Equipe da ADCRI/FME Criciúma em Araranguá neste domingo. 6 atletas e 5 medalhas!!! Muito bom rapazes!!! Continuem assim!!!
domingo, 29 de março de 2009
Uma bela tarde... Um belo lugar... 33 participantes... e mais um maravilhoso torneio!!!
Equipe da ADCRI/FME Criciúma em Araranguá neste domingo. 6 atletas e 5 medalhas!!! Muito bom rapazes!!! Continuem assim!!!
quinta-feira, 26 de março de 2009
Oportunidades para o Máximo possível de pessoas... Essa é a verdadeira e mais justa, forma de competir...
Meninas da Vicente Guollo e da Olívio Recco, demonstrando gosto e vontade em adquirir conhecimento na modalidade.
Até a Vista!!!
quarta-feira, 25 de março de 2009
Um Rápido, porém não menos importante, Comentário.
terça-feira, 24 de março de 2009
Xadrez: É possível fazer um pouco a mais pelos outros... ao invés de fechar os olhos e fingir que certas coisas não existem.
Olá amigos!!! E boa noite!!!
Estou postando agora à noite porque tive MAIS um dia carregado!!! Muito trabalho a fazer, muitos amigos a apoiar e muitos eventos à se organizar (e faço tudo isso com muito prazer e satisfação). Tudo isso com o objetivo de melhorar a imagem do xadrez no município e, mais adiante porém não tão distante, na região.
Bom, obviamente os leitores querem saber o que irei postar hoje? Heheheh (como se eu tivesse muitos, mas agradeço à todos pela atenção desde já)!!! Eu não tinha idéia do que iria postar quando, no meio da aula de xadrez que dei hoje na escola Amaro João Batista (uma das escolas de primeiro ao quinto ano que leciono xadrez pelo projeto social da FME de Criciúma "Donos da Bola") tive a brilhante idéia de comentar à respeito deste projeto que, praticamente, me lançou à profissão de professor e técnico de xadrez (às vezes eu fico pensando... se não fosse este projeto, será que eu estaria nesta posição da qual estou hoje?).
Este projeto da FME em parceria com a empresa SC Holding, tem como objetivo fornecer aulas desportivas em horários extra classe, incluindo o xadrez. Um projeto que vem dando certo, oferecendo às escolas das comunidades carentes mais opções de lazer para as crianças desta comunidade. Trabalhei um bom tempo de estagiário neste projeto e digo isto baseado nas minhas próprias experiências dentro do mesmo (quem estiver interessado, ainda há vagas para estagiário, basta ser um acadêmico de Educação Física, se inscrever na FME, ter muita força de vontade e gosto pela profissão heheheh).
Este tipo de projeto, é uma boa oportunidade para os acadêmicos, pois estes com certeza irão adquirir muita experiência, o que irá facilitar à abertura de portas em um mercado de trabalho após se formar na faculdade (digo isso porque eu mesmo tinha colegas de faculdade que desistiram dos estágios por causa de empregos que nem eram da área da Educação Física mas melhores financeiramente... após se formarem, tinham pouca experiencia na área e, consequentemente, maiores dificuldades de conseguirem emprego em sua própria formação acadêmica), sem falar que este tipo de trabalho, ensina a qualquer ser humano (pelo menos para mim ensinou) uma lição de vida que será levada para a vida toda: a lição de "nunca desistir" e de "nunca se conformar com a má realidade, por mais que difícil ela seja para muitos".
Acreditem, levo esta lição até hoje e procuro passar adiante para todos a quem conheço. Cheguei aonde estou hoje em função disto. O xadrez me abriu portas e eu, através deste, procuro abrir as portas aos outros que não têm condições de melhores oportunidades. Assim... continuo a passar para frente tudo o que aprendi, pois, além de ser um profissional, tenho o dever de ser justo comigo e com os outros, poder dar uma chance ao mundo para que ele encontre um meio de melhorar e mostrar que é possível fazer um pouco a mais pelos outros... ao invés de fechar os olhos e fingir que certas coisas não existem.
Aqui vai mais um recado amigos!!! Uma boa noite!!!
Até mais!!!
