domingo, 22 de março de 2009

Xadrez Criciumense: Constante Transformação

Mais de 230 participantes na etapa de São José. Com direito à participação de GM e tudo!!! Muito bom!!!

Olá amigos!!! E um Bom dia!!!

Bom, após uma boa noite de sono (mesmo que, parte dele tenha sido dentro de um ônibus hehehe), estamos prontos para recomeçar a atualização das informações de nossa equipe, que, modéstia parte, fez uma incrível participação na segunda etapa do XI Circuito Catarinense de Xadrez Rápido, realizado na cidade de São José. Lugar este que, enfrentamos umas 4 horas de viagem para chegarmos em tempo o suficiente para adiantarmos as inscrições, rever alguns amigos de outras partes do estado e, pra variar, bater uns "pings" enquanto o torneio não inicia.

Pois bem, saímos as 5 da manhã do Ginásio da FME e, em seguida, pegamos o restante da equipe na Vila Floresta, onde moram a maioria dos garotos das categorias menores (apesar da hora, a garotada se mostrou bem forte durante a viagem). No caminho, uma surpresa: ultrapassam o nosso micro-ônibus, a equipe da "Xadrez Vale" de Araranguá que, logicamente, estava com um transporte mais leve (sem ofensa é claro). Rimos muito da situação e rimos mais ainda quando o Alexandre (técnico da equipe de Araranguá) me envia uma mensagem para o meu celular dizendo: Essa coisa não anda mais rápido não? KKKKKKKKK!!! Foi uma situação muito divertida, digna das milhares de piadinhas vindas dos nossos garotos em seguida.

Bom, chegando em São José, encontramos o local facilmente, fizemos toda a parte de inscrição e tinhamos tempo de sobra para batermos os famosos pings antes do início do torneio. Nos juntamos ao pessoal de Araranguá e começamos a jogar até que, bem ao lado da nossa mesa, começou a juntar uma multidão grande. Quando fui lá ver, logo descobri o porquê disso. Adivinhem quem estavam batendo ping naquela mesa? Nada mais, nada menos que as três celebridades do evento: Os Mestres FIDE Charles Gauche e Ricardo Bedin França e o GRANDE MESTRE INTERNACIONAL Alexandr Fier (na foto abaixo), que participou do torneio com aquele jeitinho rizonho de sempre. Imaginem em quê o tabuleiro viraria com estes três "duelando". Só quem esteve lá para ver sabe do que eu estou falando.

O MF Ricardo Bedin França (à esquerda) e o GM Alexandr Fier batendo uma sessão de pings antes do torneio. Vendo tudo isto, o MF Charles Gauche, sentado ao lado do tabuleiro, junto aos outros expectadores.

O torneio teve um número recorde de participantes!!! 120 ou acima nas duas divisões, mais de 230 jogadores!!! Foi um máximo!!! A equipe organizadora teve que "rebolar" e muito, pra manter a organização do evento. Além de um belo local e uma boa estrutura física para os jogadores que, tiveram direito (pagando uma quantia a mais na inscrição) a um almoço e um café da tarde. Sem mencionar o fato de que o Clube de Xadrez de São José forneceu quase todo o material para a realização do torneio (o que não acontecia nas etapas anteriores, pois o jogadores devem levar relógio e jogo de peças) e uma bela vista da enseada que ficava a poucos metros do Centro de Atendimento à Terceira Idade (CATI), local este da competição. Em nome da equipe da ADCRI /FME Criciúma, parabéns aos organizadores do evento que, apesar dos problemas, tiveram a iniciativa de, além de realizarem um bom torneio, fizeram ainda algo a mais do que as outras etapas não faziam. Só acho que deveriam ter mais pessoas na organização do evento, uniformizadas devidamente, para que nós possamos distinguir os membros da organização dos demais e uma dedicação a mais na tentativa de prever certos problemas que ocorreram durante o evento, antes mesmo de realizá-lo.

Quanto à equipe, todos nós fizemos um belo torneio!!! No absoluto, o Tiago de Carvalho fazendo 5 em 8, depois eu (Karlus Valga Ricardo), o Fábio Selinger e o Evandro Bittencourt fazendo 5 em 8, o Emerson Figueira fazendo 3 em 8 e o Fabiano Pereira (nosso convidado) fazendo 4 em 8.

