domingo, 29 de março de 2009

Uma bela tarde... Um belo lugar... 33 participantes... e mais um maravilhoso torneio!!!


Equipe da ADCRI/FME Criciúma em Araranguá neste domingo. 6 atletas e 5 medalhas!!! Muito bom rapazes!!! Continuem assim!!!

Olá amigos!!! E uma boa noite!!!

Aaaahhhh, nem acredito!!! Minha primeira medalha em 2009. Demorou um pouco, mas conseguí levar uma dessa vez!!! Foram muitos torneios, muitas chances em conseguir... todas elas, pelo menos até hoje, batendo "na trave"!!!

Bom, um belo domingo para descansar, dar uma volta na praça e... jogar um torneio!!! Heheheh!!! E, para variar, a diversão já começa antes mesmo de pegar o ônibus de Criciúma para Araranguá (local do torneio onde jogamos neste domingo à tarde).

Como combinado, eu, o Fábio, o Tiago, o Adriano e o Maurício nos encontramos na rodoviária de Criciúma às 11:30. Rever os amigos, rir um pouco das piadinhas básicas e falar sobre o que mais gostamos (no caso, o xadrez) é sempre um grande prazer (talvez nunca me cansarei de fazer isso hehehehe). Quando fomos conferir o horário, vimos que só teria ônibus para Araranguá as 12:45... e o que fizemos... RIMOS!!! Hahahahahah!!! Pois achávamos que tinha ônibus ao meio dia.

Nada de pânico. Ficamos conversando até ao meio dia (o assunto não é difícil de deduzir), aproveitamos para almoçar na rodoviária mesmo e entramos tranqüilos no ônibus.

Chegando em Araranguá, nos juntamos ao pessoal da competição (mais uma turma da qual me alegro toda vez em que nos encontramos), cumprimentamos o pessoal, encontramos o Eduardo (mais um da equipe que foi direto para lá)... enfim... o pessoal alegre de sempre. Porém, algo diferente aconteceu, o que me fez ficar ainda mais alegre de estar participando deste evento. Enquanto estava mostrando a posição GANHA em que perdí para o Antônio Bambino para o Luis Carlos, me aparece ele... me dando uns tapinhas nas costas e dizendo: "Ih!!! Capivara (foi mais ou menos isso que ele falou)!!! Adivinha quem? Nada mais, nada menos que um dos meus professores e grande amigo, o senhor Maxtai Feliciano. Virei para trás e quase que eu caio da cadeira pois fazia um tempão que eu não o via... nem eu, nem o Fábio... Foi muito gratificante, ver o meu professor jogar novamente... mesmo estado fora do xadrez por um bom tempo.


Minhas humildes de sinceras homenagens a um de meus professores e o responsável por ser o enxadrista em que todos conhecem. Sem ele, provavelmente não estaria aqui hoje. Um abração mestre Max!!! Foi um imenso prazer revê-lo. Quem sabe da próxima vez a gente não se enfrenta heheheh!!!

Bom, o torneio foi um sucesso!!! 33 pessoas participando, entre eles amigos, conhecidos e desconhecidos, um bom nível e muitas trocas de experiências. Todas as partidas foram bem jogadas e, a cada dia mais, me impressiono com a quantidade e a qualidade dos jogadores. Isto é um sinal de que estamos no caminho certo. Nossa parceria entre Criciúma, Araranguá, Sombrio e demais cidades está cada vez mais forte!!! E, se depender de meus esforços, esta parceria irá trazer muitas alegrias para todos. Além de trazer mais pessoas interessadas na modalidade.

33 participantes!!! Uma tenda, várias mesinhas, um pessoal curioso de final de semana e um ar de tranquilidade deram uma cara diferente no evento. Adorei amigos!!!