Karlus Valga Ricardo - Técnico da equipe de xadrez ADCRI/FME Criciúma
domingo, 22 de março de 2009
Xadrez Criciumense: Constante Transformação
Marcos Vinícius Vieira Antunes, campeão na categoria sub 14 e ficou entre os dez primeiros colocados na classificação geral!!! Que isso hein!!! Foi merecido, afinal ele deixou ecapar a sua medalha empatando uma partida ganha em Imbituba. É isso aí carinha!!! Seu xadrez, assim como de todos os outros da equipe, está desenvolvendo muito bem!!! Continue assim!!! Parabéns!!!
E olha só quem também levou uma medalha!!! Meus pequenos "grandes garotos"!!! Da esquerda pra direita, Vinícius Valga Topanotti, Paulo Henrique Pessoa Ghislandi, João Vitor Vieira Antunes e Mateus dos Santos. Parabéns rapazes!!! Vocês mereceram!!! A gente se vê na terça hein!!! Heheheh!!! Valeu meninos!!!!
Ah!!! Eu não poderia deixar de mencionar a grande participação das meninas da Equipe de Araranguá, TAYRAN MATOS DA SILVA (segunda colocada no SUB-18 feminino e DAYANA DE MATOS (quarta colocada no feminino Absoluto da divisão Especial), Parabéns meninas!!! O feminino do sul também foi bem representado graças à vocês!!! Valeu!!!
quinta-feira, 19 de março de 2009
Xadrez: Uma expansão sem fronteiras!!!
Desculpem eu estar postando a esta hora (geralmente eu posto algo pela manhã), mas o fato é que eu acabei de chegar em casa, após um looooooongo dia.
Bom, pra começar, gostaria de parabenizar o professor de Educação Física da E.M.E.B. Vicente Guollo de Morro da Fumaça, o senhor José Carlos Ricardo, pela oportunidade e pela iniciativa em pró da prática do xadrez e,
graças à ele (meu pai, para quem não reparou ainda hehehe), sou o profissional que vocês conhecem.
Pois bem... começamos uma bela manhã, acordando às 06:30 para chegar à tempo na primeira aula que era com um sétimo ano. Alí, à pedido do professor de educação física (meu pai), lecionei as primeiras noções básicas do xadrez para a turma toda e, em seguida, para as outras QUATRO turmas no período da manhã. Terminado o período da manhã, mais CINCO turmas à tarde.Como fiz isso? Nem me perguntem!!!
Bom, a receptividade do xadrez na escola foi, de uma forma geral, muito boa. Os alunos "recuaram" um pouco no início, mas acabaram se entretendo com este fantástico jogo, vibrando a cada peça capturada, a cada elogio do professor e a cada movimento aprendido. A consequencia disto? Teremos, com certeza, mais um município à compartilhar conosco este mundo limitado às 64 casas, que também irá levar no futuro à outros que encherão seus olhares contentes das primeiras jogadas neste maravilhoso campo de batalha, onde não há armas e não há conflitos (a não ser... um conflito de idéias).
No final desta experiencia, como eu fiquei? Ih!!! Fora o cansaço de ter dado DEZ AULAS DE XADREZ EM UM SÓ DIA e depois DAR MAIS UMA SESSÃO DE TREINAMENTO PARA EQUIPE DA ADCRI/FME CRICIÚMA, foi uma bela experiência (fora o fato de que eu batí o meu recorde de aulas de xadrez em um só dia hehehe) e muito gratificante ver todos aqueles alunos se comovendo com as suas primeiras movidas de peças, as primeiras capturas... enfim... isso serviu tudo me serviu de estímulo para continuar a fazer o meu trabalho da melhor forma possível.
E este foi o meu dia pessoal, um tanto que "ocupado", mas, na medida do possível, contribuindo para uma melhor condição (e quem sabe mais uma oportunidade) à mais uma comunidade. Contribuição esta que, enquanto profissional de Educação Física, levarei para a vida toda.
