Ghislandi ("Cebola" para o pessoal mais "chegado") - FCX 1707. O Cebola, em comparação à primeira vez em que reuní este grupo (desde 2008), é o jogador da equipe que mais cresceu tecnicamente falando. Está com um xadrez mais consistente e jogando partidas cada vez mais complexas. Enfim, será uma boa opção para o Joguinhos, assim como todos os outros.
Eduardo Hobold Kammer - FCX 1829. De 2009 para cá o Eduardo também melhorou e muito o seu xadrez a ponto de surpreender muita gente. foi o segundo melhor colocado da equipe no catarinense sub 20 com 3 em 6 possíveis (só ficando atrás do Maurício que fez 3,5 em 6 e empatado com mais 6 jogadores).
Marcos Vinícius Vieira Antunes (à esquerda) - FCX 1719. O jogador da equipe que mais melhorou o seu xadrez em tão pouco tempo. Começou o ano meio devagar, mas de julho pra cá, vem surpreendendo a todos, seja na preparação, seja no xadrez propriamente dito e na responsabilidade em estar dentro de um time, e que todos são peças-chave importante para este time. Parabéns, e continue melhorando!!!
Essa foi a equipe. Todos bem preparados, porém essa era a primeira vez em que jogaram um torneio sub20 (detalhe: tenho 3 garotos de 16 anos, 1 garoto de 15 e dois garotos de 14 anos... todos com idade o suficiente para jogar mais edições do mesmo, além de outros, e estarem com uma vasta experiencia quando chegar à idade limite) e a experiencia valeu e muito, na preparação dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina (o desenpenho deles no catarinense sub 20 serviu de laboratório e também de motivação para a equipe, pois, apesar de fazer uma média abaixo de 3 em 6, todas as partidas foram muito bem jogadas... além da possibilidade em estudar os esquemas de jogo dos nossos adversários que iremos encontrar no Joguinhos Abertos). Temos um time competitivo, apesar da idade e ainda em crescimento, mas que irá incomodar muitos adversários após as correções de algumas situações de jogo.
Quanto ao desempenho da equipe: o Maurício foi o melhor colocado do grupo com 3,5 em 6 possíveis, seguido do Eduardo com 3 em 6, logo após veio o Adriano com 2,5 em 6, Felipe com 2 em 6 (fazendo dois empates), o Marcos Vinícius e o Cebola fazendo 2 em 6. Abaixo da média, mas com partidas bem conduzidas e perdidas por detalhes que serão corrigidos durante a semana.
Bom, agora estaremos nos preparando para o Joguinhos e, antes dele, teremos mais a etapa do Circuito de Inverno aqui em Criciúma neste sábado (21/08). Mais um torneio para colocar o grupo em forma antes do Joguinhos.
Bom, até o momento é isso. Fiquem de olho no site da Federação Catarinense de Xadrez (www.fcx.org.br) e no site do Clube de Xadrez de Florianopolis (www.cxf.com.br) para ver mais detalhes do evento
Até mais pessoal!!! Prazer em escrever para voces novamente!!!
Fui!!!
Bom, depois de um período de ausencia por uma série de motivos (em especial, a falta de internet aqui em casa hehehe) estou novamente atualizando o blog. E desta vez, com a nossa partticipação no Campeonato catarinense sub20, que foi realizado nos dias 14 e 15/08 no Restaurante Universitário da UFSC em Florianópolis.
Nossa equipe foi composta de 6 atletas (mais precisamente, o grupo que irá representar Criciúma nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina aqui em Criciúma no período de 23 a 27/08). São eles:
Felipe de Carvalho Domingos - FCX 1862. É muito difícil dizer quem é o mais forte da equipe pois o grupo todo está muito nivelado e obtendo uma série de resultados nos torneios. Mas, em termos de habilidades o Felipe hoje é o mais completo da equipe.
Maurício Fagundes Donato - FCX 1881. Com um vice-campeão no catarinense sub14 nas costas, A principal característica do Maurício é a sua regularidade em torneios (dificilmente ele fica em uma posição ruim na tabela). Além de ser o jogdor da equipe de rating mais alto.
Adriano Valga Topanotti - FCX 1837. O Adriano também vem de boas participações, principalmente nos torneios de categoria sub14 (juntamente com o Mauricio). Sua principal característica é de sempre jogar bem contra adversários mais fortes (só para se ter uma idéia, neste catarinense sub 20, ele teve a honra de enfrentar o Vinícius Rios Fuck e o João Pedro Uczai de Florianópolis e o Lucas de Joinville (empatando com este último) e sendo muito elogiado com o nível técnico de seu jogo).
João Luis Pessoa Ghislandi ("Cebola" para o pessoal mais "chegado") - FCX 1707. O Cebola, em comparação à primeira vez em que reuní este grupo (desde 2008), é o jogador da equipe que mais cresceu tecnicamente falando. Está com um xadrez mais consistente e jogando partidas cada vez mais complexas. Enfim, será uma boa opção para o Joguinhos, assim como todos os outros.
Eduardo Hobold Kammer - FCX 1829. De 2009 para cá o Eduardo também melhorou e muito o seu xadrez a ponto de surpreender muita gente. foi o segundo melhor colocado da equipe no catarinense sub 20 com 3 em 6 possíveis (só ficando atrás do Maurício que fez 3,5 em 6 e empatado com mais 6 jogadores).
Marcos Vinícius Vieira Antunes (à esquerda) - FCX 1719. O jogador da equipe que mais melhorou o seu xadrez em tão pouco tempo. Começou o ano meio devagar, mas de julho pra cá, vem surpreendendo a todos, seja na preparação, seja no xadrez propriamente dito e na responsabilidade em estar dentro de um time, e que todos são peças-chave importante para este time. Parabéns, e continue melhorando!!!
Essa foi a equipe. Todos bem preparados, porém essa era a primeira vez em que jogaram um torneio sub20 (detalhe: tenho 3 garotos de 16 anos, 1 garoto de 15 e dois garotos de 14 anos... todos com idade o suficiente para jogar mais edições do mesmo, além de outros, e estarem com uma vasta experiencia quando chegar à idade limite) e a experiencia valeu e muito, na preparação dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina (o desenpenho deles no catarinense sub 20 serviu de laboratório e também de motivação para a equipe, pois, apesar de fazer uma média abaixo de 3 em 6, todas as partidas foram muito bem jogadas... além da possibilidade em estudar os esquemas de jogo dos nossos adversários que iremos encontrar no Joguinhos Abertos). Temos um time competitivo, apesar da idade e ainda em crescimento, mas que irá incomodar muitos adversários após as correções de algumas situações de jogo.
Quanto ao desempenho da equipe: o Maurício foi o melhor colocado do grupo com 3,5 em 6 possíveis, seguido do Eduardo com 3 em 6, logo após veio o Adriano com 2,5 em 6, Felipe com 2 em 6 (fazendo dois empates), o Marcos Vinícius e o Cebola fazendo 2 em 6. Abaixo da média, mas com partidas bem conduzidas e perdidas por detalhes que serão corrigidos durante a semana.
Bom, agora estaremos nos preparando para o Joguinhos e, antes dele, teremos mais a etapa do Circuito de Inverno aqui em Criciúma neste sábado (21/08). Mais um torneio para colocar o grupo em forma antes do Joguinhos.
Bom, até o momento é isso. Fiquem de olho no site da Federação Catarinense de Xadrez (www.fcx.org.br) e no site do Clube de Xadrez de Florianopolis (www.cxf.com.br) para ver mais detalhes do evento
Até mais pessoal!!! Prazer em escrever para voces novamente!!!
Fui!!!
sábado, 17 de julho de 2010
I Circuito de Inverno LXVA - Etapa de Araranguá!!! Dessa vez deu Criciúma!!!
Olá amigos!!! E uma boa noite!!!
Bom, acabamos de chegar de Araranguá (na verdade, já faz algumas horas hehehe) com as novidades da terceira etapa do circuito de inverno e mais um recorde alcançado (64 jogadores... acho que foi isso, mas até o momento foi a etapa que houve mais participantes). Muita história pra colocar em dia, boa receptividade com o pessoal, pings antes do torneio... enfim, o velho e querido ambiente da LXVA de sempre (e que passamos a adorar a cada dia heheheh).
Os jogos foram realizados no centro de convicência do Supermercado Manentti (ambiente conhecido já do pessoal, pois já tinhamos jogado uma etapa do circuito de verão neste mesmo local, mas nem por isso deixa de ser um belo local para a realização dos jogos). Mesas de mármore, sala com vidraça e visão para a rua (para a estrada, na verdade hehehe), um supermercado bem ao lado e uma turma de curiosos loucos para saber o que acontece por alí (querendo ou não, às vezes chamamos a atenção só porque estamos sentados em uma mesa diante de um monte de figurinhas movendo pra lá e pra cá em cima de um quadrado quadriculado... não sei porque isso chama tanto a atenção hehehe). Faziam questão de dar uma paradinha e ver aquela multidão silenciosa nas mesas e concentradas nos jogos. Gostei muito do torneio (apesar de não ter saído ainda dos 4 em 6 que sempre faço... mas ainda chego lá hehehe).
Bom, quanto ao sistema do torneio, desta vez tivemos uma novidade: criada pelo nosso presidente da Liga de Xadrez do vale do Araranguá (LXVA) Alexandre de Matos, pela primeira vez tivemos uma etapa com duas divisões (escolar, para quem tinha o rating LXVA abaixo de 1600 ou ainda sem rating e para jogadores iniciantes e superior, para o grupo de rating acima dos 1600) tornando o torneio mais dinâmico e difícil, pois o grupo de elite da liga já se enfrenta na segunda rodada e vai seguindo se enfrentando até a última rodada. Com isso, jogadores considerados fortes pelo pessoal se enfrentam entre sí muito cedo, prevalescendo a "Lei do mais forte" (viva o sistema suiço... ou não?).
Tivemos um Evandro inspirado hoje e um Fábio no dia de "zagueiro que vai e não perde a viagem" hehehe. E graças à eles, conseguimos o primeiro e o segundo na geral, respectivamente. Um Maurício e um Felipe dando "navalhadas", só que de olhos vendados (já dá pra imaginar mais ou menos como foi essa hehe) levando o primeiro lugar no sub14 e o primeiro lugar no sub16 respectivamente, e uma turma no sub12 (o Vinicius, o Paulo e o João) que, graças ao Leandro Ubialli de Araranguá, não sabem o que é ser campeão na sub12 mas levaram o vice e o terceiro lugar. Além de uma turminha na divisão escolar que faturaram mais um monte (em especial, o Rayan que foi o campeão na geral e campeão na sub12 da divisão escolar).
E, diante de muitos, tivemos também a Camila Pavan como campeã sub18 na divisão escolar. A Camila está voltando a jogar (podemos dizer que ela nunca parou, mas agora vem jogando mais frequentemente) e, em 2 torneios em que participou, levou 2 medalhas hehehehe, mostrando assim que temos um grupo feminino também de boa qualidade técnica.
Enfim, encerro o meu breve comentário dessa etapa. No geral, devo dizer que a LXVA não pára de crescer, e agora não há mais como o xadrez deixar de existir por aqui. Se desistirmos (e, cá entre nós, isso vai levar muuuuuito tempo), vai sempre haver alguém que levará essa idéia adiante. A liga está fazendo um bom trabalho, à ponto de, não só abrir caminhos para novos talentos ou o entretenimento entre o pessoal ou até a movimentação da modalidade, mas sim plantar uma semente... e dessa semente, brotar uma planta... e dessa planta, nascer uma árvore... e dessa árvora, criar raízes... e que estas raízes durem o suficiente para que novos frutos apareceçam.
Até mais amigos!!! Batí as fotos com a câmera da Camila, assim que ela me passar, eu coloco no blog... enquanto isso fiquem com o blog da liga www.xadrezvaleararangua.blogspot.com
Fui!!!
Bom, acabamos de chegar de Araranguá (na verdade, já faz algumas horas hehehe) com as novidades da terceira etapa do circuito de inverno e mais um recorde alcançado (64 jogadores... acho que foi isso, mas até o momento foi a etapa que houve mais participantes). Muita história pra colocar em dia, boa receptividade com o pessoal, pings antes do torneio... enfim, o velho e querido ambiente da LXVA de sempre (e que passamos a adorar a cada dia heheheh).
Os jogos foram realizados no centro de convicência do Supermercado Manentti (ambiente conhecido já do pessoal, pois já tinhamos jogado uma etapa do circuito de verão neste mesmo local, mas nem por isso deixa de ser um belo local para a realização dos jogos). Mesas de mármore, sala com vidraça e visão para a rua (para a estrada, na verdade hehehe), um supermercado bem ao lado e uma turma de curiosos loucos para saber o que acontece por alí (querendo ou não, às vezes chamamos a atenção só porque estamos sentados em uma mesa diante de um monte de figurinhas movendo pra lá e pra cá em cima de um quadrado quadriculado... não sei porque isso chama tanto a atenção hehehe). Faziam questão de dar uma paradinha e ver aquela multidão silenciosa nas mesas e concentradas nos jogos. Gostei muito do torneio (apesar de não ter saído ainda dos 4 em 6 que sempre faço... mas ainda chego lá hehehe).
Bom, quanto ao sistema do torneio, desta vez tivemos uma novidade: criada pelo nosso presidente da Liga de Xadrez do vale do Araranguá (LXVA) Alexandre de Matos, pela primeira vez tivemos uma etapa com duas divisões (escolar, para quem tinha o rating LXVA abaixo de 1600 ou ainda sem rating e para jogadores iniciantes e superior, para o grupo de rating acima dos 1600) tornando o torneio mais dinâmico e difícil, pois o grupo de elite da liga já se enfrenta na segunda rodada e vai seguindo se enfrentando até a última rodada. Com isso, jogadores considerados fortes pelo pessoal se enfrentam entre sí muito cedo, prevalescendo a "Lei do mais forte" (viva o sistema suiço... ou não?).