Quanto ao desempenho da equipe, tivemos nossos dois pequeninos (só no tamanho) Adriano Valga Topanotti e Maurício Fagundes Donato ficando em segundo e terceiro colocados, respectivamente, na categoria sub 14, ficando o primeiro lugar ao Leandro Ubialli (bah, esse gurí ganha todas hehehehe.. parabéns baixinho).Maurício Fagundes Donato. Terceiro colocado na categoria sub 14. Uns pontinhos jogados fora mas, já estamos trabalhando nisso!!! Vamo lá cara!!! As paridas foram boas, um pouco mais de calma e conseguiria mais!!! Parabéns pela medalha!!!


Sabe, as vezes eu tenho que admitir... tenho orgulho de ter um primo desse!!! Hehehehe!!! Parabéns valguinha!!! Vamos melhorar alguns detalhes e estarão afiados para o próximo!!! Parabéns!!!


Bah!!! Sacanagem!!! Ow Leandro, vê se deixa a gente ganhar uma né!!! Hehehehe!!! Brincadeiras à parte. Parabéns de novo. Joguei com esse carinha e não é fácil ganhar desse talento!!! Continue assim Leandro!!! Enquanto estiver jogando assim, pode até ser que não consiga vencer, mas vai pelo menos merecer grandes vitórias. Valeu!!!

Conseguimos também a quarta colocação no sub 18 com o Eduardo Kammer que, por muito pouco, não consegue levar uma medalha pra casa. QUASE HEIN!!!

E, na geral, dobradinha tripla da equipe: Fábio Selinger ficou com o terceiro, Karlus Valga Ricardo (eeeuuuu) em segundo e o primeiro lugar ficou com o Tiago de Carvalho (merecido, depois de tantos vice-campeonatos heheheh... parabéns parceiro) fazendo um feito de 6 em 6 possíveis (caramba).

Bom gente, não se ofendam no caso de faltar algumas informações, mas o fato é que eu estava tão contente com o meu resultado que esqueci dos demais (o problema de jogar e cuidar de uma equipe no mesmo evento é esse... não tem folga), mas prometo colocar os demais dados assim que estes estiverem acessíveis.

É isso aí!!! Agradeço mais uma vez ao Alexandre por mais um torneio (apesar de que, este, ele não jogou) e a Márcia, coordenadora do evento, proporcionando mais uma oportunidade para o pessoal do xadrez, e a todos os participantes que fizeram boas partidas e adquiriram muita experiencia para os próximos.

Fiquem com a fotos do evento... no mais é isso aí!!! Até mais aimgos!!! Um Abraço!! Ah!!! Dia 25/04 - Torneio aberto da UNESC de Xadrez Rápido... ainda em fase de projetos, mas tem tudo para sair...


Karlus Valga Ricardo - ADCRI/FME Criciúma

quinta-feira, 26 de março de 2009

Oportunidades para o Máximo possível de pessoas... Essa é a verdadeira e mais justa, forma de competir...

Fase municipal dos Jogos Escolares de Santa Catarina em Morro da Fumaça. O município também está se preparando para a prática da modalidade e, pelo que ví, estão no caminho certo. Parabéns ao organizador do evento, o diretor técnico da Secretaria de Esportes e Turismo de Morro da Fumaça, o senhor Antônio Ary de Lucca.

Olá amigos!!! E uma boa noite!!!

Caramba!!! Nem acredito!!! O blog da equipe está fazendo aniversário de duas semanas!!! Heheheheh!!! Bom, para alguns parece uma mera piada, mas para mim, é uma grande satisfação em divulgar o quanto estamos sendo úteis em pró do xadrez (sem falar na quantidade do conteúdo em que, cada um deles, foi conquistado com grande esforço).

Hoje tivemos a fase municipal dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC) em Morro da Fumaça. E adivinha quem arbitrou o evento??? Sim!!! Fui eu!!! Um belo evento em que tive a honra de ver o resultado dos grandes esforços dos professores de educação física das redes municipal, estadual e particular de ensino, em termos de iniciação à prática do xadrez (até dei algumas aulas em uma das escolas, como mencionado há algumas postagens atrás). Só quem conhece a modalidade, conhece a dificuldade em expandí-la e sua aceitação na sociedade (embora todos dizem que é um maravilhoso jogo e tudo mais) sabe do que estou falando. O prazer de ver crianças dando os primeiros movimentos, as primeiras capturas ou os primeiros "xeque mate" não tem comparação. Isto é motivador à qualquer criança e qualquer aficcionado. E comigo não foi diferente.