Uma boa noite à todos!!! Até mais!!!
quarta-feira, 18 de março de 2009
Xadrez em Criciúma em constante crescimento
Senhores, o xadrez de Criciúma agora irá contar com novos parceiros. Além da grande cotribuição Mútua entre a ADCRI/FME Criciúma e a Liga de Xadrez do Vale do Araraguá (LXVA), teremos em breve mais alguns núcleos de xadrez aqui em Criciúma. Teremos em breve a parceria com o LEO Clube de colégio CEDUP onde montaremos um grupo com os próprios alunos e interessados, teremos o núcleo do projeto "Multiplicando Talentos" onde os alunos, além da oficina de xadrez, poderão, por meio de uma taxa de inscrição, participar de outras oficinas como as oficinas de Mangá, Capoeira, Informática, entre outras... e, no bairro Santa Luzia, o Professor Dércio da escola Estadual "João Frassetto" está iniciando um trabalho relacionado à algumas modalidades de salão, incluindo o xadrez. É isso aí pessoal!!! É o xadrez tomando grandes dimensões em nosso município, estamos trabalhando intensamente para que tenhamos uma modalidade pelo menos, acessível, para todos os interessados... não só em Criciúma, mas também ampliar este acesso para outros municípios, como por exemplo,em Morro da Fumaça onde estarei amanhã pela manhã na escola Vicente Guollo fazendo um trabalho de iniciação à modalidade, à pedido do professor José Carlos Ricardo (sim amigos, pra quem o conhece, é o meu pai heheheh).
Eu acredito que, como representante de uma instituição de ponta, em que possui um potencial de recursos mais abrangente e com um nome reconhecido em toda a região, não podemos ter o comportamento de "únicos no universo"... é meu dever, como profissional de Educação Física, levar o acesso à todos que estiverem interessados e contribuir, na medida do possível, visando a melhora e mais uma opção em termos de oportunidade a quem fizer "juz" (???) da mesma.
Um abraço amigos, e agradeço à todos em que estão nos ajudando, seja treinando, jogando ou simplesmente, participando desta modalidade, temos um potencial enorme em nossa região... só precisamos continuar o que estamos fazendo...
Karlus Valga Ricardo - Técnico de xadrez da ADCRI/FME Criciúma
terça-feira, 17 de março de 2009
FESCRI - Festival Catarinense da Criança
Este foi realizado em Concórdia, neste último final de semana (13 a 15/03), com a participação de mais de 400 crianças nas categorias sub 08, sub 10, sub 12 e sub 14 nos naipes masculino e feminino. Nossa participação foi feita nas categorias:
Sub 10 com os "pequenos" atletas Marco Antônio Pessoa Ghislandi e João Vitor Vieira;
Sub 12 com os atletas Vinícius Valga Topanotti, Paulo Henrique Pessoa Ghislandi, Mateus dos Santos e Ruben Olivescki;
Sub 14 com os atletas Maurício Fagundes Donato, Adriano Valga Topanotti e Marcos Vinícius Vieira.
O evento contou com a participação de jogadores das cidades de Blumenal, Concórdia, Fraiburgo, São Bento do Sul, Criciúma, Lages, Joaçaba, Lacerdópolis e... acho que foi isso (hehe).
O que achei mais interessante no evento foi o sistema de disputa. Os jogadores disputavam entre sí dentro de suas respectivas categorias, ou seja, sub 10 só jogavam com sub 10, sub 12 com sub 12 e assim por diante... totalizando 8 torneios simultâneos, contanto com o feminino que também era separado do masculino. No final das contas, ainda conseguimos trazer para casa o quinto e o décimo colocado na categoria sub 14 com os garotos Valga Topanotti e com o Maurício Fagundes Donato, respectivamente.
Ah!!! Também tivemos a participação de Araranguá com o atleta Leandro Ubialli, que conseguiu o sétimo lugar na categoria sub 12. Parabéns Leandro e um muito obrigado aos seus pais, o Senhor Luis Carlos e a Senhora Eliane, que acompanharam todos os instantes o desempenho do filho (inclusive eu também estive observando ele e ví como se saiu bem na competição)!!! O sétimo lugar foi mais que merecido e mostrou à muitos que os esforços do pessoal do Vale do Araranguá (e os nossos também, porque não foi fácil chegar até aqui) um dia serão recompensados. Espero que continuem com esses esforços, pois iremos continuar com os nossos e ainda ajudaremos um ao outro, como estamos fazendo até agora.
Agora, estamos nos preparando pra dia 21/03 (sábado) em São José, local este que acontecerá a segunda etapa do XI Circuito Catarinense de Xadrez Rápido.
Bom, é isso... confiram as fotos do FESCRI, espero que gostem...
Até mais!!!
O blog da equipe de xadrez de Criciúma
Karlus Valga Ricardo - Técnico da equipe ADCRI/FME Criciúma de Xadrez