Tivemos um Evandro inspirado hoje e um Fábio no dia de "zagueiro que vai e não perde a viagem" hehehe. E graças à eles, conseguimos o primeiro e o segundo na geral, respectivamente. Um Maurício e um Felipe dando "navalhadas", só que de olhos vendados (já dá pra imaginar mais ou menos como foi essa hehe) levando o primeiro lugar no sub14 e o primeiro lugar no sub16 respectivamente, e uma turma no sub12 (o Vinicius, o Paulo e o João) que, graças ao Leandro Ubialli de Araranguá, não sabem o que é ser campeão na sub12 mas levaram o vice e o terceiro lugar. Além de uma turminha na divisão escolar que faturaram mais um monte (em especial, o Rayan que foi o campeão na geral e campeão na sub12 da divisão escolar).
E, diante de muitos, tivemos também a Camila Pavan como campeã sub18 na divisão escolar. A Camila está voltando a jogar (podemos dizer que ela nunca parou, mas agora vem jogando mais frequentemente) e, em 2 torneios em que participou, levou 2 medalhas hehehehe, mostrando assim que temos um grupo feminino também de boa qualidade técnica.
Enfim, encerro o meu breve comentário dessa etapa. No geral, devo dizer que a LXVA não pára de crescer, e agora não há mais como o xadrez deixar de existir por aqui. Se desistirmos (e, cá entre nós, isso vai levar muuuuuito tempo), vai sempre haver alguém que levará essa idéia adiante. A liga está fazendo um bom trabalho, à ponto de, não só abrir caminhos para novos talentos ou o entretenimento entre o pessoal ou até a movimentação da modalidade, mas sim plantar uma semente... e dessa semente, brotar uma planta... e dessa planta, nascer uma árvore... e dessa árvora, criar raízes... e que estas raízes durem o suficiente para que novos frutos apareceçam.
Até mais amigos!!! Batí as fotos com a câmera da Camila, assim que ela me passar, eu coloco no blog... enquanto isso fiquem com o blog da liga www.xadrezvaleararangua.blogspot.com
Fui!!!
domingo, 11 de julho de 2010
XII Circuito Catarinense de Xadrez Rápido - Etapa de Santo Amaro da Imperatriz. E lá fomos nós de novo!!!
Pessoal, estou postando o texto que era pra ser da semana passada. Não estranhem, é que ele estava quase pronto e acabei não concluindo ele a tempo. Em função disso, voilá, os comentários da nossa participação da etapa de Santo Amaro da Imperatriz do Circuito Catarinense de xadrez rápido.
Olá amigos!!! E uma boa noite!!!
Bom, participamos na semana passada da etapa de Santo Amaro da Imperatriz e, como sempre, não podia ser diferente. Alguns rostos conhecidos que gostamos tanto (e outros... nem tanto hehehe) e mesmo assim seguimos com o grupo para mais um torneio.
Saímos as 5:30 da manhã com um equipe de 12 atletas e uma viagem agradável (na medida do possível é claro, pois, a etapa mais próxima que jogamos este ano foi em São José... mas já estamos acostumados com a distância). Assim que chegamos, demos de cara com o nosso coléga de Braço do Norte, Lúcio Teixeira (que, quando eu achava que não tinha visto de tudo, ví ele com 24 crianças jogando o circuito... mostrando que o seu trabalho em Braço do Norte está crescendo a ponto de ele ter que trazer a turma com um transporte maior heheheh), sempre amigável e com os seus 3100 de FIDE de bom humor (hahahaha).
Além do Lúcio, encontramos também o pessoal da AIAMAX de Imbituba, que também se tornaram nossos parceiros de tabuleiro, e o Felipe Tavares fazendo a frente do pessoal (atualmente aqui na nossa região extrema do sul, temos Criciuma e agora Forquilhinha na AMREC, Araranguá e Sobrio na AMESC e Tubarão, Braço do Norte e Imbituba na SDR de Tubarão... todas estas cidades ou já possuem ou estão crescendo com a modalidade... talvez esse parâmetro seja interessante para uma próxima postagem hehehhe).
E não podíamos deixar de falar do nossos amigos Luis Cardoso e o seu filho Leandro Ubialli, que não faltam a nenhuma etapa do Rápido hehehehe!!! Imaginem essa turma toda reunida em um só lugar (todos doentes pelo xadrez)? Hehehehe!!! Só estando junto pra saber!
Bom, o torneio começou as 10:00 da manhã em ponto e, pra nossa surpresa, às 19:00 da noite já estávamos com o pé na estrada. Uma organização realizada pelo clube de xadrez de São José (um abraço para o Márcio e todo o pessoal da organização do clube que, demonstraram grande eficiencia) e a arbitragem realizada pelo nosso, por que não dizer, ícone do nosso xadrez catarinense - Kaiser Luis Mafra (é incrível como esse cara tá em todas hehehehe).
Quanto à participação da equipe: tivemos bons jogadores no sub12 que jogaram a divisão especial no ano passado e que este ano tiveram que enfrentar as "pedreiras" da divisão superior (foi o caso do João Vitor Vieira, do Paulo Henrique Pessoa e do Vinicius Valga Topanotti). O choque foi tanto que, o João (coitadinho) desta vez se viu em uma etapa do estadual rápido sem ganhar nenhuma medalha (é... sempre tem uma primeira vez joãozinho, o jeito é levantar a cabeça e continuar treinando para a próxima), outros que, tiveram a sensação de receber a sua primeira medalha na divisão superior (é o caso do nosso pequenino Vinicius Valga Topanotti, que garantiu o terceiro colocado no sub12, tornando a nossa pequena e tímida participação mais visível) e outros que sentiram a dificuldade em arrancar um pontinho nessa divisão (é o caso do Paulinho Henrique Pessoa, que tava todo contente que tinha feito 3 em 7 na sua primeira participação na divisão superior láááá´em São José... e não conseguiu repetir o mesmo feito desta vez). E, pra completar (e pra amenizar um pouco a situação) tivemos um Rayan Zech com fome de peças no tabuleiro!!! Fazendo 4,5 em 7 na divisão especial, aquele meniniho tímido, calado e que não conseguia ganhar nada, agora tá "chegando junto" e até "jogando" uns pra fora do alambrado hehehehe, garantiu o primeiro lugar na categoria sub12 da especial (Rayan na área, cuidado).
Quando ao resto da equipe: a média foi de 4 em 7, tivemos um bom crescimento técnico com as partidas, mas desta vez só faltou um pouco mais de calma para a equipe em agluma situações. Fora isso, fizeram um bom torneio (estamos focados nas competições pensadas como o Catarinense sub20 e os Joguinhos Abertos de Santa Catarina... a diferença surge na hora de jogar os torneios rápidos).
Bom, vou encerrando por aqui!
Até a vista!!!
segunda-feira, 14 de junho de 2010
I Circuito de Inverno LXVA - Etapa de Forquilhinha!!!
Olá amigos!!! E um bom dia!!!
Tivemos neste domingo mais um recorde quebrado desde a criação da Liga de Xadrez do Vale do Araranguá (LXVA). Num total de 52 jogadores inscritos das cidades de Criciúma, Araranguá, Forquilhinha, Sombrio, Urussanga e Ermo, não deixaram dúvidas de que o torneio foi um grande sucesso. É... quem não foi... perdeu Heheheheh!!!
E, como era de se esperar, tivemos um grupo de menores vencendo jogadores do absoluto. Está surgindo, graças ao grande trabalho da LXVA, uma geração de jogadores que irá, além de desbancar um monte de "marmanjos", irá trazer para a região um crescimento no desenvolvimento técnico da modalidade mais adiante. Isso aconteçe porque este grupo que está surgindo, está adquirindo informações e experiencias que, pelo menos eu, só tive quando eu começei a praticar o xadrez mais seriamente (alí pelos meus 16 para 17 anos... enquanto que esta "turminha" que está vindo agora, já joga com tudo com os seus 13 para 14 anos) e com isso, nada os impede de jogarem de igual para igual com qualquer um dos jogadores do torneio.
Bom, o evento foi realizado no ginásio de esportes do Ideal Esporte Clube (gostaria de agradecer ao Marcelo Just, coordenador do xadrez em Forquilhinha e organizador do evento, pela dedicação e o bom trabalho que vem sendo feito no município). Tivemos atrasos sérios em função de alguns contra-tempos que deixaram à desejar, mas, fora isso, o evento foi muito bem realizado.
Nossa equipe de 15 atletas disputou nas categorias sub12, sub14, sub16 e absoluto e nas categorias sub14 e sub16 feminino. Acredito que, uma das melhores participações até o momento, não só na questão de medalhas, mas também na questão da experiencia, principalmente no feminino que, é a primeira vez em que consegui colocá-las em um torneio um pouco mais forte que os JESC. E fizeram uma boa participação!!! As conquistas da equipe fora as seguintes:
vice-campeão sub12 masculino - Paulo Henrique Pessoa Ghislandi;
Terceiro lugar sub12 masculino - Rayan Zech;
Campeão sub14 feminino - Mariane Sebastião;
Vice-campeão sub14 feminino - Samanta da Rocha;
Campeão Sub14 masculino - Mauricio fagundes Donato;
Campeão Sub16 masculino - João Luis Pessoa Ghislandi;
Vice-campeão sub16 masculino - felipe de Carvalho Domingos;
Terceiro Lugar sub16 masculino - Vinicius Aguiar;
Campeão sub16 feminino - Charlise Cardoso;
Além das premiações na classificação geral:
Vice-campeão geral - Evandro José Bittencourt;
Quarto colocado geral - João Luis Pessoa Ghislandi;
Sexto colocado geral - Felipe de carvalho Domingos;
Oitavo colocado geral - Tiago de Carvalho Domingos;
Décimo colocado geral - Vinicius Aguiar;
O destaque da equipe hoje foi o nosso imperceptível (que passou despercebido pelo pessoal) nosso querido e silencioso Vinicius Aguiar que garantiu o décimo lugar quando ninguém esperava que ele ia conseguir alcançar este feito (sinceramente, nem eu esperava hehehe).
Bom amigos, voces poderão ver mais informações no blog da LXVA (www.xadrevaleararangua.blogspot.com), estou atualizando ainda a postagem, mas até o momento é isso.
Até o momento, a próxima etapa será em Araranguá e em seguida aqui em Criciúma (ainda não temos as datas, mas provavelmente será depois da copa do mundo).
Até a vista!!!
Tivemos neste domingo mais um recorde quebrado desde a criação da Liga de Xadrez do Vale do Araranguá (LXVA). Num total de 52 jogadores inscritos das cidades de Criciúma, Araranguá, Forquilhinha, Sombrio, Urussanga e Ermo, não deixaram dúvidas de que o torneio foi um grande sucesso. É... quem não foi... perdeu Heheheheh!!!
E, como era de se esperar, tivemos um grupo de menores vencendo jogadores do absoluto. Está surgindo, graças ao grande trabalho da LXVA, uma geração de jogadores que irá, além de desbancar um monte de "marmanjos", irá trazer para a região um crescimento no desenvolvimento técnico da modalidade mais adiante. Isso aconteçe porque este grupo que está surgindo, está adquirindo informações e experiencias que, pelo menos eu, só tive quando eu começei a praticar o xadrez mais seriamente (alí pelos meus 16 para 17 anos... enquanto que esta "turminha" que está vindo agora, já joga com tudo com os seus 13 para 14 anos) e com isso, nada os impede de jogarem de igual para igual com qualquer um dos jogadores do torneio.
Bom, o evento foi realizado no ginásio de esportes do Ideal Esporte Clube (gostaria de agradecer ao Marcelo Just, coordenador do xadrez em Forquilhinha e organizador do evento, pela dedicação e o bom trabalho que vem sendo feito no município). Tivemos atrasos sérios em função de alguns contra-tempos que deixaram à desejar, mas, fora isso, o evento foi muito bem realizado.
Nossa equipe de 15 atletas disputou nas categorias sub12, sub14, sub16 e absoluto e nas categorias sub14 e sub16 feminino. Acredito que, uma das melhores participações até o momento, não só na questão de medalhas, mas também na questão da experiencia, principalmente no feminino que, é a primeira vez em que consegui colocá-las em um torneio um pouco mais forte que os JESC. E fizeram uma boa participação!!! As conquistas da equipe fora as seguintes:
vice-campeão sub12 masculino - Paulo Henrique Pessoa Ghislandi;
Terceiro lugar sub12 masculino - Rayan Zech;
Campeão sub14 feminino - Mariane Sebastião;
Vice-campeão sub14 feminino - Samanta da Rocha;
Campeão Sub14 masculino - Mauricio fagundes Donato;
Campeão Sub16 masculino - João Luis Pessoa Ghislandi;
Vice-campeão sub16 masculino - felipe de Carvalho Domingos;
Terceiro Lugar sub16 masculino - Vinicius Aguiar;
Campeão sub16 feminino - Charlise Cardoso;
Além das premiações na classificação geral:
Vice-campeão geral - Evandro José Bittencourt;
Quarto colocado geral - João Luis Pessoa Ghislandi;
Sexto colocado geral - Felipe de carvalho Domingos;
Oitavo colocado geral - Tiago de Carvalho Domingos;
Décimo colocado geral - Vinicius Aguiar;
O destaque da equipe hoje foi o nosso imperceptível (que passou despercebido pelo pessoal) nosso querido e silencioso Vinicius Aguiar que garantiu o décimo lugar quando ninguém esperava que ele ia conseguir alcançar este feito (sinceramente, nem eu esperava hehehe).
Bom amigos, voces poderão ver mais informações no blog da LXVA (www.xadrevaleararangua.blogspot.com), estou atualizando ainda a postagem, mas até o momento é isso.
Até o momento, a próxima etapa será em Araranguá e em seguida aqui em Criciúma (ainda não temos as datas, mas provavelmente será depois da copa do mundo).
Até a vista!!!
segunda-feira, 7 de junho de 2010
I Circuito de Inverno LXVA - Etapa Sombrio!!! E o xadrez não pára de crecer!!!
Sombrio está sendo um belo palco para esse espetáculo de 64 casas e 16 peças para cada lado. E desta vez não foi diferente. 34 Jogadores, e uma gurizda infernizando a vida dos adultos. Confiram!!!
Olá amigos!!! E um bom dia!!!