Quanto aos resultados, tivemos quatro escolas no naipe masculino (E.M.E.B. Vicente Guollo, E.M.E.B. Olívio Recco, Colégio Interação e E.E.F.M. Vitório Búrigo) e três escolas no naipe feminino (E.M.E.B. Vicente Guollo, E.M.E.B. Olívio Recco e E.E.F.M. Princesa Isabel). Na classificação geral, no masculino, tivemos a escola Vitório Búrigo em primeiro lugar (esta será a representante de Morro da Fumaça na fase micro-regional do JESC), Vicente Guollo em segundo lugar e as escolas Olívio Recco e Colégio Interação com os terceiro e quarto lugares. No feminino tivemos a escola Princesa Isabel em primeiro lugar (representando Morro da Fumaça na fase micro-regional do JESC), Olívio Recco em segundo e Vicente Guollo em terceiro lugar.

Para muitos, mais um pequeno torneio, para outros, um grande passo. E é assim que se começa um grande resultado, pelos pequenos. Agradeço a oportunidade em fazer parte desse primeiro passo e espero que este grande passo venha seguido de outros tão firmes quanto esse.


Meninas da Vicente Guollo e da Olívio Recco, demonstrando gosto e vontade em adquirir conhecimento na modalidade.


O masculino também não ficou atrás. Muita motivação em representar a sua escola e aprender um pouco mais à respeito do xadrez.

Aos alunos, professores, organizadores e expectadores do evento, muito obrigado em me escolherem como árbitro e parabéns pelo torneio e seus resultados obtidos. Que continue esse maravilhoso trabalho!!! Valeu!!

Até a Vista!!!

quarta-feira, 25 de março de 2009

Um Rápido, porém não menos importante, Comentário.

Olá amigos!!! E um bom dia (que saco né!!! Eu sempre começo desse jeito heheheh)!!!


Bom, resolví postar agora pela manhã. O porquê disto?... Não sei, simplesmente, deu vontade... acredito que seja pela "sede" de informação e os bons resultados que viemos adquirindo. Sem falar nas oportunidades em que os profissionais de Educação Física estão abrindo para que eu pudesse expor minhas experiencias de forma produtiva para todos. Agradeço à todos por estas oportunidades.

Fiquei sabendo hoje pela manhã, por meio do técnico da equipe de Araranguá e um grande parceiro aqui no sul, Alexandre Matos, uma matéria do xadrez da Araranguá postada no site http://www.jornalsemcensura.com.br/ , pag. 15, e fiquei muito contente com a matéria publicada à respeito da participação da equipe de xadrez na segunda etapa do XI Circuito Catarinense de Xadrez Rápido, realizado na cidade de São José. Quem quiser conferir, basta acessar o link acima ou ver aqui mesmo no blog a matéria do dia 22. Mais uma vez, parabéns amigo (acho que o Alexandre já deve estar dizendo neste momento: "Bah que cara chato!!!!" Hehehehe).

Aproveitando o "gancho", gostaria de informar que Araranguá estará realizando um torneio neste domingo, onde terei grande prazer em participar (agora se eu irei participar, são outros "quinhentos".... hehe, brincadeira). Estão todos convidados e a inscrição é gratuíta.


Bom, é isso!!! Um torneio pessoal!!! E eu estarei lá!!! Quem quiser saber de mais informações: http://www.xadrezvaleararangua.blogspot.com/ .


Até mais pessoal, e fiquem com uma foto da equipe. Até mais!!!