Nas categorias menores, algumas boas surpresas:

No sub 10, tivemos mais uma vez, João Vitor Vieira Antunes, só que desta vez o segundo lugar na sua categoria, na divisão especial;

No Sub 12 tivemos mais duas medalhas com os garotos Paulo Henrique Pessoa Ghislandi e Vinícius Valga Tpoanotti, ambos em primeiro e terceiro lugares na divisão especial;

No sub 14 tivemos a medalha de campeão da categoria com o nosso gigante (na altura e no seu xadrez em constante crescimento) Marcos Vinícius Vieira Antunes que também conseguiu ficar entre os dez primeiros na geral da divisão espcial;

E no sub 16 da divisão superior, conseguimos a medalha de terceiro lugar com o Felipe de Carvalho Domingos;

E é isso amigos!!! Fizemos uma bela participação!!! Todos os jogadores fizeram boas partidas, e isso conta mais que uma medalha. Tudo o que conseguimos até agora é fruto de um grande trabalho. Trabalho este em que o destino está nos retribuindo de forma justa. Então à todos que estão na luta pelo melhor do xadrez, que não desistam, pois também estive um dia em uma situação mais difícil em todos os aspéctos, mas mesmo assim, respondemos a estas dificuldades trabalhando duro em cada sessão de treino, em cada partida, em cada lance... enfim em cada minuto que investimos na prática do xadrez.

Parabéns à todos!!! Ao pessoal da equipe e também (nunca poderei esquecer) ao amigo e grande parceiro Alexandre Matos e aos nossos amigos da XADREZ VALE de Araranguá, que, apesar das grandes dificuldades, estão sempre dando o melhor de sí, independente de apoio local ou não. Estes sim, merecem muito mais estes "parabéns". Continuem firmes rapazes!!! A situação de vocês é difícil, mas pensem nos grandes momentos de alegria e descontração que aparecem todas as vezes em que nos encontramos, seja nos torneios seja em qualquer outro lugar. E acreditem... no futuro você irão olhar para trás e rirem de tudo o que passaram, sem falar em muitos outros momentos bacanas em que estarão nos esperando.

Obrigado amigos!!! Até a Próxima!!! Valeu!!! Ah!!! Confiram algumas fotos tiradas no evento!!!

Na foto, o GM Alexandr Fier, ao lado do nosso mascote Marco Antônio Pessoa Ghislandi e nosso parceiro Alexandre Matos. Esse nosso mascote!!! Não ganhou medalhas, mas pra ele o autógrafo e a foto com o Fier já valeu o torneio!!! É isso ái pequenino!!!

Marcos Vinícius Vieira Antunes, campeão na categoria sub 14 e ficou entre os dez primeiros colocados na classificação geral!!! Que isso hein!!! Foi merecido, afinal ele deixou ecapar a sua medalha empatando uma partida ganha em Imbituba. É isso aí carinha!!! Seu xadrez, assim como de todos os outros da equipe, está desenvolvendo muito bem!!! Continue assim!!! Parabéns!!!

E olha só quem também levou uma medalha!!! Meus pequenos "grandes garotos"!!! Da esquerda pra direita, Vinícius Valga Topanotti, Paulo Henrique Pessoa Ghislandi, João Vitor Vieira Antunes e Mateus dos Santos. Parabéns rapazes!!! Vocês mereceram!!! A gente se vê na terça hein!!! Heheheh!!! Valeu meninos!!!!

Ah!!! Eu não poderia deixar de mencionar a grande participação das meninas da Equipe de Araranguá, TAYRAN MATOS DA SILVA (segunda colocada no SUB-18 feminino e DAYANA DE MATOS (quarta colocada no feminino Absoluto da divisão Especial), Parabéns meninas!!! O feminino do sul também foi bem representado graças à vocês!!! Valeu!!!

Um comentário:

  1. Detalhe é que foi a primeira vez q fiz 5 pontos em um evento, acredito que os treinos e o estudo já estejam fazendo uma boa diferença, pois desde novembro do ano passado(qundo fomos ao JASC), venho treinando e estudando com afinco quase todos os dias!

    mas o mais interessante é ver a equipe inteira indo bem!

    congratulações a todos e até a próx

    ResponderExcluir