Vou aproveitar a minha manhã de folga pra dar uma atualizada por aqui. Tivemos neste domingo a primeira etapa do I Circuito de Inverno LXVA realizada em Sombrio. Tivemos a participação de 34 jogadores dos municípios de Criciúma, Sombrio, Araranguá, Balneário Gaivota e Santa Rosa do Sul. Além de um nível técnico que anda equilibrando cada vez mais os torneios (quero parabenizar o nosso vice-presidente da Liga de Xadrez do Vale do Araranguá - LXVA - Mateus David, pelo maravilhoso trabalho que ele vem fazendo no município de Sombrio com o xadrez. Graças aos seus esforços, Sombrio está sendo bem reconhecida a nivel regional não só pelos bons resultados que, acredito que aos poucos, vão melhorando a cada torneio, mas também por ser sempre um municipio aberto à torneios e jogos (até onde eu lembro, tive a honra de arbitrar os jogos da região do vale do Araranguá - JERVA - do ano passado, torneio citadino de Sombrio, as primeiras etapas dos circuitos de inverno e verão, o circuito de xadrez de Sombrio... e por aí vai longe) e com certeza será um dos municípios que serão reconhecidos por estas boas qualidades).
Houve uma melhora técnica bem visível em jogadores que antes não nos preocupavam tanto. Recebí muitos elogios vindos da parte do Fábio (à direita na foto) e do Alexandre dos garotos das categorias menores. Neste, eles DISPUTARAM a geral de igual para igual com todos!!! E até derrubando alguns.
Quanto à nossa equipe, participamos em 8 pessoas (eu - Karlus Valga, o Evandro Bittencourt, o Fábio Selinger e o Tiago de Carvalho da equipe de JASC e o Felipe de Carvalho, Eduardo Kammer, Mauricio Donato e Adriano Valga das equipes de OLESC e Joguinhos). Uma participação um tanto modesta, mas o suficiente para fazer "tremer" a Casa da Cultura (local este onde foi realizado o evento). Nosso grupo está numa das melhores fases do Xadrez em Criciúma (conseguimos uma medlha no JASC ano passado, tivemos o Mauricio Donato com vice-campeão estadual sub14 no Festival Catarinense da Criança, o Felipe sempre surpreendendo nos torneios - e neste não foi diferente - uma equipe de JASC esforçada para fazer um bom resultado e um grupo fazendo boas preparações em função do campeonato citadino aqui de Criciúma... além de uma série de premiações acumuladas do ano passado).
Este torneio foi marcado pela famosa "zebra"! Podem acreditar!!! Aos poucos os favoritos foram caindo um a um, dando espaço para o pessoal das categorias menores (Alexandre empatando com Leandro, Luis Carlos perdendo para o Igor que, convenhamos, esse garoto e o resto da equipe foram muito elogiados pelo nosso pessoal durante a nossa volta pra Criciuma, Evandro perdendo para o Mauricio, Tiago Empatando com o Felipe, Adriano vencendo o Fábio, Mauricio vencendo o Marcelo... e até onde eu lembro é isso). No final, tivemos 1 sub16 e 2 sub14 levando a premiação em dinheiro por terem ficado entre os 5 primeiros na classificação geral.
Enfrentamos um Alexandre de Matos, um tanto que, imbatível... como se fosse a primeira vez em que conhecemos ele. Apesar do pessoal ter arrancado dois empates contra ele, não foi o suficiente pra tirar esse cara da primeira colocação. Merecido, mais uma vez, parabéns aí parceiro!!!
No final das contas, uma bela "PROVA DE FOGO" para todo mundo. Quem não estava preparado, acabou caindo (e isso valeu pra todo mundo, independente de idade, sexo, religião... como diz um amigo meu: "perante ao mundo de caissa, somos todos iguais... até que um dos reis decline" hehehehehe). O melhor colocado da nossa equipe foi o Felipe, que foi o segundo colocado na geral e campeão na sub 16, logo após o Adriano que ficou em quarto colocado na geral e campeão na sub14, seguido pelo Mauricio que ficou em quinto colocado e vice-campeão na sub 14 (gurizada desbancando o pessoal do absoluto), o Tiago ficando em sexto colocado na geral e terceiro colocado no absoluto, o Karlus (eeeuuu) fiquei em oitavo colocado, o Eduardo em décimo colocado e em segundo na sub16 e o Evandro e o Fábio fizeram boas partidas, mas o que conta em um torneio é o ponto heheheh. Tivemos também a premiação por equipe de menores que, graças às boas colocações do Adriano, Mauricio, Felipe e também ao Eduardo que andou arrancando uns pontinhos do pessoal adulto, levamos o troféu por equipe.
O centro das atenções da nossa equipe se voltou para esses, agora não tão pequenos, garotos!!! Acredito que até agora, a melhor participação da nossa equipe de OLESC em torneios da LXVA. Campeões e vice-campeões sub14 e sub16, vice-campeão, quarto e quinto colocados na classificação geral, fecharam com chave de ouro a competição levando também o troféu de campeão por equipe de menores. Parabéns Mauricio, Adriano, Eduardo e Felipe!!! Entrei de coadjuvante nesta foto... o mérito é todo de voces rapazes!!! Valeu!!!
Bom, saímos bem já na primeira etapa (pena que eu não vou poder jogar a próxima... vou ter que arbitrar hehehe) e agora vamos nos preparar para a próxima rodada do citadino aqui em Criciuma que vai ser essa semana e para a próxima etapa do circuito que vai ser em Forquilhinha no dia 13/06 (domingo) no ginásio Ideal Esporte Clube. Espero por vocês lá amigos (maiores informações no www.xadrezvaleararangua.blogspot.com).
E não posso deixar de agradecer ao resto da equipe que sempre me motiva a buscar mais e mais pelo xadrez. Se estou fazendo um bom trabalho (reconheço que ainda não é o melhor, mas, podem acreditar, estou me dando ao máximo por essa causa) é porque tenho não só uma boa equipe, mas sim grandes pessoas como amigos em que posso contar. E agradeço a todos, todos os dias, por estar colhendo bons frutos. Não só campeões em conquistas, mas sim campeões pra vida toda. Valeu galera!!!!
Quanto à rodada do citadino desta semana:
Fechando a segunda rodada:
Tiago de Carvalho 00 x 01 Evandro José Bittencourt
Adriano Valga Topanotti 01 x 00 Fábio Germano Selinger
Marcos Vinicius Vieira 00 x 01 Falipe de carvalho Domingos
Eduardo Hobold Kammer 01 x 00 Karlus Valga Ricardo
João Luis Pessoa Ghislandi 00 x 01 Mauricio Fagundes Donato
Terceira rodada
Evandro José Bittencourt x Marcos Vinicius Vieira
Mauricio Fagundes Donato x Tiago de carvalho
Karlus Valga Ricardo x João Luis Pessoa Ghislandi
Fábio Germano Selinger x Eduardo Hobold Kammer
Felipe de Carvalho Domingos x Adriano Valga Topanotti
A classsificação após a segunda rodada:
Evandro José Bittencout - 2,0
Mauricio Fagundes Donato - 2,0
Tiago de Carvalho - 1,0
Karlus Valga Ricardo - 1,0
Fábio Germano Selinger - 1,0
Felipe de Carvalho Domingos - 1,0
Adriano Valga Topanotti - 1,0
Eduardo Hobold Kammer - 1,0
João Luis Pessoa Ghislandi - 0,0
Marcos Vinicius Vieira - 0,0
Bom é isso. Colocarei as fotos quando puder.
Até a vista!!!
Olá amigos!!! E um bom dia!!!
Vou aproveitar a minha manhã de folga pra dar uma atualizada por aqui. Tivemos neste domingo a primeira etapa do I Circuito de Inverno LXVA realizada em Sombrio. Tivemos a participação de 34 jogadores dos municípios de Criciúma, Sombrio, Araranguá, Balneário Gaivota e Santa Rosa do Sul. Além de um nível técnico que anda equilibrando cada vez mais os torneios (quero parabenizar o nosso vice-presidente da Liga de Xadrez do Vale do Araranguá - LXVA - Mateus David, pelo maravilhoso trabalho que ele vem fazendo no município de Sombrio com o xadrez. Graças aos seus esforços, Sombrio está sendo bem reconhecida a nivel regional não só pelos bons resultados que, acredito que aos poucos, vão melhorando a cada torneio, mas também por ser sempre um municipio aberto à torneios e jogos (até onde eu lembro, tive a honra de arbitrar os jogos da região do vale do Araranguá - JERVA - do ano passado, torneio citadino de Sombrio, as primeiras etapas dos circuitos de inverno e verão, o circuito de xadrez de Sombrio... e por aí vai longe) e com certeza será um dos municípios que serão reconhecidos por estas boas qualidades).
Houve uma melhora técnica bem visível em jogadores que antes não nos preocupavam tanto. Recebí muitos elogios vindos da parte do Fábio (à direita na foto) e do Alexandre dos garotos das categorias menores. Neste, eles DISPUTARAM a geral de igual para igual com todos!!! E até derrubando alguns.
Quanto à nossa equipe, participamos em 8 pessoas (eu - Karlus Valga, o Evandro Bittencourt, o Fábio Selinger e o Tiago de Carvalho da equipe de JASC e o Felipe de Carvalho, Eduardo Kammer, Mauricio Donato e Adriano Valga das equipes de OLESC e Joguinhos). Uma participação um tanto modesta, mas o suficiente para fazer "tremer" a Casa da Cultura (local este onde foi realizado o evento). Nosso grupo está numa das melhores fases do Xadrez em Criciúma (conseguimos uma medlha no JASC ano passado, tivemos o Mauricio Donato com vice-campeão estadual sub14 no Festival Catarinense da Criança, o Felipe sempre surpreendendo nos torneios - e neste não foi diferente - uma equipe de JASC esforçada para fazer um bom resultado e um grupo fazendo boas preparações em função do campeonato citadino aqui de Criciúma... além de uma série de premiações acumuladas do ano passado).
Este torneio foi marcado pela famosa "zebra"! Podem acreditar!!! Aos poucos os favoritos foram caindo um a um, dando espaço para o pessoal das categorias menores (Alexandre empatando com Leandro, Luis Carlos perdendo para o Igor que, convenhamos, esse garoto e o resto da equipe foram muito elogiados pelo nosso pessoal durante a nossa volta pra Criciuma, Evandro perdendo para o Mauricio, Tiago Empatando com o Felipe, Adriano vencendo o Fábio, Mauricio vencendo o Marcelo... e até onde eu lembro é isso). No final, tivemos 1 sub16 e 2 sub14 levando a premiação em dinheiro por terem ficado entre os 5 primeiros na classificação geral.
Enfrentamos um Alexandre de Matos, um tanto que, imbatível... como se fosse a primeira vez em que conhecemos ele. Apesar do pessoal ter arrancado dois empates contra ele, não foi o suficiente pra tirar esse cara da primeira colocação. Merecido, mais uma vez, parabéns aí parceiro!!!
No final das contas, uma bela "PROVA DE FOGO" para todo mundo. Quem não estava preparado, acabou caindo (e isso valeu pra todo mundo, independente de idade, sexo, religião... como diz um amigo meu: "perante ao mundo de caissa, somos todos iguais... até que um dos reis decline" hehehehehe). O melhor colocado da nossa equipe foi o Felipe, que foi o segundo colocado na geral e campeão na sub 16, logo após o Adriano que ficou em quarto colocado na geral e campeão na sub14, seguido pelo Mauricio que ficou em quinto colocado e vice-campeão na sub 14 (gurizada desbancando o pessoal do absoluto), o Tiago ficando em sexto colocado na geral e terceiro colocado no absoluto, o Karlus (eeeuuu) fiquei em oitavo colocado, o Eduardo em décimo colocado e em segundo na sub16 e o Evandro e o Fábio fizeram boas partidas, mas o que conta em um torneio é o ponto heheheh. Tivemos também a premiação por equipe de menores que, graças às boas colocações do Adriano, Mauricio, Felipe e também ao Eduardo que andou arrancando uns pontinhos do pessoal adulto, levamos o troféu por equipe.
O centro das atenções da nossa equipe se voltou para esses, agora não tão pequenos, garotos!!! Acredito que até agora, a melhor participação da nossa equipe de OLESC em torneios da LXVA. Campeões e vice-campeões sub14 e sub16, vice-campeão, quarto e quinto colocados na classificação geral, fecharam com chave de ouro a competição levando também o troféu de campeão por equipe de menores. Parabéns Mauricio, Adriano, Eduardo e Felipe!!! Entrei de coadjuvante nesta foto... o mérito é todo de voces rapazes!!! Valeu!!!
Bom, saímos bem já na primeira etapa (pena que eu não vou poder jogar a próxima... vou ter que arbitrar hehehe) e agora vamos nos preparar para a próxima rodada do citadino aqui em Criciuma que vai ser essa semana e para a próxima etapa do circuito que vai ser em Forquilhinha no dia 13/06 (domingo) no ginásio Ideal Esporte Clube. Espero por vocês lá amigos (maiores informações no www.xadrezvaleararangua.blogspot.com).
E não posso deixar de agradecer ao resto da equipe que sempre me motiva a buscar mais e mais pelo xadrez. Se estou fazendo um bom trabalho (reconheço que ainda não é o melhor, mas, podem acreditar, estou me dando ao máximo por essa causa) é porque tenho não só uma boa equipe, mas sim grandes pessoas como amigos em que posso contar. E agradeço a todos, todos os dias, por estar colhendo bons frutos. Não só campeões em conquistas, mas sim campeões pra vida toda. Valeu galera!!!!
Quanto à rodada do citadino desta semana:
Fechando a segunda rodada:
Tiago de Carvalho 00 x 01 Evandro José Bittencourt
Adriano Valga Topanotti 01 x 00 Fábio Germano Selinger
Marcos Vinicius Vieira 00 x 01 Falipe de carvalho Domingos
Eduardo Hobold Kammer 01 x 00 Karlus Valga Ricardo
João Luis Pessoa Ghislandi 00 x 01 Mauricio Fagundes Donato
Terceira rodada
Evandro José Bittencourt x Marcos Vinicius Vieira
Mauricio Fagundes Donato x Tiago de carvalho
Karlus Valga Ricardo x João Luis Pessoa Ghislandi
Fábio Germano Selinger x Eduardo Hobold Kammer
Felipe de Carvalho Domingos x Adriano Valga Topanotti
A classsificação após a segunda rodada:
Evandro José Bittencout - 2,0
Mauricio Fagundes Donato - 2,0
Tiago de Carvalho - 1,0
Karlus Valga Ricardo - 1,0
Fábio Germano Selinger - 1,0
Felipe de Carvalho Domingos - 1,0
Adriano Valga Topanotti - 1,0
Eduardo Hobold Kammer - 1,0
João Luis Pessoa Ghislandi - 0,0
Marcos Vinicius Vieira - 0,0
Bom é isso. Colocarei as fotos quando puder.