Equipe de xadrez ADCRI/FME Criciúma no Festival Catarinense da Criança (FESCRI) em Concórdia. Antes de serem jogadores, são crianças e merecem serem tratadas como tal.




terça-feira, 24 de março de 2009

Xadrez: É possível fazer um pouco a mais pelos outros... ao invés de fechar os olhos e fingir que certas coisas não existem.

Projeto "Donos da Bola". Mais uma escola em Criciúma praticando xadrez!!! Mais crianças facinadas por este maravilhoso jogo.




Olá amigos!!! E boa noite!!!



Estou postando agora à noite porque tive MAIS um dia carregado!!! Muito trabalho a fazer, muitos amigos a apoiar e muitos eventos à se organizar (e faço tudo isso com muito prazer e satisfação). Tudo isso com o objetivo de melhorar a imagem do xadrez no município e, mais adiante porém não tão distante, na região.


Bom, obviamente os leitores querem saber o que irei postar hoje? Heheheh (como se eu tivesse muitos, mas agradeço à todos pela atenção desde já)!!! Eu não tinha idéia do que iria postar quando, no meio da aula de xadrez que dei hoje na escola Amaro João Batista (uma das escolas de primeiro ao quinto ano que leciono xadrez pelo projeto social da FME de Criciúma "Donos da Bola") tive a brilhante idéia de comentar à respeito deste projeto que, praticamente, me lançou à profissão de professor e técnico de xadrez (às vezes eu fico pensando... se não fosse este projeto, será que eu estaria nesta posição da qual estou hoje?).


Este projeto da FME em parceria com a empresa SC Holding, tem como objetivo fornecer aulas desportivas em horários extra classe, incluindo o xadrez. Um projeto que vem dando certo, oferecendo às escolas das comunidades carentes mais opções de lazer para as crianças desta comunidade. Trabalhei um bom tempo de estagiário neste projeto e digo isto baseado nas minhas próprias experiências dentro do mesmo (quem estiver interessado, ainda há vagas para estagiário, basta ser um acadêmico de Educação Física, se inscrever na FME, ter muita força de vontade e gosto pela profissão heheheh).



Escola Amaro João Batista (Bairro Nova Esperança). Primeiro dia de xadrez e começamos com a corda toda!!! Todas as terças-Feiras a partir das 13:30, estaremos com as aulas de xadrez para esses pinguinhos de gente hehehehe!!!

Este tipo de projeto, é uma boa oportunidade para os acadêmicos, pois estes com certeza irão adquirir muita experiência, o que irá facilitar à abertura de portas em um mercado de trabalho após se formar na faculdade (digo isso porque eu mesmo tinha colegas de faculdade que desistiram dos estágios por causa de empregos que nem eram da área da Educação Física mas melhores financeiramente... após se formarem, tinham pouca experiencia na área e, consequentemente, maiores dificuldades de conseguirem emprego em sua própria formação acadêmica), sem falar que este tipo de trabalho, ensina a qualquer ser humano (pelo menos para mim ensinou) uma lição de vida que será levada para a vida toda: a lição de "nunca desistir" e de "nunca se conformar com a má realidade, por mais que difícil ela seja para muitos".


Acreditem, levo esta lição até hoje e procuro passar adiante para todos a quem conheço. Cheguei aonde estou hoje em função disto. O xadrez me abriu portas e eu, através deste, procuro abrir as portas aos outros que não têm condições de melhores oportunidades. Assim... continuo a passar para frente tudo o que aprendi, pois, além de ser um profissional, tenho o dever de ser justo comigo e com os outros, poder dar uma chance ao mundo para que ele encontre um meio de melhorar e mostrar que é possível fazer um pouco a mais pelos outros... ao invés de fechar os olhos e fingir que certas coisas não existem.

Aqui vai mais um recado amigos!!! Uma boa noite!!!


Até mais!!!

Pequeninos, inocentes, serelepes mas muito entretidos com o xadrez!!! A bagunça de início é natural, mas nada que um bom "jogo de cintura" não dê um jeito.

Karlus Valga Ricardo - Técnico da equipe de xadrez ADCRI/FME Criciúma

domingo, 22 de março de 2009

Xadrez Criciumense: Constante Transformação

Mais de 230 participantes na etapa de São José. Com direito à participação de GM e tudo!!! Muito bom!!!

Olá amigos!!! E um Bom dia!!!

Bom, após uma boa noite de sono (mesmo que, parte dele tenha sido dentro de um ônibus hehehe), estamos prontos para recomeçar a atualização das informações de nossa equipe, que, modéstia parte, fez uma incrível participação na segunda etapa do XI Circuito Catarinense de Xadrez Rápido, realizado na cidade de São José. Lugar este que, enfrentamos umas 4 horas de viagem para chegarmos em tempo o suficiente para adiantarmos as inscrições, rever alguns amigos de outras partes do estado e, pra variar, bater uns "pings" enquanto o torneio não inicia.

Pois bem, saímos as 5 da manhã do Ginásio da FME e, em seguida, pegamos o restante da equipe na Vila Floresta, onde moram a maioria dos garotos das categorias menores (apesar da hora, a garotada se mostrou bem forte durante a viagem). No caminho, uma surpresa: ultrapassam o nosso micro-ônibus, a equipe da "Xadrez Vale" de Araranguá que, logicamente, estava com um transporte mais leve (sem ofensa é claro). Rimos muito da situação e rimos mais ainda quando o Alexandre (técnico da equipe de Araranguá) me envia uma mensagem para o meu celular dizendo: Essa coisa não anda mais rápido não? KKKKKKKKK!!! Foi uma situação muito divertida, digna das milhares de piadinhas vindas dos nossos garotos em seguida.

Bom, chegando em São José, encontramos o local facilmente, fizemos toda a parte de inscrição e tinhamos tempo de sobra para batermos os famosos pings antes do início do torneio. Nos juntamos ao pessoal de Araranguá e começamos a jogar até que, bem ao lado da nossa mesa, começou a juntar uma multidão grande. Quando fui lá ver, logo descobri o porquê disso. Adivinhem quem estavam batendo ping naquela mesa? Nada mais, nada menos que as três celebridades do evento: Os Mestres FIDE Charles Gauche e Ricardo Bedin França e o GRANDE MESTRE INTERNACIONAL Alexandr Fier (na foto abaixo), que participou do torneio com aquele jeitinho rizonho de sempre. Imaginem em quê o tabuleiro viraria com estes três "duelando". Só quem esteve lá para ver sabe do que eu estou falando.

O MF Ricardo Bedin França (à esquerda) e o GM Alexandr Fier batendo uma sessão de pings antes do torneio. Vendo tudo isto, o MF Charles Gauche, sentado ao lado do tabuleiro, junto aos outros expectadores.

O torneio teve um número recorde de participantes!!! 120 ou acima nas duas divisões, mais de 230 jogadores!!! Foi um máximo!!! A equipe organizadora teve que "rebolar" e muito, pra manter a organização do evento. Além de um belo local e uma boa estrutura física para os jogadores que, tiveram direito (pagando uma quantia a mais na inscrição) a um almoço e um café da tarde. Sem mencionar o fato de que o Clube de Xadrez de São José forneceu quase todo o material para a realização do torneio (o que não acontecia nas etapas anteriores, pois o jogadores devem levar relógio e jogo de peças) e uma bela vista da enseada que ficava a poucos metros do Centro de Atendimento à Terceira Idade (CATI), local este da competição. Em nome da equipe da ADCRI /FME Criciúma, parabéns aos organizadores do evento que, apesar dos problemas, tiveram a iniciativa de, além de realizarem um bom torneio, fizeram ainda algo a mais do que as outras etapas não faziam. Só acho que deveriam ter mais pessoas na organização do evento, uniformizadas devidamente, para que nós possamos distinguir os membros da organização dos demais e uma dedicação a mais na tentativa de prever certos problemas que ocorreram durante o evento, antes mesmo de realizá-lo.