Até a vista!!!
quinta-feira, 27 de maio de 2010
I CAMPEONATO CITADINO ADCRI/FME CRICIUMA 2010!!! AGORA É A NOSSA VEZ!!! - 2ª Rodada.
Olá amigos!!! E um bom dia!!!
Ontem tivemos o adianamento de duas partidas da segunda rodada do citadino. Joguei de pretas contra o Eduardo Kammer (uma partida meio "louca" por assim dizer) e o felipe pretas venceu Marcos Vinícius Vieira. Com estes resultados, temos 7 jogadores com 1 ponto, sendo que 4 estão com 1 em 1 (Evandro, Tiago, Maurício e Fábio), 3 jogadores com 1 em 2 (eu, Felipe e Eduardo), 2 jogadores com 0 em 1 (João Luis e Adriano) e 1 jogador com 0 em 2 (Marcos Vinícius Vieira).
Colocarei o restante das informações assim que puder. No momento é isso.
Até a vista!!!
Ontem tivemos o adianamento de duas partidas da segunda rodada do citadino. Joguei de pretas contra o Eduardo Kammer (uma partida meio "louca" por assim dizer) e o felipe pretas venceu Marcos Vinícius Vieira. Com estes resultados, temos 7 jogadores com 1 ponto, sendo que 4 estão com 1 em 1 (Evandro, Tiago, Maurício e Fábio), 3 jogadores com 1 em 2 (eu, Felipe e Eduardo), 2 jogadores com 0 em 1 (João Luis e Adriano) e 1 jogador com 0 em 2 (Marcos Vinícius Vieira).
Colocarei o restante das informações assim que puder. No momento é isso.
Até a vista!!!
terça-feira, 25 de maio de 2010
I CAMPEONATO CITADINO ADCRI/FME CRICIUMA 2010!!! - RESULTADOS DA 1ª Rodada.
Olá amigos!!! E um bom dia!!!
Tivemos na noite de ontem a primeira rodada do citadino. Conseguimos fazer os 5 primeiros jogos sem nenhum problema e nenhuma intervenção externa (foi muito tranqüila a rodada, apesar dos jogos serem todos muito bem disputados).
Antes de postar os resultados da primeira rodada, vou falar um pouco dos participantes:
Tiago de Carvalho Domingos (FCX 1935). Até o momento, o jogador de rating mais alto da equipe. Jogador regular e, ao mesmo tempo, agressivo, Tiago vem de bons resultados (quase foi campeão geral do Circuito verão de Xadrez, fez 5 em 8 na primeira etapa do circuito catarinense de xadrez rápido de 2010 e um quarto lugar no Xarrasco em Braço do Norte), sendo assim, um dos favoritos ao título do citadino.
Evandro José Bittencourt (FCX 1910). Dono de um xadrez muito flexível, Evandro é considerado, até agora, o melhor jogador da equipe. Vem de bons resultados (terceiro lugar geral no circuito verão de xadrez rápido e 4,5 em 8 no rápido em São José) e é um jogador extremamente difícil de se criar uma preparação (obviamente, por causa da sua flexibilidade em saber como funcionam as aberturas).
Maurício Fagundes Donato (FCX 1881). Apesar de ser apenas um sub 14, Maurício está ganhando espaço com o seu estilo "feijão com arroz" de jogar. Apesar disso, vem de bons resultados (vice-campeão estadual sub 14 no Festival Catarinense da Criança, campeão da etapa municipal dos Jogos Escolares de Santa Catarina e vice-campeão na etapa micro-regional).
Felipe de Carvalho Domingos (FCX 1862). Considerado o jogador mais regular das equipes de OLESC e Joguinhos, Felipe vem desbancando muita gente do absoluto e até ganhando torneios em cima deles (Venceu a etapa do Rincão do Circuito de verão, foi o melhor colocado da equipe no rápido em São José e quinto colocado no Xarrasco em Braço do Norte). Outro jogador difícil de se criar uma preparação.
Fábio Germano Selinger (FCX 1854). Digamos que o Fábio, nestes último meses, foi o jogador que mais cresceu (tecnicamente falando). Jogador mais preparatório, Fábio é o que melhor consegue responder bem com o mínimo de tempo. Também vem de bons resultados (terceiro lugar no Xarrasco em Braço do Norte e 4,5 em 8 no Rápido em São José). Um jogador com uma boa preparação de início e bons conceitos posicionais.
Bom, estes são os cinco primeiros com melhor rating que estão paticipando do torneio citadino. Fiquem agora com os resultados da primeira rodada e, em um outro momento (estou saindo correndo pra dar aula hehehe) colocarei os demais jogadores e alguns comentários das rodadas.
I Campeonato Citadino ADCRI - Resultados da Primeira Rodada.
Tiago de Carvalho 01 x 00 Marcos Vinícius Vieira
Evandro Bittencourt 01 x 00 João Luis Pessoa Ghislandi
Maurício Fagundes Donato 01 x 00 Eduardo Hobold Kammer
Karlus Valga Ricardo 01 x 00 Adriano Valga Topanotti
Fábio Germano Selinger 01 x 00 Felipe de Carvalho Domingos
I Campeonato Citadino ADCRI - Segunda Rodada.
Marcos Vinicius Vieira x Felipe de Carvalho Domingos
Adriano Valga Topanotti x Fábio Germano Selinger
Eduardo Hobold Kammer x Karlus Valga Ricardo
João Luis Pessoa Ghislandi x Maurício Fagundes Donato
Tiago de Carvalho x Evandro Bittencourt
Bom, é isso. Assim que voltar da aula, completo as informações que faltam.
Até à vista!!!
Tivemos na noite de ontem a primeira rodada do citadino. Conseguimos fazer os 5 primeiros jogos sem nenhum problema e nenhuma intervenção externa (foi muito tranqüila a rodada, apesar dos jogos serem todos muito bem disputados).
Antes de postar os resultados da primeira rodada, vou falar um pouco dos participantes:
Tiago de Carvalho Domingos (FCX 1935). Até o momento, o jogador de rating mais alto da equipe. Jogador regular e, ao mesmo tempo, agressivo, Tiago vem de bons resultados (quase foi campeão geral do Circuito verão de Xadrez, fez 5 em 8 na primeira etapa do circuito catarinense de xadrez rápido de 2010 e um quarto lugar no Xarrasco em Braço do Norte), sendo assim, um dos favoritos ao título do citadino.
Evandro José Bittencourt (FCX 1910). Dono de um xadrez muito flexível, Evandro é considerado, até agora, o melhor jogador da equipe. Vem de bons resultados (terceiro lugar geral no circuito verão de xadrez rápido e 4,5 em 8 no rápido em São José) e é um jogador extremamente difícil de se criar uma preparação (obviamente, por causa da sua flexibilidade em saber como funcionam as aberturas).
Maurício Fagundes Donato (FCX 1881). Apesar de ser apenas um sub 14, Maurício está ganhando espaço com o seu estilo "feijão com arroz" de jogar. Apesar disso, vem de bons resultados (vice-campeão estadual sub 14 no Festival Catarinense da Criança, campeão da etapa municipal dos Jogos Escolares de Santa Catarina e vice-campeão na etapa micro-regional).
Felipe de Carvalho Domingos (FCX 1862). Considerado o jogador mais regular das equipes de OLESC e Joguinhos, Felipe vem desbancando muita gente do absoluto e até ganhando torneios em cima deles (Venceu a etapa do Rincão do Circuito de verão, foi o melhor colocado da equipe no rápido em São José e quinto colocado no Xarrasco em Braço do Norte). Outro jogador difícil de se criar uma preparação.
Fábio Germano Selinger (FCX 1854). Digamos que o Fábio, nestes último meses, foi o jogador que mais cresceu (tecnicamente falando). Jogador mais preparatório, Fábio é o que melhor consegue responder bem com o mínimo de tempo. Também vem de bons resultados (terceiro lugar no Xarrasco em Braço do Norte e 4,5 em 8 no Rápido em São José). Um jogador com uma boa preparação de início e bons conceitos posicionais.
Bom, estes são os cinco primeiros com melhor rating que estão paticipando do torneio citadino. Fiquem agora com os resultados da primeira rodada e, em um outro momento (estou saindo correndo pra dar aula hehehe) colocarei os demais jogadores e alguns comentários das rodadas.
I Campeonato Citadino ADCRI - Resultados da Primeira Rodada.
Tiago de Carvalho 01 x 00 Marcos Vinícius Vieira
Evandro Bittencourt 01 x 00 João Luis Pessoa Ghislandi
Maurício Fagundes Donato 01 x 00 Eduardo Hobold Kammer
Karlus Valga Ricardo 01 x 00 Adriano Valga Topanotti
Fábio Germano Selinger 01 x 00 Felipe de Carvalho Domingos
I Campeonato Citadino ADCRI - Segunda Rodada.
Marcos Vinicius Vieira x Felipe de Carvalho Domingos
Adriano Valga Topanotti x Fábio Germano Selinger
Eduardo Hobold Kammer x Karlus Valga Ricardo
João Luis Pessoa Ghislandi x Maurício Fagundes Donato
Tiago de Carvalho x Evandro Bittencourt
Bom, é isso. Assim que voltar da aula, completo as informações que faltam.
Até à vista!!!
domingo, 23 de maio de 2010
I CAMPEONATO CITADINO ADCRI/FME CRICIUMA 2010!!! AGORA É A NOSSA VEZ!!! - 1ª Rodada.
Olá amigos!!! E uma boa noite!!!
Bom, iniciaremos nesta segunda-feira o I Campeonato Citadino ADCRI/FME Criciúma de xadrez. Para que não sabe, um campeonato citadino tem como principal objetivo apontar o melhor jogador da cidade ou da equipe (que é o nosso caso).
Em um torneio citadino, são selecionados os 10 melhores jogadores da cidade (por rating, por votação ou por meio de um torneio de candidatos) e estes se enfrentam em um schuring (todos contra todos) de ida e volta, em um ritmo de 61 minutos nocaute (que será o tempo de reflexaõ do nosso citadino aqui em Criciúma). Um torneio bastante interessante, onde, além do torneio em sí, há também todo um clima de preparação e de informação em que os jogadores irão utilizar ao seu favor para arrancar o melhor possível de cada partida (além de preparar o grupo para competições importantes como OLESC, Joguinhos Abertos e JASC).
Bom, na verdade, estamos seguindo uma "moda" digamos assim. As equipe de Araranguá e Sombrio já colocaram em prática este evento e vem dando certo (o nível técnico está aumentando, interesse pelo xadrez em sí é maior e o espírito de competitividade (benéfica, é claro) entre os jogadores aparecendo (e com isso, diminuindo a chamada pressão psicológica). Em razão destes motivos, estamos também iniciando o nosso torneio citadino.
Regulamento do torneio citadino:
1º Campeonato Citadino ADCRI/FME Criciúma de Xadrez
1. Data: Maio a Dezembro
2. Local: E.M.E.B. Hercílio Amante.
3. Organização: ADCRI
4. Sistema de competição e ritmo de jogo: Round-robin em turno e returno; 61 KO
5. Das vagas:
Tem direito a participar os 4 jogadores que compõem a equipe dos JASC e os 6 jogadores que compõem a equipe de OLESC;
a) Em caso de desistência para a vaga, será selecionado 1 (um) jogador da equipe das categorias de baixo que possuir o maior rating;
a1) Caso não seja possível convocar nenhum substituto, o organizador se reserva no direito de convidar um jogador para completar a(s) vaga (s);
b) Caso não seja possível preencher todas as vagas dentro dos critérios de seleção expostos neste regulamento, a final será realizada com número reduzido de participantes.
6. Taxa de Inscrição: à definir.
7. Programação: Rodadas todas as segundas-feiras, ou, em caso de necessidade, os jogos poderão ser realizados em um outro dia, desde que seja feito em comum acordo entre o jogador e o seu respectivo adversário.
8. Premiação: A ser definida
9. Critérios de desempate: por ordem:
Sonnenborn-Berger;
número de vitórias;
número de vitórias com pretas.
a) Persistindo o empate entre os 02 primeiros colocados será realizado um match de 6 partidas no ritmo 61 K0
a1) Se o match terminar em empate, será realizada uma partida Armaggeddon, onde as brancas tem 6 minutos de reflexão e obrigação de vencer. As cores serão definidas por sorteio;
b) Se o empate entre os primeiros colocados envolver mais do que 02 participantes, será realizado um torneio de desempate round-robin em duplo turno, em ritmo de jogo rápido (30 minutos KO) e com os mesmos critérios de desempate do torneio absoluto;
b1) Se, no torneio de desempate, houver empate entre dois jogadores, será realizada uma partida Armaggeddon, onde as brancas tem 6 minutos de reflexão e obrigação de vencer. As cores serão definidas por sorteio;
b2) Se, no torneio de desempate, houver empate entre mais do que dois jogadores, o campeão será definido por sorteio;
12. Comitê de apelação: Será formado por todos os participantes presentes
a) Caso algum membro do comitê esteja envolvido no objeto da apelação, deverá ser substituído;
b) O comitê terá o prazo de 24 horas para dar seu veredicto.
14. Arbitragem: ?
15. Regras:
a) Os competidores devem efetuar o primeiro lance em até 01 hora após o início da rodada, sob pena de perder a partida por W.O;
b) A notação é obrigatória, logo após o próprio lance, conforme as regras oficias;
c) Todas as demais regras da FIDE/CBX.