Quanto à equipe, todos nós fizemos um belo torneio!!! No absoluto, o Tiago de Carvalho fazendo 5 em 8, depois eu (Karlus Valga Ricardo), o Fábio Selinger e o Evandro Bittencourt fazendo 5 em 8, o Emerson Figueira fazendo 3 em 8 e o Fabiano Pereira (nosso convidado) fazendo 4 em 8.

Nas categorias menores, algumas boas surpresas:

No sub 10, tivemos mais uma vez, João Vitor Vieira Antunes, só que desta vez o segundo lugar na sua categoria, na divisão especial;

No Sub 12 tivemos mais duas medalhas com os garotos Paulo Henrique Pessoa Ghislandi e Vinícius Valga Tpoanotti, ambos em primeiro e terceiro lugares na divisão especial;

No sub 14 tivemos a medalha de campeão da categoria com o nosso gigante (na altura e no seu xadrez em constante crescimento) Marcos Vinícius Vieira Antunes que também conseguiu ficar entre os dez primeiros na geral da divisão espcial;

E no sub 16 da divisão superior, conseguimos a medalha de terceiro lugar com o Felipe de Carvalho Domingos;

E é isso amigos!!! Fizemos uma bela participação!!! Todos os jogadores fizeram boas partidas, e isso conta mais que uma medalha. Tudo o que conseguimos até agora é fruto de um grande trabalho. Trabalho este em que o destino está nos retribuindo de forma justa. Então à todos que estão na luta pelo melhor do xadrez, que não desistam, pois também estive um dia em uma situação mais difícil em todos os aspéctos, mas mesmo assim, respondemos a estas dificuldades trabalhando duro em cada sessão de treino, em cada partida, em cada lance... enfim em cada minuto que investimos na prática do xadrez.

Parabéns à todos!!! Ao pessoal da equipe e também (nunca poderei esquecer) ao amigo e grande parceiro Alexandre Matos e aos nossos amigos da XADREZ VALE de Araranguá, que, apesar das grandes dificuldades, estão sempre dando o melhor de sí, independente de apoio local ou não. Estes sim, merecem muito mais estes "parabéns". Continuem firmes rapazes!!! A situação de vocês é difícil, mas pensem nos grandes momentos de alegria e descontração que aparecem todas as vezes em que nos encontramos, seja nos torneios seja em qualquer outro lugar. E acreditem... no futuro você irão olhar para trás e rirem de tudo o que passaram, sem falar em muitos outros momentos bacanas em que estarão nos esperando.

Obrigado amigos!!! Até a Próxima!!! Valeu!!! Ah!!! Confiram algumas fotos tiradas no evento!!!

Na foto, o GM Alexandr Fier, ao lado do nosso mascote Marco Antônio Pessoa Ghislandi e nosso parceiro Alexandre Matos. Esse nosso mascote!!! Não ganhou medalhas, mas pra ele o autógrafo e a foto com o Fier já valeu o torneio!!! É isso ái pequenino!!!

Marcos Vinícius Vieira Antunes, campeão na categoria sub 14 e ficou entre os dez primeiros colocados na classificação geral!!! Que isso hein!!! Foi merecido, afinal ele deixou ecapar a sua medalha empatando uma partida ganha em Imbituba. É isso aí carinha!!! Seu xadrez, assim como de todos os outros da equipe, está desenvolvendo muito bem!!! Continue assim!!! Parabéns!!!

E olha só quem também levou uma medalha!!! Meus pequenos "grandes garotos"!!! Da esquerda pra direita, Vinícius Valga Topanotti, Paulo Henrique Pessoa Ghislandi, João Vitor Vieira Antunes e Mateus dos Santos. Parabéns rapazes!!! Vocês mereceram!!! A gente se vê na terça hein!!! Heheheh!!! Valeu meninos!!!!

Ah!!! Eu não poderia deixar de mencionar a grande participação das meninas da Equipe de Araranguá, TAYRAN MATOS DA SILVA (segunda colocada no SUB-18 feminino e DAYANA DE MATOS (quarta colocada no feminino Absoluto da divisão Especial), Parabéns meninas!!! O feminino do sul também foi bem representado graças à vocês!!! Valeu!!!

quinta-feira, 19 de março de 2009

Xadrez: Uma expansão sem fronteiras!!!