E, em seguida a primeira rodada:
Tiago de Carvalho Domingos x Marcos Vinicius Vieira Antunes
Evandro José Bittencourt x João Luis Pessoa Ghislandi
Mauricio Fagundes Donato x Eduardo Hobold Kammer
Karlus Valga Ricardo x Adriano Valga Topanotti
Fábio Germano Selinger x Felipe de Carvalho Domingos
Bom, esta é a primeira rodada. Em breve estarei postando algumas informações para que o pessoal conheça melhor os jogadores.
Até a vista!!!
Bom, iniciaremos nesta segunda-feira o I Campeonato Citadino ADCRI/FME Criciúma de xadrez. Para que não sabe, um campeonato citadino tem como principal objetivo apontar o melhor jogador da cidade ou da equipe (que é o nosso caso).
Em um torneio citadino, são selecionados os 10 melhores jogadores da cidade (por rating, por votação ou por meio de um torneio de candidatos) e estes se enfrentam em um schuring (todos contra todos) de ida e volta, em um ritmo de 61 minutos nocaute (que será o tempo de reflexaõ do nosso citadino aqui em Criciúma). Um torneio bastante interessante, onde, além do torneio em sí, há também todo um clima de preparação e de informação em que os jogadores irão utilizar ao seu favor para arrancar o melhor possível de cada partida (além de preparar o grupo para competições importantes como OLESC, Joguinhos Abertos e JASC).
Bom, na verdade, estamos seguindo uma "moda" digamos assim. As equipe de Araranguá e Sombrio já colocaram em prática este evento e vem dando certo (o nível técnico está aumentando, interesse pelo xadrez em sí é maior e o espírito de competitividade (benéfica, é claro) entre os jogadores aparecendo (e com isso, diminuindo a chamada pressão psicológica). Em razão destes motivos, estamos também iniciando o nosso torneio citadino.
Regulamento do torneio citadino:
1º Campeonato Citadino ADCRI/FME Criciúma de Xadrez
1. Data: Maio a Dezembro
2. Local: E.M.E.B. Hercílio Amante.
3. Organização: ADCRI
4. Sistema de competição e ritmo de jogo: Round-robin em turno e returno; 61 KO
5. Das vagas:
Tem direito a participar os 4 jogadores que compõem a equipe dos JASC e os 6 jogadores que compõem a equipe de OLESC;
a) Em caso de desistência para a vaga, será selecionado 1 (um) jogador da equipe das categorias de baixo que possuir o maior rating;
a1) Caso não seja possível convocar nenhum substituto, o organizador se reserva no direito de convidar um jogador para completar a(s) vaga (s);
b) Caso não seja possível preencher todas as vagas dentro dos critérios de seleção expostos neste regulamento, a final será realizada com número reduzido de participantes.
6. Taxa de Inscrição: à definir.
7. Programação: Rodadas todas as segundas-feiras, ou, em caso de necessidade, os jogos poderão ser realizados em um outro dia, desde que seja feito em comum acordo entre o jogador e o seu respectivo adversário.
8. Premiação: A ser definida
9. Critérios de desempate: por ordem:
Sonnenborn-Berger;
número de vitórias;
número de vitórias com pretas.
a) Persistindo o empate entre os 02 primeiros colocados será realizado um match de 6 partidas no ritmo 61 K0
a1) Se o match terminar em empate, será realizada uma partida Armaggeddon, onde as brancas tem 6 minutos de reflexão e obrigação de vencer. As cores serão definidas por sorteio;
b) Se o empate entre os primeiros colocados envolver mais do que 02 participantes, será realizado um torneio de desempate round-robin em duplo turno, em ritmo de jogo rápido (30 minutos KO) e com os mesmos critérios de desempate do torneio absoluto;
b1) Se, no torneio de desempate, houver empate entre dois jogadores, será realizada uma partida Armaggeddon, onde as brancas tem 6 minutos de reflexão e obrigação de vencer. As cores serão definidas por sorteio;
b2) Se, no torneio de desempate, houver empate entre mais do que dois jogadores, o campeão será definido por sorteio;
12. Comitê de apelação: Será formado por todos os participantes presentes
a) Caso algum membro do comitê esteja envolvido no objeto da apelação, deverá ser substituído;
b) O comitê terá o prazo de 24 horas para dar seu veredicto.
14. Arbitragem: ?
15. Regras:
a) Os competidores devem efetuar o primeiro lance em até 01 hora após o início da rodada, sob pena de perder a partida por W.O;
b) A notação é obrigatória, logo após o próprio lance, conforme as regras oficias;
c) Todas as demais regras da FIDE/CBX.
E, em seguida a primeira rodada:
Tiago de Carvalho Domingos x Marcos Vinicius Vieira Antunes
Evandro José Bittencourt x João Luis Pessoa Ghislandi
Mauricio Fagundes Donato x Eduardo Hobold Kammer
Karlus Valga Ricardo x Adriano Valga Topanotti
Fábio Germano Selinger x Felipe de Carvalho Domingos
Bom, esta é a primeira rodada. Em breve estarei postando algumas informações para que o pessoal conheça melhor os jogadores.
Até a vista!!!
sábado, 22 de maio de 2010
JESC - Urussanga 2010 - Resultados Finais e Fotos!!! Agora Sim!!!
Meus cumprimentos à todos que participaram da modalidade de Xadrez!!! E gostaria de cumprimentar em especial à todos os professores das escolas. Que fique bem claro que, se temos um xadrez mais participativo é justamente pelos seus esforços, suas dedicações e a capacidade em superar todas as dificuldades para oferecer essa oportunidade aos seus alunos. Vocês são um exemplo para todos os alunos, para os futuros profissionais que virão e principalmente... para mim!!! Se eu tenho uma dedicação a mais para lutar contra o comodismo, é porque aprendi com vocês os mesmos bons exemplos em que vocês estão passando aos seus alunos. E minha obrigação é retribuir à voces à altura. (Ass. Karlus valga Ricardo - técnico de xadrez da equipe ADCRI/FME Criciúma).
Olá de novo amigos!!!
Bom, agora sim, estou com tempo e disposição de sobra para fazer uma postagem decente. Afinal, a competição em que fiz questão de acompanhar pessoalmente (do inicio ao fim... e até reunindo professores para discutir algumas melhorias para o próximo ano) nesta quinta e sexta passadas, devido ao nível técnico aumentando e a quantidade de equipes participando (além de ver escolas que antes não haviam participado pela modalidade), merece um comentário de qualidade e justo.
8 equipes no masculino e 6 equipes no feminino, num total de 21 jogos simultaneos a cada rodada. Dos 11 municipios da 21ª SDR, 10 participaram de, pelo menos, 1 (uma) edição dos JESC.
O problema é: por onde começar (hehehe)? Bom, acredito que, em relação à parte técnica, vem melhorando a cada ano (só para se ter uma idéia, a equipe da Escola José de Patta de Criciúma, no naipe feminino, ficou em ÚLTIMO LUGAR EM 2009... este ano, foi a CAMPEÃ, perdendo apenas 1(um) tabuleiro). Os professores estão buscando aperfeiçoamento e alternativas de aprimoramento dos seus alunos, os próprios alunos estão uns treinando aos outros (confirmem essa alternativa com o Guilherme cardoso da Escola Francisca Búrigo de Cocal do Sul ... esta campeão no masculino) e há mais escolas escolas tendo a persepção de COMO É FÁCIL TRAABALHAR O XADREZ (perguntem isso à professora Ieda da escola José do Patrocínio de Siderópolis, ao professor Dauro da escola Salete Scotti dos Santos de Içara - esta ficou em terceiro lugar no masculino - e ao professor José Carlos Ricardo da escola Vicente Guollo de Morro da Fumaça e eles lhe dirão algo à respeito hehehe)!!! Além do clima de amizade e companheirismo entre alunos e professores que existe com o andamento da rodada. Só acho que agora, os professores deveriam começar a condicionar os alunos de modo A BUSCAR SEMPRE O MELHOR LANCE a cada jogada que o fizer (uma dica é ver alguns vídeos do youtube, pois são didáticos e de uma comunicação visual muito boa para os alunos), assim os jogadores utilizarão melhor o tempo de reflexão e as partidas serão muito mais disputadas tecnicamente (sem falar que, os alunos irão adquirir uma melhora ainda maior nas chamadas capacidades mentais (desde os fatores cognitivos como lógica e raciocínio, até fatores psicológicos como iniciativa, coragem e até emoção).
Psicológico este, que pode se tornar um ator decisivo, mas difícil de ser trabalhado. Neste match (à esquerda, Jorge Biff de Siderópolis em segundo com 11 pontos e à direita, José de Patta em primeiro com 12 pontos na quarta rodada) equivaleu a técnica, a expêriencia ou o volume de treinos e de torneios? Que nada!!! Valeu a equipe que conseguiu ficar mais controlada por mais tempo (match tenso, muito disputado nos três tabuleiros e a pressão pelo título do torneio. Do meu ponto de vista, e baseado no que eu falei para as meninas no começo da rodada, equivaleu como fator diferencial a vontade de vencer, o nervosismo controlado por parte da equipe do José de Patta e, por último, a experiência). Resultado: José de Patta 2 (jogando de pretas no primeiro tabuleiro) e Jorge Biff 1. Agradeço a todas as meninas que participaram deste match por oferecer à competição, uma excelente prova de fogo, e que ambos os lados fizeram por merecer o título.
Bom, quanto à parte de organização e regulamentação (essa sim, foi um tanto "tensa" e que nos fez perder um pouco de energia para acertar algumas QUESTÕES QUE AINDA ESTAVAM PENDENTES, e que foram contornadas na medida do possível), tivemos uma melhora significativa, comparada aos anos anteriores, mas ainda assim algumas coisas precisam ser resolvidas... o que me levou a reunir os professores e discutir estas questões (discutimos estas questões, apresentamos sugestões e estas serão encaminhadas aos organizadores do evento e ficaremos no aguardo para que estas sejam solucionadas para o ano seguinte). O fato é que o regulamento, simplesmente, é o mesmo dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina (com as devidas modificações para, aparentemente, adequar à realidade dos jogos), mas ele não está totalmente apto à realidade dos JESC e, em função disto, discutimos o que deveria ser melhorado. E acredito que deverá melhorar, pois são soluções simples, mas que irão tornar o torneio mais "jogável" e sem "implicancias legais" para atrasar o andamento da competição.
Acredito que, como técnico da modalidade de Xadrez da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma e, consequentemente, a referencia da modalidade na região, é meu dever participar de forma ativa, oferecer apoio à todos os professores interessados e, se necessário, intervir de forma produtiva. Temos um enorme potencial na região que, só não foi explorado da devida forma ainda, em função da pouca infra-estrutura em que estes profissionais são submetidos. Assim como eles, também sou um profissional de educação física e, com isso, compreendo a atul situação e, sinceramente, não me conformo com algumas situações que ocorrem na atualidade.
Quanto ao fator sociabilidade, este a cada ano vem melhorando cada vez mais e é o principal fator que vem tornando o xadrez cada vez mais atrativo (a troca de "figurinhas" por parte não só dos professores mas também pelos alunos, o interesse do pessoal em aprender mais e a beleza do xadrez em sí que aprendemos a ver após algum tempo de prática hehehe). Sociabilidade esta que, faz com que informações sejam repassadas adiante, mais pessoas possam ter acesso a ela e mais pessoas interessadas pela modalidade.
Na foto, as equipes campeãs no feminino (José de Patta de Criciúma à esquerda, Jorge Biff de Siderópolis no centro e Quintino Rizzieri de Içara à direita). Nesta foto estão as melhores enxadristas da região e, graças à participação de vocês no JESC, o mndo (ou melhor, o pessoal que estiver vendo este blog hehehehe) irão conhecer vocês. Parabéns!!!
E, pra fechar, um fator que é muito importante não só para os JESC em sí, mas também para os próprios esforços dos alunos é a questão da CONTINUIDADE DOS TRABALHOS!!! Ou seja, seria interessante aproveitar este momento e oferecer mais oportunidades para os alunos praticarem mais o xadrez (reunião de alunos extra-classe, xadrez nas aulas de informática e até algo um pouco mais específico dentro da própria aula de educação física... seriam algumas das alternativas). O esforço, a dedicação e o próprio aprendizado serão lições importantes aos alunos (claro, estimular, não obrigar).
Na foto, as equipes campeãs no masculino. À esquerda a equipe da SATC de Criciúma (vice-campeã), no centro a escola Salete Scotti dos Santos de Içara (terceiro lugar) e à direita a escola Francisca Búrigo de Cocal do Sul (campeã). Parabéns à todos pela dedicação e superação. 2011 tem mais... até lá, temos tempo de nos preparar de novo.
Bom, quanto aos resultados, estão na postagem anterior, mas as fotos, colocarei aqui.
Professor Deivid entregando o troféu de vice-campeã para a capitã da equipe da Jorge Biff, a Daniele.
A equipe da Escola Quintino Rizzieri de Içara, terceiro lugar dos JESC 2010. Meninas que jogaram pela primeira vez o evento... e ganharam o troféu por merecimento. Parabéns meninas!!! E até o próximo JESC (ou até o próximo torneio)!!!
Aqui, a capitã da escola José de Patta, a Mariane, recebendo o troféu de campeão. Como o Michel não pode vir na sexta-feira, sobrou pra mim essa (heheheh).
A equipe da escola Jorge Biff. Vice-Campeã dos JESC 2010. Meninas que, fiquei impressionado com a evolução das mesmas (do período em que ocorreu os jogos em Siderópolis até hoje, elas melhoraram bastante, no meu ponto de vista) e o título passou muito perto. Gostei também, principalmente do auto controle de cada uma de vocês (a todo momento em que eu olhava para elas e, elas me respondiam com um simpático sorriso... um gesto digno, vindo de boas meninas... e se tivéssemos perdido o primeiro lugar para vocês, ficaria muito feliz). Uns parabéns também ao Deivid, que treinou muito bem as meninas e que continue com o bom trabalho. Nos vemos em breve!!!
E aqui, as meninas campeãs dos JESC em 2010. Detalhe: essa equipe foi a ÚLTIMA COLOCADA NO ANO PASSADO!!! Sorte? Ironia do destino? O nível técnico diminuiu? Não!!! Essa vitória só foi adquirida por um motivo: pelos esforços em que estas meninas fizeram DESDE O ANO PASSADO!!! Treinaram bastante, jogaram alguns torneios... enfim, se prepararam para este dia. E aí, a recompensa por tanto tempo se dedicando a uma causa em que elas acreditaram durante todo este tempo. Obrigado meninas pela oportunidade em que vocês me ofereceram pra fazer parte desta história. A conquista de vocês (não querendo desmerecer o trabalho das outras equipes) é iquestionável. Ah, só para lembrar: esta conquista foi inédita para Criciúma (jamais uma equipe feminina conseguiu este feito... vocês fizeram história hehehe). Parabéns meninas!!!
Na foto, um dos melhores professores da nossa região - Dauro Daré - premiando a sua equipe do Salete Scotti dos Santos de Içara, terceira colocada no masculino. Tive a honra de "discutir" amigavelmente é claro, com ele e outros professores, alguns pontos relacionados ao evento. Sempre que encontro com ele, sinceramente, aprendo algo novo. O Dauro tem uma experiencia na área da educação física de longa data e um espírito profissional (e pessoal) que serve de exemplo para todos os profissionais da área. Um abraço amigo!!! E espero vê-lo em breve!!!
Outro professor que também merece congratulações é o meu amigo Jairo Bressan. Todo mundo já falou absurdos dos trabalhos das escolas particulares (que o professor ganha hora-extra quando sai para eventos, que trabalha menos e ganha mais.... tuuuuudo mentira... coisa de quem nunca presenciou a realidade em que o nosso amigo convive), mas ele nem liga e se preocupa em fazer o seu trabalho da melhor maneira possivel. Infelismente não deu para a SATC ser campeã este ano. Bom, o vice pelo menos. Parabéns Jairo pelo esforço. até!!!
Bom, aqui a professora Ana, do Francisca Búrigo de Cocal do Sul, entregando o troféu de campeão à sua equipe. Nos conhecemos neste evento e, graças à oportunidade em que ela ofereceu aos seus alunos em representar a escola neste evento, vão poder representar toda a nossa região na próxima fase dos JESC em Araranguá. Parabéns professora, pelo trabalho e aos garotos, pelo esforço e pelo marco na história (título inédito para Cocal do Sul - e mais que merecido). Parabéns à todos!!!
E assim concluo as fotos e os comentários. Foi uma bela apresentação, onde os alunos foram as estrelas... e nós, apenas os expectadores deste show.
Até a vista!!!
Olá de novo amigos!!!
Bom, agora sim, estou com tempo e disposição de sobra para fazer uma postagem decente. Afinal, a competição em que fiz questão de acompanhar pessoalmente (do inicio ao fim... e até reunindo professores para discutir algumas melhorias para o próximo ano) nesta quinta e sexta passadas, devido ao nível técnico aumentando e a quantidade de equipes participando (além de ver escolas que antes não haviam participado pela modalidade), merece um comentário de qualidade e justo.
8 equipes no masculino e 6 equipes no feminino, num total de 21 jogos simultaneos a cada rodada. Dos 11 municipios da 21ª SDR, 10 participaram de, pelo menos, 1 (uma) edição dos JESC.
O problema é: por onde começar (hehehe)? Bom, acredito que, em relação à parte técnica, vem melhorando a cada ano (só para se ter uma idéia, a equipe da Escola José de Patta de Criciúma, no naipe feminino, ficou em ÚLTIMO LUGAR EM 2009... este ano, foi a CAMPEÃ, perdendo apenas 1(um) tabuleiro). Os professores estão buscando aperfeiçoamento e alternativas de aprimoramento dos seus alunos, os próprios alunos estão uns treinando aos outros (confirmem essa alternativa com o Guilherme cardoso da Escola Francisca Búrigo de Cocal do Sul ... esta campeão no masculino) e há mais escolas escolas tendo a persepção de COMO É FÁCIL TRAABALHAR O XADREZ (perguntem isso à professora Ieda da escola José do Patrocínio de Siderópolis, ao professor Dauro da escola Salete Scotti dos Santos de Içara - esta ficou em terceiro lugar no masculino - e ao professor José Carlos Ricardo da escola Vicente Guollo de Morro da Fumaça e eles lhe dirão algo à respeito hehehe)!!! Além do clima de amizade e companheirismo entre alunos e professores que existe com o andamento da rodada. Só acho que agora, os professores deveriam começar a condicionar os alunos de modo A BUSCAR SEMPRE O MELHOR LANCE a cada jogada que o fizer (uma dica é ver alguns vídeos do youtube, pois são didáticos e de uma comunicação visual muito boa para os alunos), assim os jogadores utilizarão melhor o tempo de reflexão e as partidas serão muito mais disputadas tecnicamente (sem falar que, os alunos irão adquirir uma melhora ainda maior nas chamadas capacidades mentais (desde os fatores cognitivos como lógica e raciocínio, até fatores psicológicos como iniciativa, coragem e até emoção).
Psicológico este, que pode se tornar um ator decisivo, mas difícil de ser trabalhado. Neste match (à esquerda, Jorge Biff de Siderópolis em segundo com 11 pontos e à direita, José de Patta em primeiro com 12 pontos na quarta rodada) equivaleu a técnica, a expêriencia ou o volume de treinos e de torneios? Que nada!!! Valeu a equipe que conseguiu ficar mais controlada por mais tempo (match tenso, muito disputado nos três tabuleiros e a pressão pelo título do torneio. Do meu ponto de vista, e baseado no que eu falei para as meninas no começo da rodada, equivaleu como fator diferencial a vontade de vencer, o nervosismo controlado por parte da equipe do José de Patta e, por último, a experiência). Resultado: José de Patta 2 (jogando de pretas no primeiro tabuleiro) e Jorge Biff 1. Agradeço a todas as meninas que participaram deste match por oferecer à competição, uma excelente prova de fogo, e que ambos os lados fizeram por merecer o título.
Bom, quanto à parte de organização e regulamentação (essa sim, foi um tanto "tensa" e que nos fez perder um pouco de energia para acertar algumas QUESTÕES QUE AINDA ESTAVAM PENDENTES, e que foram contornadas na medida do possível), tivemos uma melhora significativa, comparada aos anos anteriores, mas ainda assim algumas coisas precisam ser resolvidas... o que me levou a reunir os professores e discutir estas questões (discutimos estas questões, apresentamos sugestões e estas serão encaminhadas aos organizadores do evento e ficaremos no aguardo para que estas sejam solucionadas para o ano seguinte). O fato é que o regulamento, simplesmente, é o mesmo dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina (com as devidas modificações para, aparentemente, adequar à realidade dos jogos), mas ele não está totalmente apto à realidade dos JESC e, em função disto, discutimos o que deveria ser melhorado. E acredito que deverá melhorar, pois são soluções simples, mas que irão tornar o torneio mais "jogável" e sem "implicancias legais" para atrasar o andamento da competição.
Acredito que, como técnico da modalidade de Xadrez da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma e, consequentemente, a referencia da modalidade na região, é meu dever participar de forma ativa, oferecer apoio à todos os professores interessados e, se necessário, intervir de forma produtiva. Temos um enorme potencial na região que, só não foi explorado da devida forma ainda, em função da pouca infra-estrutura em que estes profissionais são submetidos. Assim como eles, também sou um profissional de educação física e, com isso, compreendo a atul situação e, sinceramente, não me conformo com algumas situações que ocorrem na atualidade.
Quanto ao fator sociabilidade, este a cada ano vem melhorando cada vez mais e é o principal fator que vem tornando o xadrez cada vez mais atrativo (a troca de "figurinhas" por parte não só dos professores mas também pelos alunos, o interesse do pessoal em aprender mais e a beleza do xadrez em sí que aprendemos a ver após algum tempo de prática hehehe). Sociabilidade esta que, faz com que informações sejam repassadas adiante, mais pessoas possam ter acesso a ela e mais pessoas interessadas pela modalidade.
Na foto, as equipes campeãs no feminino (José de Patta de Criciúma à esquerda, Jorge Biff de Siderópolis no centro e Quintino Rizzieri de Içara à direita). Nesta foto estão as melhores enxadristas da região e, graças à participação de vocês no JESC, o mndo (ou melhor, o pessoal que estiver vendo este blog hehehehe) irão conhecer vocês. Parabéns!!!
E, pra fechar, um fator que é muito importante não só para os JESC em sí, mas também para os próprios esforços dos alunos é a questão da CONTINUIDADE DOS TRABALHOS!!! Ou seja, seria interessante aproveitar este momento e oferecer mais oportunidades para os alunos praticarem mais o xadrez (reunião de alunos extra-classe, xadrez nas aulas de informática e até algo um pouco mais específico dentro da própria aula de educação física... seriam algumas das alternativas). O esforço, a dedicação e o próprio aprendizado serão lições importantes aos alunos (claro, estimular, não obrigar).
Na foto, as equipes campeãs no masculino. À esquerda a equipe da SATC de Criciúma (vice-campeã), no centro a escola Salete Scotti dos Santos de Içara (terceiro lugar) e à direita a escola Francisca Búrigo de Cocal do Sul (campeã). Parabéns à todos pela dedicação e superação. 2011 tem mais... até lá, temos tempo de nos preparar de novo.
Bom, quanto aos resultados, estão na postagem anterior, mas as fotos, colocarei aqui.
Professor Deivid entregando o troféu de vice-campeã para a capitã da equipe da Jorge Biff, a Daniele.
A equipe da Escola Quintino Rizzieri de Içara, terceiro lugar dos JESC 2010. Meninas que jogaram pela primeira vez o evento... e ganharam o troféu por merecimento. Parabéns meninas!!! E até o próximo JESC (ou até o próximo torneio)!!!
Aqui, a capitã da escola José de Patta, a Mariane, recebendo o troféu de campeão. Como o Michel não pode vir na sexta-feira, sobrou pra mim essa (heheheh).
A equipe da escola Jorge Biff. Vice-Campeã dos JESC 2010. Meninas que, fiquei impressionado com a evolução das mesmas (do período em que ocorreu os jogos em Siderópolis até hoje, elas melhoraram bastante, no meu ponto de vista) e o título passou muito perto. Gostei também, principalmente do auto controle de cada uma de vocês (a todo momento em que eu olhava para elas e, elas me respondiam com um simpático sorriso... um gesto digno, vindo de boas meninas... e se tivéssemos perdido o primeiro lugar para vocês, ficaria muito feliz). Uns parabéns também ao Deivid, que treinou muito bem as meninas e que continue com o bom trabalho. Nos vemos em breve!!!
E aqui, as meninas campeãs dos JESC em 2010. Detalhe: essa equipe foi a ÚLTIMA COLOCADA NO ANO PASSADO!!! Sorte? Ironia do destino? O nível técnico diminuiu? Não!!! Essa vitória só foi adquirida por um motivo: pelos esforços em que estas meninas fizeram DESDE O ANO PASSADO!!! Treinaram bastante, jogaram alguns torneios... enfim, se prepararam para este dia. E aí, a recompensa por tanto tempo se dedicando a uma causa em que elas acreditaram durante todo este tempo. Obrigado meninas pela oportunidade em que vocês me ofereceram pra fazer parte desta história. A conquista de vocês (não querendo desmerecer o trabalho das outras equipes) é iquestionável. Ah, só para lembrar: esta conquista foi inédita para Criciúma (jamais uma equipe feminina conseguiu este feito... vocês fizeram história hehehe). Parabéns meninas!!!
Na foto, um dos melhores professores da nossa região - Dauro Daré - premiando a sua equipe do Salete Scotti dos Santos de Içara, terceira colocada no masculino. Tive a honra de "discutir" amigavelmente é claro, com ele e outros professores, alguns pontos relacionados ao evento. Sempre que encontro com ele, sinceramente, aprendo algo novo. O Dauro tem uma experiencia na área da educação física de longa data e um espírito profissional (e pessoal) que serve de exemplo para todos os profissionais da área. Um abraço amigo!!! E espero vê-lo em breve!!!
Outro professor que também merece congratulações é o meu amigo Jairo Bressan. Todo mundo já falou absurdos dos trabalhos das escolas particulares (que o professor ganha hora-extra quando sai para eventos, que trabalha menos e ganha mais.... tuuuuudo mentira... coisa de quem nunca presenciou a realidade em que o nosso amigo convive), mas ele nem liga e se preocupa em fazer o seu trabalho da melhor maneira possivel. Infelismente não deu para a SATC ser campeã este ano. Bom, o vice pelo menos. Parabéns Jairo pelo esforço. até!!!
Bom, aqui a professora Ana, do Francisca Búrigo de Cocal do Sul, entregando o troféu de campeão à sua equipe. Nos conhecemos neste evento e, graças à oportunidade em que ela ofereceu aos seus alunos em representar a escola neste evento, vão poder representar toda a nossa região na próxima fase dos JESC em Araranguá. Parabéns professora, pelo trabalho e aos garotos, pelo esforço e pelo marco na história (título inédito para Cocal do Sul - e mais que merecido). Parabéns à todos!!!
E assim concluo as fotos e os comentários. Foi uma bela apresentação, onde os alunos foram as estrelas... e nós, apenas os expectadores deste show.
Até a vista!!!
sexta-feira, 21 de maio de 2010
JESC - Urussanga 2010 - Resultados Finais!!!
Olá amigos!!! E uma boa tarde!!!
Bom, após uma volta à Criciúma, com uma ajudinha do pessoal da SATC (agradeçendo desde já ao nosso amigo e companheiro Jairo Bressan por ter apertado "um pouquinho" o pessoal da SATC para caber eu e meu pai no carro dele heheheh), mas quase saindo de novo de casa (tenho treino com a equipe de OLESC e Joguinhos agora a noite), venho trazer os resultados da modalidade de xadrez masculino e feminino dos Jogos Escolares de Santa Catarina.
Tivemos a quarta e quinta rodadas pela manha, encerrando o feminino com a Escola José de Patta de Criciúma como a equipe campeã e a sexta e sétima rodadas do masculino à tarde... encerrando a competição e dando o título à Escola Francisca Búrigo de Cocal do Sul (feito inédito para ambos os municípios na modalidade). Estas irão vai representar a região da AMREC na fase regional dos jogos, que serão realizados na cidade de Araranguá... fiquem de olho!!!