Olá amigos!!! E boa noite!!!

Desculpem eu estar postando a esta hora (geralmente eu posto algo pela manhã), mas o fato é que eu acabei de chegar em casa, após um looooooongo dia.
Bom, pra começar, gostaria de parabenizar o professor de Educação Física da E.M.E.B. Vicente Guollo de Morro da Fumaça, o senhor José Carlos Ricardo, pela oportunidade e pela iniciativa em pró da prática do xadrez e,
graças à ele (meu pai, para quem não reparou ainda hehehe), sou o profissional que vocês conhecem.
Pois bem... começamos uma bela manhã, acordando às 06:30 para chegar à tempo na primeira aula que era com um sétimo ano. Alí, à pedido do professor de educação física (meu pai), lecionei as primeiras noções básicas do xadrez para a turma toda e, em seguida, para as outras QUATRO turmas no período da manhã. Terminado o período da manhã, mais CINCO turmas à tarde.Como fiz isso? Nem me perguntem!!!
Bom, a receptividade do xadrez na escola foi, de uma forma geral, muito boa. Os alunos "recuaram" um pouco no início, mas acabaram se entretendo com este fantástico jogo, vibrando a cada peça capturada, a cada elogio do professor e a cada movimento aprendido. A consequencia disto? Teremos, com certeza, mais um município à compartilhar conosco este mundo limitado às 64 casas, que também irá levar no futuro à outros que encherão seus olhares contentes das primeiras jogadas neste maravilhoso campo de batalha, onde não há armas e não há conflitos (a não ser... um conflito de idéias).

No final desta experiencia, como eu fiquei? Ih!!! Fora o cansaço de ter dado DEZ AULAS DE XADREZ EM UM SÓ DIA e depois DAR MAIS UMA SESSÃO DE TREINAMENTO PARA EQUIPE DA ADCRI/FME CRICIÚMA, foi uma bela experiência (fora o fato de que eu batí o meu recorde de aulas de xadrez em um só dia hehehe) e muito gratificante ver todos aqueles alunos se comovendo com as suas primeiras movidas de peças, as primeiras capturas... enfim... isso serviu tudo me serviu de estímulo para continuar a fazer o meu trabalho da melhor forma possível.
E este foi o meu dia pessoal, um tanto que "ocupado", mas, na medida do possível, contribuindo para uma melhor condição (e quem sabe mais uma oportunidade) à mais uma comunidade. Contribuição esta que, enquanto profissional de Educação Física, levarei para a vida toda.

Uma boa noite à todos!!! Até mais!!!

quarta-feira, 18 de março de 2009

Xadrez em Criciúma em constante crescimento

Olá amigos!!! E um bom dia!!!

Senhores, o xadrez de Criciúma agora irá contar com novos parceiros. Além da grande cotribuição Mútua entre a ADCRI/FME Criciúma e a Liga de Xadrez do Vale do Araraguá (LXVA), teremos em breve mais alguns núcleos de xadrez aqui em Criciúma. Teremos em breve a parceria com o LEO Clube de colégio CEDUP onde montaremos um grupo com os próprios alunos e interessados, teremos o núcleo do projeto "Multiplicando Talentos" onde os alunos, além da oficina de xadrez, poderão, por meio de uma taxa de inscrição, participar de outras oficinas como as oficinas de Mangá, Capoeira, Informática, entre outras... e, no bairro Santa Luzia, o Professor Dércio da escola Estadual "João Frassetto" está iniciando um trabalho relacionado à algumas modalidades de salão, incluindo o xadrez. É isso aí pessoal!!! É o xadrez tomando grandes dimensões em nosso município, estamos trabalhando intensamente para que tenhamos uma modalidade pelo menos, acessível, para todos os interessados... não só em Criciúma, mas também ampliar este acesso para outros municípios, como por exemplo,em Morro da Fumaça onde estarei amanhã pela manhã na escola Vicente Guollo fazendo um trabalho de iniciação à modalidade, à pedido do professor José Carlos Ricardo (sim amigos, pra quem o conhece, é o meu pai heheheh).

Eu acredito que, como representante de uma instituição de ponta, em que possui um potencial de recursos mais abrangente e com um nome reconhecido em toda a região, não podemos ter o comportamento de "únicos no universo"... é meu dever, como profissional de Educação Física, levar o acesso à todos que estiverem interessados e contribuir, na medida do possível, visando a melhora e mais uma opção em termos de oportunidade a quem fizer "juz" (???) da mesma.

Um abraço amigos, e agradeço à todos em que estão nos ajudando, seja treinando, jogando ou simplesmente, participando desta modalidade, temos um potencial enorme em nossa região... só precisamos continuar o que estamos fazendo...

Karlus Valga Ricardo - Técnico de xadrez da ADCRI/FME Criciúma

terça-feira, 17 de março de 2009

FESCRI - Festival Catarinense da Criança

Amigos, estamos publicando nossa participação neste evento.
Este foi realizado em Concórdia, neste último final de semana (13 a 15/03), com a participação de mais de 400 crianças nas categorias sub 08, sub 10, sub 12 e sub 14 nos naipes masculino e feminino. Nossa participação foi feita nas categorias:

Sub 10 com os "pequenos" atletas Marco Antônio Pessoa Ghislandi e João Vitor Vieira;

Sub 12 com os atletas Vinícius Valga Topanotti, Paulo Henrique Pessoa Ghislandi, Mateus dos Santos e Ruben Olivescki;

Sub 14 com os atletas Maurício Fagundes Donato, Adriano Valga Topanotti e Marcos Vinícius Vieira.

O evento contou com a participação de jogadores das cidades de Blumenal, Concórdia, Fraiburgo, São Bento do Sul, Criciúma, Lages, Joaçaba, Lacerdópolis e... acho que foi isso (hehe).
O que achei mais interessante no evento foi o sistema de disputa. Os jogadores disputavam entre sí dentro de suas respectivas categorias, ou seja, sub 10 só jogavam com sub 10, sub 12 com sub 12 e assim por diante... totalizando 8 torneios simultâneos, contanto com o feminino que também era separado do masculino. No final das contas, ainda conseguimos trazer para casa o quinto e o décimo colocado na categoria sub 14 com os garotos Valga Topanotti e com o Maurício Fagundes Donato, respectivamente.

Ah!!! Também tivemos a participação de Araranguá com o atleta Leandro Ubialli, que conseguiu o sétimo lugar na categoria sub 12. Parabéns Leandro e um muito obrigado aos seus pais, o Senhor Luis Carlos e a Senhora Eliane, que acompanharam todos os instantes o desempenho do filho (inclusive eu também estive observando ele e ví como se saiu bem na competição)!!! O sétimo lugar foi mais que merecido e mostrou à muitos que os esforços do pessoal do Vale do Araranguá (e os nossos também, porque não foi fácil chegar até aqui) um dia serão recompensados. Espero que continuem com esses esforços, pois iremos continuar com os nossos e ainda ajudaremos um ao outro, como estamos fazendo até agora.

Agora, estamos nos preparando pra dia 21/03 (sábado) em São José, local este que acontecerá a segunda etapa do XI Circuito Catarinense de Xadrez Rápido.

Bom, é isso... confiram as fotos do FESCRI, espero que gostem...
Até mais!!!

O blog da equipe de xadrez de Criciúma

Olá amigos!!! Criamos este blog com o objetivo de divulgar as atividades da equipe de xadrez da ADCRI/FME Criciúma e tudo o que está sendo feito no município e região relacionado com o xadrez. Espero que gostem!!!

Karlus Valga Ricardo - Técnico da equipe ADCRI/FME Criciúma de Xadrez