Em segundo e terceiro lugares no feminino ficaram com as escolas Jorge Biff e Quintino Rizzieri e no masculino com as escolas SATC e Salete Scotti dos Santos.
Bom, até o momento fiquem com estas informações. Fiz uma postagem rápida pois tenho que sair agora, mas prometo, quando voltar, fazer uma postagem mais "adequada" aos acontecimentos.
Ah, e para o pessoal do I Campeonato Citadino da ADCRI/Criciúma, aí vai a primeira rodada (irá começar na próxima segunda):
Tiago de Carvalho x Marcos Vinícius Vieira Antunes
Evandro J. Bittencourt x João Luis Pessoa Ghislandi
Maurício Fagundes Donato x Eduardo Hobold Kammer
Karlus Valga Ricardo x Adriano Valga Topanotti
Fábio Germano Selinger x Felipe de Carvalho Domingos
Até a Vista!!!
Bom, após uma volta à Criciúma, com uma ajudinha do pessoal da SATC (agradeçendo desde já ao nosso amigo e companheiro Jairo Bressan por ter apertado "um pouquinho" o pessoal da SATC para caber eu e meu pai no carro dele heheheh), mas quase saindo de novo de casa (tenho treino com a equipe de OLESC e Joguinhos agora a noite), venho trazer os resultados da modalidade de xadrez masculino e feminino dos Jogos Escolares de Santa Catarina.
Tivemos a quarta e quinta rodadas pela manha, encerrando o feminino com a Escola José de Patta de Criciúma como a equipe campeã e a sexta e sétima rodadas do masculino à tarde... encerrando a competição e dando o título à Escola Francisca Búrigo de Cocal do Sul (feito inédito para ambos os municípios na modalidade). Estas irão vai representar a região da AMREC na fase regional dos jogos, que serão realizados na cidade de Araranguá... fiquem de olho!!!
Em segundo e terceiro lugares no feminino ficaram com as escolas Jorge Biff e Quintino Rizzieri e no masculino com as escolas SATC e Salete Scotti dos Santos.
Bom, até o momento fiquem com estas informações. Fiz uma postagem rápida pois tenho que sair agora, mas prometo, quando voltar, fazer uma postagem mais "adequada" aos acontecimentos.
Ah, e para o pessoal do I Campeonato Citadino da ADCRI/Criciúma, aí vai a primeira rodada (irá começar na próxima segunda):
Tiago de Carvalho x Marcos Vinícius Vieira Antunes
Evandro J. Bittencourt x João Luis Pessoa Ghislandi
Maurício Fagundes Donato x Eduardo Hobold Kammer
Karlus Valga Ricardo x Adriano Valga Topanotti
Fábio Germano Selinger x Felipe de Carvalho Domingos
Até a Vista!!!
quinta-feira, 20 de maio de 2010
JOGOS ESCOLARES DE SANTA CATARINA - FASE MICRO-REGIONAL EM URUSSANGA!!!
Olá amigos!!! E uma boa noite!!!
Amigos, companheiros, professores, alunos e à todos que estiverem lendo e acompanhando o blog. Dei uma parada na divulgação das informações, mas ainda estou na ativa, divulgando sempre que possível o que acontece na modalidade aqui em cricúma e região, e desta vez não foi diferente. Acabei de chegar de uma competição que, aqui na região, se tornou uma muito mais do que uma simples competição onde envolvem "confrontos diretos" entre escolas. Se tornou um período de encontros (sim, encontros, entre professores, alunos... enfim escolas!!!) onde a troca de experiencias vivenciadas neste encontro, as vezes se aprendem valores super importantes (como educação, disciplina, organização, flexibilidade moral, respeito... e a lista é vasta) que, nem sempre podem ser aprendidos dentro de uma sala de aula.
Mas, do que estou falando? Dos JESC (Jogos Escolares de Santa Catarina)!!! Jogos, sim, mas que oferecem oportunidades às escolas de mostrarem parte de seu trabalho, aos professores que não medem esforços em participar da melhor forma possível representando a escola e ao município e, principalmente, aos alunos que se dedicam o ano todo, só pra chegar neste dia e se dar ao máximo por uma boa causa (acreditem, há alunos hoje que se tornaram lecionadores profissionais em suas modalidades em virtude da própria participação dos jogos). Sem falar do prazer que eu tenho em ver novamente todas aquelas "figurinhas" carimbadas destes jogos (figurinhas estas que, lutam de verdade, reconhecem a importancia deste evento tanto para os alunos quanto para os professores) e também oferecer as boas vindas ao pessoal que participa pela primeira vez.
Bom, os JESC (pra quem não conhece), é uma espécie de "miniatura" dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Tem o mesmo sistema, as mesmas modalidades, mas com uma diferença: as equipes participantes são ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL, ESTADUAL E PARTICULAR DO MUNICÍPIO, e com idade de participação entre 12 a 14 anos. Eu estou acompanhando a Escola José de Patta de Criciuma no xadrez feminino (pra variar hehehe) e que foi campeã na fase municipal aqui em Criciúma (adquirindo assim a vaga na fase micro-regional que está sendo realizada na cidade de Urussanga). A cada ano que passa, sinto mais prazer em participar deste evento, por todos os motivos citados acima... e mais um caminhão deles (hehehe).
Quanto à modalidade de xadrez, tivemos uma participação de 6 escolas no feminino e 7 no masculino (número este que vem aumentando e qualidade sendo adquirida pelos alunos... e também, sendo passada adiante). Algumas vindo pela primeira vez, outras renovando a equipe, outras favoritas, mas todo o pessoal envolvido na modalidade em total clima de harmonia (o bom do xadrez é a praticidade em que se pode praticá-lo e o espírito de "que vença o melhor" sem constrangir o adversário sempre presente). Só para se ter uma idéia: a nossa micro-região que faz parte os 11 municípios da região carbonífera (Criciúma, Içara, Forquilhinha, Orleans, Nova Veneza, Treviso, Siderópolis, Morro da Fumaça, Lauro Müller, Cocal do Sul e Urussanga), 10 já participaram na modalidade desde a primeira edição dos JESC. Emquanto que a região de Braço do Norte possuem apenas 3 equipes em cada naipe e a região de Araranguá também apenas 3 equipes em cada naipe (estes números, na região carbonífera, existem graças ao trabalho do ex-técnico da FME de Criciúma, Fernando Barros, que ministrou cursos de aperfeiçoamento em alguns municípios da região, divulgando assim a modalidade não apenas em Criciuma).
Bom amigos, como a máquina digital não era minha (hehe) era do professor Michel da escola José de Patta, acabei que não passando as fotos para o meu notebook, então tive que colocar estas até o momento para o pessoal. Farei mais uma postagem do dia de amanhã mais completa. Até o momento fiquem com os meus comentários (grande coisa hehehe) e algumas fotos que retirei da máquina do professor José Carlos Ricardo (meeeeeeu paaaaaai) da Escola Vicente Guollo de Morro da Fumaça (estou colocando agora hehe).
Até amanhã amigos!!!
Fui!!!
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Torneio Aberto Escolar de Imbituba - ELAS ESTIVERAM LÁ!!!
Olá amigos! E uma boa noite!!!
Bom, estamos de volta de mais um final de semana "corrido" digamos assim. Torneios e mais torneios... e uma molecada crescendo e desbancando alguns marmanjos "de bagagem" no
xadrez. Digo isso porque estive em Imbituba neste sábado e presenciei algo que, me fez, além de ficar muito contente, refletir um pouco em relação ao nosso trabalho na modalidade aqui em Criciúma e região.
Kelvin foi campeão geral do torneio!!! Surpresa? Que nada!!! Relaxem, ó meus caros amigos enxadrístas de bengala (hehe) com essa gurizada que tá vindo aí... e vejam o que lhes acontece... mas não vão chorar depois hein!!! Pois é amigos!!! Ninguem se deu conta do Kelvin no torneio. Foi ganhando uma aqui, outra alí, conclusão: FEZ 5 EM 5 NO TORNEIO (ainda bem que eu nem joguei hahahahah)!!!
Mas não pensem que o torneio não teve um bom nível técnico. Esteve neste torneio o nosso parceiro, e professor do Kelvin, Lúcio Teixeira, que consegiu a quinta colocação do torneio (detalhe: Braço do Norte, comandado pelo nosso parceiro Lucio Teixeira e que trabalha com o xadrez de forma VOLUNTÁRIA no município, começou com a prática da modalidade há mais ou menos dois anos atrás).
Quanto à participação de nossa equipe: participamos apenas com a equipe feminina (achei que esta deveria ser uma boa oportunidade para elas, pois parte deste grupo de meninas vem treinando desde o ano passado e vem demonstrando um bom portencial). A equipe foi composta por: Mariani Sebastião, Letícia Geremias, Ivana Rosa, Ingridi Correa, Alice Sartor e Thamires Oliveira (eu resolví não jogar por ter trabalhado até altas horas da noite no dia anterior e também para dar uma atenção especial às meninas).
O resultado disso: conseguimos o primeiro lugar na classificação geral e na categoria sub16 do feminino com a Mariani (fazendo 3 em 5, com uma boa regularidade nas partidas e surpreendendo até jogadores do naipe masculino), o terceiro lugar na categoria sub 16 com a Ivana (que foi uma surpresa, pelo menos pra mim) e o terceiro na categoria sub12 com a Ingridi (umas molequinhas me surpreendendo... que bom!!! Hehehehe). Quanto à outras, jogaram muito bem, dentro de seus limites e do que foi aprendido nos treinos... apesar de ser o primeiro torneio de algumas, o fator psicologico pesa muito nessas horas, mas a experiencia adquirida neste, vai servir de melhora para o próximo. E depois, quem nunca tremeu em um primeiro torneio, que atire a primeira pedra contra a vidraça hehehehe.
Bom gente, estou indo dar aula agora, e só deu tempo de postar isso. Colocarei as fotos assim que eu voltar. No mais, gostaria de agradecer ao pessoal da Associação Imbitubense dos Amigos do xadrez (AIMAX) pela oportunidade e parabenizá-los pela iniciativa (problemas temos em todo o lugar, mas pessoas dispostas a resolvê-los não... então, aplaudo a atitude do Felipe Tavares, do Diego Silveira e da Maristela da Rosa (presidente da AIMAX, que faz um belo trabalho em pró do xadrez no municipio).
Bom, por enquanto é isso.
Até a vista!!!
Bom, estamos de volta de mais um final de semana "corrido" digamos assim. Torneios e mais torneios... e uma molecada crescendo e desbancando alguns marmanjos "de bagagem" no
xadrez. Digo isso porque estive em Imbituba neste sábado e presenciei algo que, me fez, além de ficar muito contente, refletir um pouco em relação ao nosso trabalho na modalidade aqui em Criciúma e região.
Kelvin foi campeão geral do torneio!!! Surpresa? Que nada!!! Relaxem, ó meus caros amigos enxadrístas de bengala (hehe) com essa gurizada que tá vindo aí... e vejam o que lhes acontece... mas não vão chorar depois hein!!! Pois é amigos!!! Ninguem se deu conta do Kelvin no torneio. Foi ganhando uma aqui, outra alí, conclusão: FEZ 5 EM 5 NO TORNEIO (ainda bem que eu nem joguei hahahahah)!!!
Mas não pensem que o torneio não teve um bom nível técnico. Esteve neste torneio o nosso parceiro, e professor do Kelvin, Lúcio Teixeira, que consegiu a quinta colocação do torneio (detalhe: Braço do Norte, comandado pelo nosso parceiro Lucio Teixeira e que trabalha com o xadrez de forma VOLUNTÁRIA no município, começou com a prática da modalidade há mais ou menos dois anos atrás).
Quanto à participação de nossa equipe: participamos apenas com a equipe feminina (achei que esta deveria ser uma boa oportunidade para elas, pois parte deste grupo de meninas vem treinando desde o ano passado e vem demonstrando um bom portencial). A equipe foi composta por: Mariani Sebastião, Letícia Geremias, Ivana Rosa, Ingridi Correa, Alice Sartor e Thamires Oliveira (eu resolví não jogar por ter trabalhado até altas horas da noite no dia anterior e também para dar uma atenção especial às meninas).
O resultado disso: conseguimos o primeiro lugar na classificação geral e na categoria sub16 do feminino com a Mariani (fazendo 3 em 5, com uma boa regularidade nas partidas e surpreendendo até jogadores do naipe masculino), o terceiro lugar na categoria sub 16 com a Ivana (que foi uma surpresa, pelo menos pra mim) e o terceiro na categoria sub12 com a Ingridi (umas molequinhas me surpreendendo... que bom!!! Hehehehe). Quanto à outras, jogaram muito bem, dentro de seus limites e do que foi aprendido nos treinos... apesar de ser o primeiro torneio de algumas, o fator psicologico pesa muito nessas horas, mas a experiencia adquirida neste, vai servir de melhora para o próximo. E depois, quem nunca tremeu em um primeiro torneio, que atire a primeira pedra contra a vidraça hehehehe.
Bom gente, estou indo dar aula agora, e só deu tempo de postar isso. Colocarei as fotos assim que eu voltar. No mais, gostaria de agradecer ao pessoal da Associação Imbitubense dos Amigos do xadrez (AIMAX) pela oportunidade e parabenizá-los pela iniciativa (problemas temos em todo o lugar, mas pessoas dispostas a resolvê-los não... então, aplaudo a atitude do Felipe Tavares, do Diego Silveira e da Maristela da Rosa (presidente da AIMAX, que faz um belo trabalho em pró do xadrez no municipio).
Bom, por enquanto é isso.
Até a vista!!!
segunda-feira, 19 de abril de 2010
1º Xarrasco de Braço do Norte!!! Depois desse... virão outros!!!
17 jogadores, 4 cidades, um churrasco e, pra variar, peças voando!!! Esse foi o 1º Xarrasco de Braço do Norte!!!
Olá amigos!!! E uma boa tarde!!!
Bom, após um bom descanso (pois a rotina não diferencia mocinho de bandido) estamos devolta (meio "lerdos" mas não parados hehehe). Tivemos neste sábado passado o 1º Xarrasco de Braço do Norte. Uma iniciativa do nosso amigo e parceiro Lúcio Teixeira, com o objetivo de melhorar tecnicamente o nível da modalidade aqui na região e oferecer um torneio pensado à mesma (pois estamos precisando... estamos cansados de jogar um torneio pensado e perdermos sempre no relógio com posição igual ou melhor contra jogadores cuja as equipes estão na modalidade a mais tempo).
Bom, o torneio teve inicio as 9:00 da manhã no salão dos fundos do "Bar do Brecha" (o nome parece estranho, mas o local e a comida estavam ótimos... ainda estou sonhando com aquela macarronada hehehe), com 17 participantes convidados das cidades de Criciúma, Araranguá, Braço do Norte e Imbituba. Estes, se enfrentaram em um sistema suíco em 5 rodadas, em um ritmo de 61 minutos nocaute. Jogamos duas rodadas pela manhã (com um ritmo de 30 minutos nocaute), paramos para o almoço ao meio dia e retornamos às 13:30 (com a barriga cheia e o sono batendo hehehe).
Dentre os jogadores, figuras conhecidas entre nós e destaques a nível estadual. Entre eles, estavam os Anfitriões Lúcio Teixeira e Kelvin Schmoeler (Kelvin foi campeão sub 14 no acumulado geral da divisão especial do Circuito Catarinense de Xadrez Rápido em 2009), o araranguaense Leandro Ubialli (campeão sub 12 no acumulado geral da divisão especial do Circuito Catarinense de Xadrez Rápido em 2009) acompanhado de seu pai, o também participante do evento, Luis Carlos Cardoso (um baita paizão... ah se eu tivesse um pai desse quando pequeno heheheh) e também do seu professor e jogador ilustre entre nós, Alexandre de Matos (que venceu mais um torneio aqui no sul... não tá dando só ele, mas tá quase).
Pela equipe de Imbituba, tivemos de enfrentar um bom grupo, principalmente o Diego Silveira que levou o segundo lugar, além do Fábio David que, se mostrou um bom jogador, mas, por alguns fatores externos (o Evandro acabou derrubando o relógio, sem querer é claro, contra ele... além do celular do Evandro ter tocado no momento do jogo, só que o Fábio acabou levando azar pelo fato de que não havíamos discutido sobre isso no congresso técnico) acabou que sentindo
isso no torneio. Por Imbituba, acabamos conhecendo também o Felipe Tavares (árbitro FCX e também Auxiliar CBX) que, assim como eu (que conseguí fazer apenas 2 em 5, graças a uma noite mal dormida) não teve muita sorte no torneio, mas acabamos torcando idéias relacionadas ao xadrez e até fui convidado a participar em um torneio aberto escolas no dia 08/05 (e faremos o possível para estar lá). Um carinha tremendo boa praça e que está fazendo um belo trabalho em
Imbituba.
Já a nossa equipe, tinhamos como destaques os irmãos de Carvalho (Felipe de Carvalho que foi o sexto melhor sub 16 no acumulado do circuito catarinense de xadrez rápido em 2009 e Tiago de carvalho, jogador de maior rating da equipe... sem falar que ele vem surpreendendo a equipe com uma melhora incrivel no seu jogo), Evandro José Bittencourt (o jogador mais forte da equipe, na minha opinião, e que vinha de bons resultados como o terceiro lugar no acumulado no circuito verão de xadrez rápido, o Jogos Abertos de Santa Catarina onde fez 4,5 em 7 e sempre ser um jogador difícil de ser vencido), Fábio Selinger (que veio melhorando após cada torneio e levou o terceiro colocado deste mais que merecido) e eu (hahaha) Karlus Valga (que vinha de um 5 em 7 dos JASC, sendo o primeiro medalhista Criciumense na competição (ooooohhhh... grande coisa), mas que deu uma regredida em função a vários fatores externos (é... preciso descansar... que nada, to ruim mesmo!!! Hahahahah)).
Bom, cada equipe com as suas "armas" e prontas para jogar. Claro que, não era nenhuma guerra, estávamos todos em casa, éramos todos guerreiros em pró de apenas uma causa: o xadrez (pelo menos, eu ví dessa forma). Mas ninguém iria se sentar na mesa, de frente para o outro jogador (por qualquer um que fosse) e não jogar para vencer (hehehe... amigos amigos, xadrez à parte). e não deu outra: partidas de nivel técnico apreciável, algumas zebras, alguns táticos desperdiçados, alguns sacrifícios "furados" (bah, nem me fala, Na próxima o Leandro dança hehehe!!! Brincadeira pequenino) e alguns "enrolols" (coisas de torneio). Mas, no geral, um belo torneio.
Bom, quanto ao nosso "diário de bordo" (???) digamos assim, saímos as 7:00 de Criciúma com toda a equipe (eu, o Evandro, o Fábio, o Tiago, o Felipe, o João Luis (popular "cebola") e o Eduardo). Umas "corneteadas aqui, outras piadas alí e a viagem seguindo (coitado do primo do Evandro!!! Esse sim foi corneteado, isso que ele nem joga xadrez hahahahaha). Fizemos uma viagem tranquila (de kombi, até que foi tranquila), encontramos o local dos jogos facilmente, tomamos um café reforçado (eu e o Evandro, além do Luis e o Leandro em uma padaria alí perto), e nos "misturamos" com o pessoal do torneo (coincidiu que, quando chegamos no local, em seguida, chegaram o pessoal de araranguá e Imbituba... parecia que tinha sido combinado hehe). Um sábado muito divertido, com certeza.
Quanto ao resultado final: o campeão do torneio foi o Alexandre de Matos que, com 5 em 5, mandou todos catarem os chinelos depois do tsunami (voltamos então à velha forma amigo? Hehehe, parabéns!!!). Em segundo, Diego Silveira de Imbituba com 3,5 em 5, fazendo um bom torneio (ví algumas de suas partidas, e realmente percebí que era um jogador forte) e em terceiro Fábio Selinger de criciúma (merecido) sendo o melhor colocado da equipe. Na categoria sub 18, tivemos o felipe de Carvalho em primeiro (e quinto colocado na classificação geral), o Kelvin Smoeler de braço do Norte em segundo e o Leandro Ubialli de Araranguá. Tivemos ainda o Tiago de Carvalho em quarto colocado, fechando assim a nossa participação no torneio (confiram mais em www.xadrezvaleararangua.blogspot.com e www.xadrezvalebracodonorte.blogspot.com).
Bom, é isso, o próximo torneio, está previsto para dia 08/05 em Imbituba, o chamado aberto escolar, fomos convidados pelo Felipe Tavares (técnico de xadrez da Associação Imbitubense dos Amigos do Xadrez - AIAMAX) e faremos o possível para honrar esse convite hehehehe.
Até a próxima pessoal!!!
Fui!!
Na foto, os dois jogadores de rating mais alto do torneio: Tiago de Carvalho (à esquerda) e Alexandre de Matos (à direita). Ambos brigando pelo primeiro lugar até a terceira rodada, até o Alexandre Vence o Tiago... e à todos que tentasse impedir o seu triunfo hehehe!!!
Bom, o torneio teve inicio as 9:00 da manhã no salão dos fundos do "Bar do Brecha" (o nome parece estranho, mas o local e a comida estavam ótimos... ainda estou sonhando com aquela macarronada hehehe), com 17 participantes convidados das cidades de Criciúma, Araranguá, Braço do Norte e Imbituba. Estes, se enfrentaram em um sistema suíco em 5 rodadas, em um ritmo de 61 minutos nocaute. Jogamos duas rodadas pela manhã (com um ritmo de 30 minutos nocaute), paramos para o almoço ao meio dia e retornamos às 13:30 (com a barriga cheia e o sono batendo hehehe).
Dentre os jogadores, figuras conhecidas entre nós e destaques a nível estadual. Entre eles, estavam os Anfitriões Lúcio Teixeira e Kelvin Schmoeler (Kelvin foi campeão sub 14 no acumulado geral da divisão especial do Circuito Catarinense de Xadrez Rápido em 2009), o araranguaense Leandro Ubialli (campeão sub 12 no acumulado geral da divisão especial do Circuito Catarinense de Xadrez Rápido em 2009) acompanhado de seu pai, o também participante do evento, Luis Carlos Cardoso (um baita paizão... ah se eu tivesse um pai desse quando pequeno heheheh) e também do seu professor e jogador ilustre entre nós, Alexandre de Matos (que venceu mais um torneio aqui no sul... não tá dando só ele, mas tá quase).
Leandro Ubialli e Felipe de Carvalho Domingos. Duas promessas do xadrez aqui do sul, sem falar na quantidade de garotos que também estão vindo aí!!!
Pela equipe de Imbituba, tivemos de enfrentar um bom grupo, principalmente o Diego Silveira que levou o segundo lugar, além do Fábio David que, se mostrou um bom jogador, mas, por alguns fatores externos (o Evandro acabou derrubando o relógio, sem querer é claro, contra ele... além do celular do Evandro ter tocado no momento do jogo, só que o Fábio acabou levando azar pelo fato de que não havíamos discutido sobre isso no congresso técnico) acabou que sentindo
isso no torneio. Por Imbituba, acabamos conhecendo também o Felipe Tavares (árbitro FCX e também Auxiliar CBX) que, assim como eu (que conseguí fazer apenas 2 em 5, graças a uma noite mal dormida) não teve muita sorte no torneio, mas acabamos torcando idéias relacionadas ao xadrez e até fui convidado a participar em um torneio aberto escolas no dia 08/05 (e faremos o possível para estar lá). Um carinha tremendo boa praça e que está fazendo um belo trabalho em
Imbituba.
Equipe de Criciúma: da esquerda para a direita - Evandro Bittencourt, João Luis Ghislandi (cebola), Felipe de Carvalho, Eduardo Kammer, Karlus Valga, Tiago de Carvalho e Fábio Selinger.
Já a nossa equipe, tinhamos como destaques os irmãos de Carvalho (Felipe de Carvalho que foi o sexto melhor sub 16 no acumulado do circuito catarinense de xadrez rápido em 2009 e Tiago de carvalho, jogador de maior rating da equipe... sem falar que ele vem surpreendendo a equipe com uma melhora incrivel no seu jogo), Evandro José Bittencourt (o jogador mais forte da equipe, na minha opinião, e que vinha de bons resultados como o terceiro lugar no acumulado no circuito verão de xadrez rápido, o Jogos Abertos de Santa Catarina onde fez 4,5 em 7 e sempre ser um jogador difícil de ser vencido), Fábio Selinger (que veio melhorando após cada torneio e levou o terceiro colocado deste mais que merecido) e eu (hahaha) Karlus Valga (que vinha de um 5 em 7 dos JASC, sendo o primeiro medalhista Criciumense na competição (ooooohhhh... grande coisa), mas que deu uma regredida em função a vários fatores externos (é... preciso descansar... que nada, to ruim mesmo!!! Hahahahah)).
Na foto, Fábio Selinger (à esquerda) e o seu Brecha (dono do estabelecimento onde foram realizados os jogos). Parabéns ao Fábio que foi o melhor colocado da equipe, e que vem evoluindo a cada torneio. Parabéns parceiro!!!
Bom, cada equipe com as suas "armas" e prontas para jogar. Claro que, não era nenhuma guerra, estávamos todos em casa, éramos todos guerreiros em pró de apenas uma causa: o xadrez (pelo menos, eu ví dessa forma). Mas ninguém iria se sentar na mesa, de frente para o outro jogador (por qualquer um que fosse) e não jogar para vencer (hehehe... amigos amigos, xadrez à parte). e não deu outra: partidas de nivel técnico apreciável, algumas zebras, alguns táticos desperdiçados, alguns sacrifícios "furados" (bah, nem me fala, Na próxima o Leandro dança hehehe!!! Brincadeira pequenino) e alguns "enrolols" (coisas de torneio). Mas, no geral, um belo torneio.
Tiago de Carvalho (à esquerda), sendo o quarto colocado da competição. É, parece que temos uma equipe bem encaminhada para o JASC. E que com certeza vai melhorar ainda mais durante o ano. Parabéns aí Tiago!!!
Bom, quanto ao nosso "diário de bordo" (???) digamos assim, saímos as 7:00 de Criciúma com toda a equipe (eu, o Evandro, o Fábio, o Tiago, o Felipe, o João Luis (popular "cebola") e o Eduardo). Umas "corneteadas aqui, outras piadas alí e a viagem seguindo (coitado do primo do Evandro!!! Esse sim foi corneteado, isso que ele nem joga xadrez hahahahaha). Fizemos uma viagem tranquila (de kombi, até que foi tranquila), encontramos o local dos jogos facilmente, tomamos um café reforçado (eu e o Evandro, além do Luis e o Leandro em uma padaria alí perto), e nos "misturamos" com o pessoal do torneo (coincidiu que, quando chegamos no local, em seguida, chegaram o pessoal de araranguá e Imbituba... parecia que tinha sido combinado hehe). Um sábado muito divertido, com certeza.
Quanto ao resultado final: o campeão do torneio foi o Alexandre de Matos que, com 5 em 5, mandou todos catarem os chinelos depois do tsunami (voltamos então à velha forma amigo? Hehehe, parabéns!!!). Em segundo, Diego Silveira de Imbituba com 3,5 em 5, fazendo um bom torneio (ví algumas de suas partidas, e realmente percebí que era um jogador forte) e em terceiro Fábio Selinger de criciúma (merecido) sendo o melhor colocado da equipe. Na categoria sub 18, tivemos o felipe de Carvalho em primeiro (e quinto colocado na classificação geral), o Kelvin Smoeler de braço do Norte em segundo e o Leandro Ubialli de Araranguá. Tivemos ainda o Tiago de Carvalho em quarto colocado, fechando assim a nossa participação no torneio (confiram mais em www.xadrezvaleararangua.blogspot.com e www.xadrezvalebracodonorte.blogspot.com).
Bom, é isso, o próximo torneio, está previsto para dia 08/05 em Imbituba, o chamado aberto escolar, fomos convidados pelo Felipe Tavares (técnico de xadrez da Associação Imbitubense dos Amigos do Xadrez - AIAMAX) e faremos o possível para honrar esse convite hehehehe.
Até a próxima pessoal!!!
Fui!!
Assinar:
Postagens (Atom)